sexta-feira, 13 de julho de 2007

Porque diferenças na Tilaka?

Diferentes Tilakas verticais (Urdhva Pundra) Vaisnavas

Pergunta:

Porque a Tilaka é diferente nas diferentes Sampradayas, desde que todas as Sampradayas levam para Krsna.

Também, se os Gaudiya Vaisnavas são um ramo da Madhva Sampradaya, porque a Tilaka de Madhvacarya é diferente da de Gauranga ?

Jahnava Nitai Prabhu explica:

"A Tilaka é um símbolo externo de rendição a Krsna, ou a nosso objecto de adoração.

A forma e o material usados podem diferir de acordo com o processo de rendição seguido pela Sampradaya específica.

Na Sri Vaisnava Sampradaya a Tilaka é feita de um barro branco encontrado nos formigueiros.

As escrituras explicam que o barro da base de uma planta de Tulasi e o barro branco de um formigueiro são puros e apropriados para marcar Tilaka.

Os Sri Vaisnavas irão marcar duas linhas que representam os pés de Sri Narayana e no meio colocarão uma linha vermelha que representa Laksmi Devi.

A linha vermelha era originalmente feita de uma pedra vermelha também encontrada em formigueiros.

As formigas costumam fazer suas montanhas de formigueiro na base destas pedras vermelhas.

Quando passa-se esta pedra por água, forma-se uma tinta vermelha.

A categoria de Shakti é geralmente representada pelo vermelho tanto na linha Védica como na Tantrica.

Porque a Sampradaya Sri Vaisnava começa com Sri Laksmi Devi, e porque eles aproximam-se de Narayana somente através de Laksmi, a sua Tilaka reflete o seu processo de rendição.

A Tilaka de cada Sampradaya na verdade reflete o Siddhanta da Sampradaya.

Na Vallabha Sampradaya a Tilaka usada é geralmente uma simples linha vermelha vertical.

Esta linha representa Sri Yamuna Devi.

A forma de Krsna adorada na Vallabha Sampradaya é Sri Nathaji de Govardhana.

A consorte da colina de Govardhana é o rio Yamuna.

O seu processo de rendição vai através de Sri Yamuna Devi.
Na Madhva Sampradaya a Tilaka é feita de Gopichandana de Dwaraka.

Duas linhas verticais feitas de Gopichandana representam os pés do Senhor Krsna.

Gopichandana é feita através do barro de Dwarka juntamente com os restos dos cosméticos das Gopis que visitaram Krsna em Dwaraka.

Esta Tilaka é muito parecida com a da Gaudiya Sampradaya.

No meio destas duas é feita uma linha vertical preta com o carvão do Yajna Kunda.

Nesta Sampradaya, o processo de rendição involve Nitya Homa, ou Agni Hotra diário.

Os restos do carvão do Yajna são usados diariamente para a Tilaka.

Debaixo da linha preta, um ponto vermelho ou amarelo é colocada para indicar Laksmi ou Radha.

Aqueles que não executam sacrificio diário usam simplesmente Gopichandana.

Na Gaudiya Sampradaya a Tilaka geralmente é feita de Gopichandana.

Algumas linhas preferem usar o barro de Vrndavana.

Alguns usam o auspicioso barro do Radha Kunda.

A Tilaka principal é identica da Madhva Sampradaya.

A diferença surge no ênfase ao Nama Sankirtana, ou cantar dos Santos Nomes.

Na linha de Sri Caitanya, Nama Sankirtana é o Yajna executado em Kali Yuga, e não o Agni Hotra diário da Madhva Sampradaya.

Assim, a linha preta não se aplica na Gaudiya Sampradaya.
A segunda diferença esta no processo de aproximação do Senhor.

Na linha Gaudiya não nos aproximamos directamente de Srimati Radharani, mas indirectamente através de uma serva ou um servo. Para indicar isto, o ponto vermelho é substituido por uma folha de Tulasi oferecida à base dos pés do Senhor.

Somente com a misericórdia de Tulasi Devi podemos desenvolver devoção pura a Sri Sri Radha Krsna."

Nas diferentes linhas Gaudiya Vaisnava ortodoxas diferentes Tilaka Svarupa são utilizadas.

Os seguidores de Nityananda Prabhu usam uma folha triangular de bamboo ou uma folha de neem como Tilaka, os seguidores de Advaita Prabhu usam uma folha de baniano em forma de coração, os seguidores de Narottama Das Thakur uma folha de campaka ou uma Tulasi muito fina, os seguidores de Gadadhara Pandit usam uma tilaka sem folhas, os seguidores de Syamananda Pandita imprimem o bracelete de Radha com um ponto no meio.

Jahnava Nitai Prabhu continua:

"Nas escrituras existem poucas descrições do procedimento de aplicar Tilaka.

Por exemplo, é mencionado que a Tilaka deve ser Urdhva Pundra (Vertical), o corpo deve ser marcado em doze partes, etc.

Mas estas instrucções são muito gerais e deixam muitos detalhes para os Acaryas.

Mesmo sobre um só ponto, como a localização da Tilaka, uns podem interpretar que o ombro começa no braço, enquanto outros interpretam que começa perto do pescoço. Este é o caso de duas vertentes na Sri Sampradaya.

O verdadeiro desenho da Tilaka será manifesto através de revelação divina ou através de estudo científico.

Um exemplo de revelação divina na Gaudiya Sampradaya foi Sri Syamananda.

Radharani revelou uma parte do Seu bracelete quebrado para Sri Syamananda, o qual usou para aplicar Tilaka na sua testa.

Como resultado, seus seguidores aplicam um desenho exclusivo das outras vertentes Gaudiya Vaisnavas.

Noutros casos, um Acarya poderá cientificamente analisar o Siddhanta da Sampradaya e comparar com a compatibilidade da Tilaka que é usada.

Este é o caso de duas vertentes da Sri Vaisnava Sampradaya, que devido a diferença de opinião em relação ao processo de rendição, duas Tilakas distintas surgiram.

Em qualquer dos casos, o propósito último da Tilaka é santificar e fazer do corpo um Templo do Senhor.

As escrituras não especificam detalhadamente como isto deve ser feito, e portanto cabe aos Acaryas cristalizarem o procedimento aderindo as prescrições muito gerais nas escrituras."

Vosso servo
Prahladesh Dasa