terça-feira, 26 de junho de 2007

A Meta Última

Texto enviado por Pariksit Prabhu

SERVIÇO DEVOCIONAL A KRSNA, A META ÚLTIMA DA VIDA

TRADUÇÃO
“Ao livrar-se inteiramente do conceito corpóreo de vida, Maharaja Prthu percebeu o Senhor Krsna sentado no coração de todos como o Paramatma. Sendo assim capaz de receber todas as instruções dEle, abandonou todas as outras práticas de yoga e jñana. Não estava sequer interessado na perfeição dos sistemas de yoga e jñana, pois compreendeu plenamente que o serviço devocional a Krsna é a meta última da vida e que, a menos que os yogis e os jñanis fiquem atraídos por krsna-katha (narrações sobre Krsna), suas ilusões concernentes à existência não poderão jamais ser dissipadas.”

SIGNIFICADO
Enquanto alguém esteja demasiadamente absorto o conceito corpóreo de vida, ele se interessa por muitos diferentes processos de auto-realização, tais como o sistema de yoga mística ou o sistema que utiliza os métodos especulativos empíricos. Entretanto, quem entende que a meta última da vida é aproximar-se de Krsna, percebe Krsna dentro do coração de todos e, portanto, ajuda a todos que estejam interessados em consciência de Krsna. Na verdade, a perfeição de nossa vida depende de nossa inclinação por ouvir sobre Krsna. Por isso, menciona-se neste verso: yavad gadagraja-karthasu ratim na kyryat. Sem se interessar por Krsna, por Seus passatempos e atividades, não há possibilidade de liberação por meio da prática de yoga ou de conhecimento especulativo.
Tendo alcançado a fase de devoção, Maharaja Prthu perdeu interesse pelas práticas de jñana e yoga e abandonou-as. Esta é a fase de vida devocional pura, descrita por Rupa Gosvami:
anyabhilasita-sunyam
jñana-karmady-anavrtam
anukulyena krsnanu-
silanam bhaktir uttama

Verdadeiro jñana significa entender que a entidade viva é serva eterna do Senhor.


Este conhecimento alcança-se após muitos e muitos nascimentos, como se confirma no Bhagavad-gita (7.19): bahunam janmanam ante jñanavan mam prapadyate. Na fase de vida paramahamsa, compreende-se plenamente que Krsna é tudo: vasudevah sarvam iti as mahatma sudurlabhah. Quem compreende plenamente que Krsna é tudo e que a consciência de Krsna é a perfeição máxima da vida, torna-se um paramahamsa, ou mahatma. É muito raro encontrar semelhante mahatma ou paramahamsa. O paramahamsa, ou devoto puro, jamais se sente atraído por hatha-yoga ou por conhecimento especulativo. Ele está simplesmente interessado no imaculado serviço devocional ao Senhor. Às vezes, uma pessoa anteriormente viciada na prática desses processos tenta executar serviço devocional e as práticas de jñana e yoga ao mesmo tempo, mas, tão logo chegue à fase imaculada de serviço devocional, é capaz de abandonar todos os demais métodos de auto-realização. Em outras palavras, quando alguém compreende firmemente que Krsna é a meta suprema, já não sente atração pela prática de yoga mística ou pelos métodos de conhecimento especulativo e empírico.

Significados dados por Sua Divina Graça, A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.


Vosso servo
Prahladesh Dasa