No "Sri Harinama Cintamani", Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakur descreve o Rasika Bhakta:
"Uma alma virtuosa que está completamente separada da vida material.
Alguém que canta o Santo Nome com Bhava."
No Capítulo Dezesseis do livro "O Néctar da Devoção", Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada adverte-nos do perigo de abruptamente aceitarmos artificialmente as Lilas elevadas do Senhor Supremo.
Aconselha-se a leitura completa do Capítulo.
A seguir, algumas passagens do mesmo:
"Devemos lembrar sempre, entretanto, que tal desejo intenso de seguir os passos dos habitantes de Vraja (Vrndavana) não é possível a menos que se esteja livre da contaminação material.
Enquanto se segue os princípios regulativos do serviço devocional, há um estágio que se chama anartha-nivrtti, que quer dizer o desaparecimento de toda a contaminação material. Às vezes encontramos pessoas que imitam tal amor devocional, mas que na realidade não estão livres de anarthas, ou hábitos não desejados.
Tem-se observado que um pseudo devoto se proclama um seguidor de Nanda, de Yasoda ou das Gopis, ao passo que ao mesmo tempo pode-se perceber sua actração abominável pela vida sexual mundana.
Uma manifestação de amor divino desta espécie não passa de mera imitação e não tem valor algum.
Quando alguém se sentir realmente atraído de forma espontânea pelos princípios amorosos das Gopis, não se encontrará nenhum vestígio de contaminação mundana em seu caráter.
Um devoto que é realmente avançado em Consciência de Krsna, que está constantemente ocupado em serviço devocional, não deve se manifestar, mesmo que tenha alcançado a perfeição.
A idéia é que ele deve continuar sempre actuando como um devoto neófito enquanto tiver seu corpo material.
Até o devoto puro deve seguir as actividades executadas em serviço devocional sob princípios regulativos.
Mas ao compreender sua verdadeira posição em relação com o Senhor, ele (o devoto puro) pode, ao mesmo tempo que cumpre serviço regulativo, pensar no Senhor no seu íntimo, sob a orientação de um companheiro particular do Senhor, e desenvolver seus sentimentos transcendentais, tomando este companheiro como modelo.
Este desenvolvimento de amor conjugal só pode ser possível para aqueles que já se dedicam a seguir os princípios regulativos do serviço devocional, especificamente a adorar a Radha e Krsna no Templo.
Devotos assim desenvolvem gradualmente um amor espontâneo pela Deidade;
e por ouvirem a troca de aventuras amorosas entre o Senhor e as Gopis, eles gradualmente se sentem atraídos por estes passatempos.
Depois que esta atracção espontânea está bem desenvolvida, o devoto se situa em alguma das categorias supramencionadas.
Não é só em mulheres que este desenvolvimento de amor conjugal por Krsna se manifesta.
O corpo material não tem nada a ver com aventuras amorosas espirituais.
Pode ser que uma mulher desenvolva uma atitude visando a tornar-se um amigo de Krsna, e de forma similar, pode ser que um homem desenvolva a característica de se tornar uma Gopi em Vrndavana."
Vosso servo
Prahladesh Dasa