quinta-feira, 10 de maio de 2007

Hrdaya Daurbalyam

Caros Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya!!!

No "Sri Harinama Cintamani", Srila Bhaktivinoda Thakur define Hrdaya Daurbalyam:
Hrdaya Daurbalyam é uma fraqueza, uma debilidade do coração, que causa dificuldade no avanço devocional.

Todos nós, como seres humanos, temos diferentes tipos de fraquezas.

No "Amrta Vani", a seguinte pergunta é feita à Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur:

Qual é a diferença entre fraqueza (Hrdaya Daurbalyam) e enganação?

"Enganação e fraqueza são duas coisas separadas.
Pessoas desprovidas de uma propensão enganosa alcançam a perfeição da vida, mas um enganador nunca é bem sucedido. Vaisnavismo é um outro nome para simplicidade.
Enganador é um não devoto.
Pessoas sinceras podem ter fraquezas, mas elas não enganam.
Os enganadores dizem uma coisa e fazem outra.
Pessoas sinceras são confrontadas com suas fraquezas e tentam superá-las, enquanto os enganadores ficam enlouquecidos pelas suas conquistas.
"Eu vou enganar o Acarya", "Eu vou enganar o médico", "Eu vou nutrir a serpente venenosa da minha propensão pecaminosa com banana e leite, escondendo-a no buraco da minha propensão enganadora", e "Eu exigirei fama e reconhecimento das pessoas enquanto actuo como uma pessoa santa";
estes não são sintomas de fraqueza mas de uma falsidade explícita.
Tais enganadores nunca conseguirão nada de bom.
No entanto, por ouvir humildemente dos santos com uma atitude de serviço, gradualmente alcança-se auspiciosidade..
Após aceitar vida espiritual, se alguém mantém apego as actividades do mundo, pensando que são mais importantes que a vida espiritual, mantendo a mentalidade de raptar Sita de Rama como Ravana fez enquanto vestido como um devoto, isto é ser um assassíno de si mesmo.
Se nós temos fraquezas e temos Anarthas suficientes para durarem milhões de anos, não somos tão desafortunados como aqueles que possuem uma propensão enganadora."

No Bhagavad Gita, Sri Krsna diz:
"Mesmo que alguém cometa acções das mais abomináveis, se estiver ocupado em serviço devocional deve ser considerado santo porque está devidamente situado em sua determinação." Bg 9.30

No significado, Srila Prabhupada explica:
"Portanto, quem está em consciência de Krsna e com determinação ocupa-se no processo de cantar
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
deve ser considerando como estando na posição transcendental, mesmo que fortuita ou casualmente ele caia.
As palavras sadhur eva, "ele é santo", são muito enfáticas. Segundo esta advertência aos não devotos, não se deve zombar de um devoto só por causa de uma queda acidental; ele ainda deve ser considerado um santo, mesmo que tenha acidentalmente caído.
E a palavra mantavyah dá ainda maior ênfase.
Se a pessoa não seguir esta regra e zombar da queda acidental do devoto, então, estará desobedecendo à ordem do Senhor Supremo.
A única qualificação do devoto é estar firme e exclusivamente ocupado em serviço devocional.

No Nrsimha Purana, há a seguinte afirmação:
O significado é que mesmo que alguém se ocupe por completo no serviço devocional ao Senhor e às vezes cometa actos abomináveis, tal atitude deve ser considerada como as manchas da Lua, que se assemelham à forma de um coelho.
Estas manchas não impedem a difusão do luar.
Da mesma forma, o facto de um devoto acidentalmente sair do caminho do caráter santo não o torna abominável."

No Bg 2.40 Krsna diz:
"Neste esforço, não há perda nem diminuição, e um pequeno progresso neste caminho pode proteger a pessoa do mais perigoso tipo de medo."

No significado Srila Prabhupada explica o que acontece com quem acidentalmente cai:
"Temos pelo menos a certeza de que, na póxima vida, vamos nascer de novo como ser humano, ou na família de um grande brahmana culto, ou numa rica família aristocrática, condições estas que nos darão mais uma oportunidade de elevar-nos.
Esta é a qualidade única do trabalho feito em consciência de Krsna."

Continuando no significado do Bg 9.30:

"Por outro lado, não se deve interpretar que um devoto no serviço devocional transcendental pode agir de todas as maneiras abomináveis; este verso refere-se apenas a um acidente devido ao forte poder das ligações materiais.
O serviço devocional é mais ou menos uma declaração de guerra contra a energia ilusória.
Enquanto não se for bastante forte para combater a energia ilusória, poderá haver quedas acidentais.
Mas quando o devoto é bastante forte, ele deixa de sujeitar-se a estas quedas, como já se explicou.
Ninguém deve se aproveitar deste verso para cometer tolices e achar que continua sendo devoto.
Se, com o serviço devocional, ele não melhorar seu caráter, então, deve-se entender que ele não é um devoto elevado."

Podemos observar que existe uma grande diferença entre fraqueza (Hrdaya Daurbalyam) e enganação.

Vosso servo
Prahladesh Dasa