sexta-feira, 9 de março de 2007

Porque aprender versos?

Apresentação feita por Rohininandana Prabhu no Livro "Vaisnava Verse Book", BBT, 1990.

Porque aprender versos?

Ajuda a tornarmo-nos "Sastra Caksus"

a) Ajuda a fixarmo-nos na plataforma transcendental.
b) Ajuda-nos a constantemente absorver a mente em Consciência de Krsna, em todos os momentos e lugares.
c) Ajuda a controlar a mente agitada.
d) Ajuda a discriminar apropriadamente (BG 16.24)
e) Ajuda-nos em tempo de necessidade (BG 2.14, 5.22, 8.15+16, SB 1.15.28-30).
f) Mesmo que nós obtenhamos o corpo de um animal (SB 8.3.1)

Ajuda-nos a falar autorizadamente (BG 17.15+ Significado)

a) Um advogado é perito em estabelecer convincentemente o seu caso por apropriadamente referir os livros de lei e histórias de casos passados. Nós temos que ser capazes de citar tanto do "sruti" quanto do "smrti" para estabelecer o nosso caso.
b) Para acabar com a oposição. Srila Prabhupada as vezes acabava com os argumentos mayavadis por citar somente uma linha de um verso (BG 9.14 linha 4) ou mesmo uma só palavra ("ca" do BG 13.3).
c) Para que a audiência respeite e sinta o peso da nossa mensagem. A presença de um policial demonstra que ele é autorizado, tem conhecimento da lei, etc. Da mesma forma, um pregador que esta "armado com slokas" é confiante, impõe respeito e está pronto para a acção.

Para incrementar a qualidade da nossa apresentação

a) Citar e referir adequadamente versos é a base e substância de uma boa aula (analise a aula de Srila Prabhupada do SB 3.25.8 (Bom´74)
b) Ajuda a manter o interesse da audiência
c) Ajuda a tornar a nossa apresentação mais "colorida"
d) Ajuda-nos a obter idéias para apoiar, penetrar e expandir o significado no nosso tema.
e) Ajuda a ganhar mais entendimento do significado do verso e da filosofia da Consciência de Krsna.

Para avaliar a tendência a especular

a) "Um devoto é pensativo assim como um não-devoto é especulativo. "
b) BG 16.23
c) Para dar somente dois exemplos:A aderência aos sastras de Srila Raghunatha Dasa Goswami era como "linhas encrustradas numa pedra", e Srila Bhaktisiddhanta era famoso como "rupanuga - viruddhapasiddhanta - dvanta - harine."
d) "Filosofia sem religião (dharma sastra) é especulação mental.

Para ajudar a ISKCON a ser aceita e preservada como uma cultura espiritual genuina

a) Uma cultura é estabelecida pela sua linguagem e profundidade de pensamento.
b) Nós temos os nossos livros mas temos que ter os nossos "livros bhagavatas" que conhecem-nos profundamente (pari prasnena BG 4.34) e que vivem suas vidas exemplarmente.

Para adorar a Krsna com a nossa inteligência

a) BG 18.70

Ajuda a lembrar e amar o Senhor Krsna

a) O qual é conhecido como "Uttamasloka"
b) Ajuda a apreciar as descrições das qualidades maravilhosas de Krsna
c) Ajuda a apreciar os versos falados pelo Senhor.

Ensina a como orar

a) Por ensinar as orações oferecidas pelos grandes devotos (SB 4.24.74, 4.30.3 e 7.9.18)

Como um divertimento transcendental

a) BG 6.17
b) É divertido
c) é a perfeição de todos os objectivos (SB 1.5.22)
d) Para quando estivermos doentes, viajando ou numa fila de espera.
e) Para aprender Sânscrito
f) Como uma apreciação cultural.

Ajuda a desenvolver nossa memória

a) Ajuda a desenvolver e exercitar a nossa memória, que tal qual como um músculo pode ser fraco ou forte de acordo com o uso.
b) Para estimular nossa inteligência

Como um processo de purificação

a) Associação com o som espiritual, que não é diferente de Krsna e Seus devotos puros.
b) Aprender versos força-nos a concentrarmo- nos no som espiritual ( um devoto puro completamente concentrado no santo nome com toda sua inteligência esta completamente satisfeito por cantar Hare Krsna. Um principiante, no entanto, pode encontrar o desafio de aprender um novo verso como uma forma de ajudar o seu sadhana)
c) Contrariar o esquecimento de Krsna

Ajuda a relembrar-nos e preparar-nos para a morte

a) BG 8.5+6 e SB 2.1.6
b) SB 8.3.25
c) Krsna tvadiya, Mukunda Mala Stotra
d) Bhaja Govinda, Sankaracarya

Srila Prabhupada também queria para nós

a) Especialmente o Sri Isopanisad, Orações da Rainha Kunti, Sri Brahma Samhita, Srimad Bhagavatam Canto um Capítulo dois e Sri Sri Siksataka; Também saber o significado das canções. Ele também instruiu a que as crianças aprendessem o Bhagavad Gita
b) Prabhupada ele mesmo aprendeu versos (ver 1982 livro de Vyasa Puja página XVI)
Quando era criança, entre outros versos, Srila Prabhupada aprendeu os slokas de Canakya Pandita e o capítulo 11 do Bhagavad Gita.
c) Uma série intrincada de versos conectados geralmente formam a base das aulas e significados de Srila Prabhupada. As vezes um significado (como em SB 8.3.24) é composto por um verso parafraseado, ou uma aula é comprimida numa corrente de versos perfeitamente relacionados numa linha de pensamento (Bom´74.93B).
As obras singulares de Srila Prabhupada são ricas e penetrantes. A sua voz forte ressoa com sons da transcendência os quais nunca se desviam nem sequer um milímetro dos sastras - "Eu posso entender que ele não aceite isto porque fui eu quem disse, mas como ele pode desacreditar dos sastras védicos? (SPL vol 4 página 86).
"Não rendam-se a mim, eu também posso enganá-los - simplesmente rendam-se a Krsna" (Sri Vyasa Puja 1987 página 23).
Mesmo muitos exemplos e analogias (os quais eu primeiramente pensei que eram suas criações) assim como a mão e o estômago, o coxo e o cego, Dr Frog, o dicionário dos tolos, o trabalhador e seu fardo, originavam-se dos sastras e outros lugares.
Nada era novo a não ser a compaixão brilhante de Srila Prabhupada nos seus esforços para nos atrair, convencer e salvar."

Srila Prabhupada Ki Jaya!!!


A devota Mayapriya Devi Dasi coloca a questão de tempo, lugar, e circunstância muito bem:
"Is it possible we need to adjust a little for time, place and circumstance? In a lecture from Seattle (10/2/68), Prabhupada mentions how we have to take account of time, place, people, circumstances, society, etc.—and then preach accordingly. We even see the yuga-dharma is changed as the yugas cycle —allowing for changed circumstances via the time factor. Prabhupada also discusses kala, desa, & patra in several Bhagavatam and Cc. purports, in letters, lectures, etc. We feel that if Prabhupada mentions it often—that we should, at the very least, consider it. Do we want more people to feel the mercy of Lord Caitanya's mission? If so, we have to find ways to reach them that are simultaneously comfortable for them and yet don't compromise the integrity of our paradigm. We need to be more approachable as a movement and, beyond that, we need to be seen as a truly viable option for the intelligent person looking for a spiritual path. I just don't see that as being the case right now in most temples."

Espero que seja útil
Vosso servo
Prahladesh Dasa