Srimad Bhagavatam 7.15.31:
"....O preceito niyamita smarane na kalah inclui desa kala e patra - tempo, lugar e indivíduo. Portanto, todos podem cantar o mantra Hare Krsna sem precisar levar em consideração o tempo ou o lugar. Especialmente nesta era, Kali Yuga, é dificílimo encontrar um lugar apropriado que satisfaça as recomendações apresentadas no Bhagavad Gita. O mantra Hare Krsna, entretanto, pode ser cantado em todo o lugar e toda hora, com resultados que são produzidos mui rapidamente. Além disso, enquanto canta o mantra Hare Krsna a pessoa pode seguir os princípios reguladores."
Sri Caitanya Caritamrta Adi 7.92:
naca gao bhakta sange kara sankirtana
krsna nama upadesi'tara'sarva jana
"Minha querida criança, continue dançando, cantando, e executando sankirtana na associação dos devotos. Além disso, sai e pregue o valor de cantar Krsna Nama, pois por este processo você será capaz de libertar todas as almas condicionadas."
No significado Srila Prabhupada explica:
"É outra ambição do mestre espiritual ver seus discípulos não somente a cantar, a dançar e a seguir os princípios regulativos mas também a pregar o movimento de Sankirtana para as outras pessoas de modo a libertá-las, pois o movimento da Consciência de Krsna é baseado no princípio de que uma pessoa deve tentar tornar-se o mais perfeita possível em serviço devocional e ao mesmo tempo pregar o processo para o benefício dos outros."
Podemos perceber que o mestre espiritual as vezes enfatiza uma determinada instrucção para um devoto ou grupo de devotos de acordo com desa, kala e patra (tempo, lugar e circunstância), mas ao mesmo tempo o conjunto total de instrucções é sempre salientado.
Do livro "O Néctar da Distribuição de Livros", BBT, 1997:
"Todos temos diferentes serviços, diferentes capacidades, diferentes responsabilidades e diferentes inclinações.No entanto cada devoto deve cultivar duas linhas do serviço devocional.
Srimad Bhagavatam 4.13.3 sig:
"Há duas maneiras diferentes de nos aproximarmos do Senhor Supremo. Uma chama-se bhagavata-marga, ou o caminho do Srimad Bhagavatam, e a outra chama-se pancaratrika-vidhi.
Pancaratrika-vidhi é o método de adoração no templo, e bhagavata-marga é o sistema de nove processos que começam com ouvir e cantar. O movimento da Consciência de Krsna aceita ambos os processos simultaneamente e assim capacita-nos a avançar estavelmente no caminho da compreensão da Suprema Personalidade de Deus. Este processo pancaratrika foi primeiramente introduzido pelo grande sábio Narada."
Carta de Srila Prabhupada em 15 de Março de 1970 a Gurudasa:
"Devemos seguir duas linhas importantes, isto é o pancaratrika-vidhi e o bhagavata-marga. O bhagavata-marga é trabalho de pregação e sankirtana, e o pancaratrika-vidhi é a adoração no Templo às Deidades. A adoração no Templo nos manterá santificados, e quando pregamos com o coração santificado e puro, a pregação será imediatamente efetiva. Então temos que seguir as duas linhas paralelas ao mesmo tempo para a execução bem-sucedida do serviço devocional."
Isto promoverá vida espiritual equilibrada e pureza interna e externa.
Carta de Srila Prabhupada em 19 de Janeiro de 1975 a Satsvarupa Das Goswami:
"Vocês devem entender a importância de todo e cada item do serviço devocional.
Aquele que distingue um tipo particular de serviço como inferior ou superior não conhece o valor do serviço devocional. É tudo transcendental.
Krsna é o desfrutador de várias classes de serviço. Ele não se prende a um tipo particular de serviço."
Krsna diz que há diferentes opções para se ocupar em serviço devocional. Um devoto deve descobrir onde está e o que significa para ele situar-se correctamente. Uma vez satisfeito e convencido sobre a própria posição, ele será bastante forte para enfrentar desafios, passar por provas e continuar pela vida toda em serviço devocional.
Espera-se que aqueles que ocupam-se em distribuir livros tomem parte em outros tipos de serviço, e espera-se que aqueles ocupados em outros serviços tomem parte na distribuição de livros.
Desta forma, tanto uns quanto outros serão capazes de compreender e apreciar todos os tipos de serviço devocional.
Deve-se cultivar desta forma recíproca a unidade de propósito."
Vosso servo
Prahladesh Dasa