quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

A Flor de Lótus-Padma

No livro "Apreciando Sri Navadvipa Dhama", de SS Mahanidhi Swami, ano 1996, editado por SS Mahanidhi Swami, página 166 cita-se:

"A religião Vaisnava é como uma flor de lótus que gradualmente floresce no devido curso do tempo.
Primeiro é uma semente, então floresce mais um pouco.Gradualmente alcança o estado plenamente florescido.
Na época do Senhor Brahma o conhecimento de Deus e da ilusão, e a prática do amor e devoção como mencionados nos catuh-sloki do Srimad Bhagavatam haviam simplesmente germinado no coração dos homens.
Na época de Prahlada Maharaja formaram uma semente.
Na época de Vyasadeva a semente gradualmente abriu-se, e na época dos Acaryas Vaisnavas (Ramanuja, Madhva, Visnuswami, Nimbarka) tornaram-se uma flor.
Com a chegada de Sri Caitanya Mahaprabhu a flor manifestou-se completamente e difundiu uma doce fragrância para todas as pessoas.
Sri Krsna Caitanya deu Krsna Prema para as pessoas do mundo por divulgar o Divino Nome: a essência da Religião Vaisnava.
Embora as glórias do cantar dos Santos Nomes do Senhor Krsna estivessem trancadas nas escrituras, foi Sri Caitanya Mahaprabhu que quebrou a tranca e abriu a casa do tesouro de amor, e deu esta riqueza para todos. (Jaiva Dharma)."

Deste vosso servo inútil que com a ajuda amorosa e por vezes misericordiosa de todos os Vaisnavas e todas as Vaisnavis, com o cantar do Santo Nome, e com o estudo aprofundado do Siddhanta Vaisnava tenta limpar o coração

Prahladesh Dasa

akamah sarva-kamo va moksa-kama udara dhih
tivrena bhakti-yogena yajeta purusam param

"Uma pessoa inteligente, mesmo que tenha todos os desejos materiais, ou sem nenhum desejo material, ou com o desejo de liberação, deve de uma forma muito determinada servir a Suprema Personalidade de Deus." (Srimad Bhagavatam 2.3.10)