quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Srimad Bhagavatam

No Srimad Bhagavatam(2.9.31-32), BBT,1972,páginas 311-314, está declarado:

sri-bhagavan uvaca
jnanam parama-guhyam me yad vijnana-samanvitam
sarahasyam tad-angam ca grhana gaditam maya

"A Personalidade de Deus disse:
O conhecimento a Meu respeito, descrito nas escrituras, é muito confidencial, e tem que ser compreendido em combinação com o serviço devocional. A parafernália necessária para este processo está sendo explicada por Mim. Aceita-a cuidadosamente."

No significado, Srila prabhupada explica:
"...o conhecimento a respeito d'Ele, a Suprema Verdade Absoluta, como é declarado nas escrituras reveladas, é muito subtil e não pode ser entendido a menos que se seja auto-realizado pela graça do Senhor.
...Isto significa que o conhecimento transcendental do Ser Supremo Absoluto pode ser assimilado se é dado ao conhecimento pelo próprio Senhor. A especulação mental do maior dos pensadores mundanos não pode propiciar a compreensão da Verdade Absoluta.
...Por conseguinte, ele é chamado de a suprema sabedoria confidencial.
...Portanto, o conhecimento da Personalidade de Deus só pode ser alcançado através do serviço devocional. Rahasyam significa serviço devocional.
O Senhor Krsna instruiu Arjuna sobre o Bhagavad Gita porque Ele viu que Arjuna era um devoto e amigo. Sem estes requisitos, não podemos penetrar no mistério do Bhagavad Gita. Portanto, não podemos entender a Personalidade de Deus se não nos tornarmos devotos e executarmos serviço devocional.Este mistério é o amor a Deus.Este é o requisito principal para se conhecer o mistério da Personalidade de Deus. E, para se poder atingir o estágio de amor transcendental a Deus, é preciso seguir os princípios regulativos do serviço devocional.(vidhi-bhakti)
Estes princípios regulativos baseiam-se principalmente em ouvir e cantar as glórias do Senhor. E este ouvir e cantar das glórias do Senhor só pode se tornar possível na companhia dos devotos."

No significado do próximo verso Srila Prabhupada explica:
"Nos Vedas também se diz que uma pessoa não pode conhecer a Verdade Absoluta, a Personalidade de Deus, simplesmente por meio da educação mundana ou da ginástica intelectual.
Podemos conhecer a Verdade Suprema se temos fé inabalável no mestre espiritual fidedigno, como também no Senhor...."

Por estas explicações do Srimad Bhagavatam podemos perceber que alguém pode adquirir muito conhecimento teórico, inclusive conhecimento confidencial (jnana), porém, para compreender e realizar verdadeiramente este conhecimento confidencial (vijnana) é preciso devoção pura a Sri Krsna. Como Srila Prabhupada diz: "Este mistério é o amor a Deus."

Particularmente eu não sei nada, não sou nada, tenho o coração a arder de luxúria, sou um sarva- kama, ou seja, tenho o coração cheio de desejos materiais.
No entanto, diz-se que mesmo o sarva-kama deve tivrena bhakti -yogena, praticar serviço devocional com grande empenho.

akamah sarva-kamo va moksa-kama udara dhihtivrena bhakti-yogena yajeta purusam param"Uma pessoa inteligente, mesmo que tenha todos os desejos materiais, ou sem nenhum desejo material, ou com o desejo de liberação, deve de uma forma muito determinada servir a Suprema Personalidade de Deus." (Srimad Bhagavatam 2.3.10)

Desta forma como serviço devocional e purificação pessoal, limito-me a repassar os néctares dos grandes Acaryas, que devido a seu amor imaculado a Deus realizam plenamente o conhecimento confidencial (vijnana).

Deste vosso servo sarva-kama
Prahladesh Dasa