Caros Vaisnavas e Vaisnavis,por favor, aceitem minhas mais humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya!!!
Existe um provérbio muito conhecido que diz:"Um Vaisnava é suave como uma rosa e duro como um raio."
Na minha singela visão,ambas facetas são igualmente apreciáveis, louváveis e transcendentalmente belas.
No livro "Divina Sucessão" de Rupa Vilas Dasa Adhikari páginas 220,221, da The Bhaktivedanta Book Trust International, edição de 2003 está escrito:
As Palavras Afiadas do Sadhu
Srila Gaura Kisora Dasa Babaji Maharaja diz:
"Por favor, notem que os sadhus que falam palavras afiadas para dissipar a energia ilusória são na verdade devotos verdadeiros de Krsna e amigos de todas as entidades vivas.
Os seres vivos condicionados tendo experimentado o relacionamento litigioso com sua esposa e parentes próximos, é tratado rudemente por eles até a morte, mas eles nunca desejam abandonar a sua associação.
Por outro lado, eles se tornam absortos em tentar apaziguá-los e servi-los.
Mas quando um devoto do Senhor, que está sempre ansioso para que as entidades vivas alcancem o benefício último, as castiga apenas uma vez com instrucções que visam afastá-las de maya, então estas entidades vivas condicionadas imediatamente fazem planos para se afastarem desta pessoa santa por toda a vida.
Se você realmente deseja prestar serviço devocional apropriadamente, então você deve aceitar as palavras ásperas de um sadhu como o remédio que pode afastar de maya.
Assim, pode-se obter o avanço espiritual necessário para cantar o santo nome com sucesso.
As almas condicionadas estão preparadas para aceitar abuso ilimitado dos seus membros familiares, mas nem uma simples palavra áspera de um sadhu que deseja livrá-las de seu apego pela existência ilusória.
A esposa e os parentes materialistas induzem o homem a trabalhar como um asno enquanto o aborrecem por não satisfazer completamente todas as suas exigências.
Entretanto, apesar da família viver importunando o homem legitimamente e tratá-lo asperamente até que ocorra uma falha da sua parte, esta vítima aquiescente não é capaz de tolerar as palavras que podem alertá-lo quanto à realidade da situação."
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur descreveu o poder do sadhu num ensaio chamado "A Procura da Verdade", da seguinte maneira:
"Não há dúvidas de que as palavras de um sadhu têm o poder de destruir as propensões maléficas da mente das pessoas.Os sadhus estão sempre beneficiando todos aqueles que se associam com eles.
Existem muitas coisas que não revelamos a um sadhu.
O verdadeiro sadhu nos faz falar sobre aquilo que mantemos escondido em nossos corações.
E então ele aplica a faca.
A própria palavra "sadhu" quer dizer faca.
Ele fica diante do local onde será feito o sacrifício com a faca em sua mão.
Os desejos sensoriais dos homens são como cabras.
O sadhu fica ali e mata estes desejos com o misericordioso golpe da pontiaguda faca sacrificial na forma de uma linguagem desprazeirosa.
Se o sadhu começa a me adular e não me recrimina, ele se torna meu inimigo. Se ele nos adula, então seremos conduzidos pela estrada que leva ao desfrute, mas não ao verdadeiro bem-estar."
Implorando pelas bençãos dos Vaisnavas e Vaisnavis e esperando pela misericórdia de um sadhu, deste
Vosso servo
Prahladesh Dasa