segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Sri Krsna Avatara Hetu - A causa principal do aparecimento do Senhor Krsna

Caros Vaishnavas e Vaishnavis,
por favor, aceitem minhas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya!!!

Espero que tenham passado um feliz Janmastami.

No livro de Krsna, segundo capítulo (Orações dos Semideuses ao senhor Krsna no Ventre), Srila Prabhupada explica:

"Ó Querido Senhor, continuaram os semideuses, Você é não-nascido, por isso, não achamos nenhuma outra razão para Seu aparecimento além da exibição dos Seus agradáveis passatempos.

Embora a razão para o aparecimento do Senhor esteja determinada no Bhagavad Gita (Ele descende simplesmente para dar protecção ao devoto e subjugar o não devoto), na realidade Ele não descende realmente para subjugar os não devotos, mas para o Seu encontro de prazer com os devotos.

A natureza material por si só pode derrotar os não devotos.
A acção e reacção da energia externa da natureza material (criação, manutenção e aniquilação) ocorrem de forma automática.

Mas por simplemente se refugiarem no Seu santo nome-porque o Seu santo nome não é diferente da Sua personalidade-os devotos estão suficientemente protegidos.

Na verdade, a protecção aos devotos e a aniquilação dos não devotos não constituem a missão de Sri Krsna quando Ele descende; destina-se apenas ao Seu prazer transcedental.

Não pode haver nenhum outro motivo para o Seu aparecimento."

No Bhagavad Gita (4.8) Srila Prabhupada esclarece:

"Há várias espécies de avataras,tais como Purusavataras,Gunavataras,Lilavatara, Sakty-avesa Avataras, Manvantara Avataras e Yugavataras-todas aparecem esquematicamente por todo o Universo. Mas o Senhor Krsna é o Senhor primordial, a fonte de todos os Avataras.

O Senhor Krsna vem com o propósito específico de mitigar as ansiedades dos devotos puros que estão muito ansiosos por vê-Lo executar os Seus passatempos originais em Vrndavana.

Portanto,a finalidade principal do Avatara de Krsna é satisfazer os Seus devotos imaculados."

Cc (Adi-lila) 3.92

"Advaita Acarya é uma encarnação do Senhor como devoto.O Seu chamado ruidoso foi a causa da encarnação de Krsna."

Cc (Adi-lila) 3.104

"Sri Krsna,que é muito afeiçoado aos Seus devotos,dá-Se Ele mesmo ao devoto que oferece uma folha de Tulasi e uma mão cheia de água"

Cc (Adi-lila) 3.110

"Portanto a razão principal do aparecimento de Sri Caitanya foi o apelo de Avaita Acarya.O Senhor,o protector da religião,apareceu pelo desejo de Seu devoto."

Srimad Bhagavatam (3.9.11)

Tat tad'vapuh pranayase
sad-anugrahaya

"Você mostra um favor especial aos Seus devotos manifestando-se a Si mesmo em formas eternas, nas quais eles O saúdam".

Cc (Adi-lila) 3.112

"A essência do verso anterior é que o Senhor Krsna aparece em todas as Suas formas inumeráveis eternas por causa do desejo dos Seus devotos".

Cc (Adi-lila) 4.8

"No entanto,aliviar este fardo, não é tarefa da Suprema Personalidade de Deus. O mantenedor, Sri Vishnu é quem protege o universo."

Cc (Adi-lila) 4.9

"...Vishnu é o Senhor autorizado,o qual mantém o Cosmos criado,e Ele é também a deidade principal que faz ajustes numa administração imprópria da criação cósmica.
Sri Krsna é o Senhor primordial, e ele não aparece para fazer estes ajustes administrativos,mas somente para exibir os Seus passatempos transcedentais...

...portanto, quando Sri Krsna aparece, Vishnu, o Senhor que mantém, funde-se em Krsna porque todas as porções plenárias e partes da Absoluta Personalidade de Deus fundem-se n'Ele durante Seu aparecimento."

Cc (Adi-lila) 4.13

"Nesta altura, portanto, o Senhor Vishnu esta presente no corpo do Senhor Krsna, e o Senhor Krsna mata os demonios através d'Ele."

Cc (Adi-lila) 4.36-37

"Assim como estes desejos são a razão fundamental para o aparecimento de Krsna ao passo que destruir os demonios é somente uma necessidade incidental, para Sri Krsna Caitanya promulgar o Dharma da era é incidental."

Cc (Adi-lia) 4.15-16

"Esta matança aparente de demonios por Sri Krsna foi uma questão de actividade secundária, incidental, mas o propósito principal do aparecimento de Sri Krsna foi representar uma actuação dramática dos seus passatempos transcedentais em Vrajabhumi, e assim exibir o limite máximo de doçura transcedental nas trocas de amor recíproco entre a entidade viva e o Senhor Supremo.

Estas trocas recíprocas de doçura são chamadas Raga Bhakti.

O Senhor Sri krsna quer que todas as almas condicionadas saibam que Ele é mais atraído por Raga Bhakti do que por Vidhi Bhakti(serviço devocional sob regulação).

Os Vedas dizem, raso vai sah, a Verdade Absoluta é o reservatório de todos os tipos de trocas recíprocas de sentimentos amorosos (a partir daqui Srila Prabhupada fala de Sri Krsna caitanya). Ele é infundadamente misericordioso,e Ele quer presentear-nos com o privilégio de Raga Bhakti.

Então Ele aparece como a Sua própria energia interna.
Ele não foi forçado a aparecer por nenhuma força extrínseca."

No Bhakti-rasamarta-sindhu, Srila Rupa Goswami explica que o Senhor Krsna tem 4 qualidades exclusivas:

Lila-madhurya-Seus passatempos são doces.

Premna Priyadhikya-o amor de Seus devotos é o que há de mais elevado.

Venu-madhurya-o som da Sua flauta é doce.

Rupa-madhurya-a Sua forma é doce.

Nem mesmo o senhor Brahma ou o Senhor Siva possuem-nas.

Premna Priyadhikya significa que assim como os devotos vivem para satisfazer Krsna,Krsna vive para satisfazer os devotos.

Portanto,podemos concluir que:
O Senhor Krsna aparece para propiciar aos Seus devotos a oportunidade de "vê-Lo executar os Seus passatempos em Vraja."
E apenas para o prazer d'Ele,sendo todos os outros motivos secundários.

Vosso servo
Prahladesh Dasa