segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Simultaneidade de Lilas

No seu Tika no Manah-siksa, Thakura Bhaktivinoda diz: "Sem primeiro lembrar-se e adorar o Mestre Espiritual e o Senhor Gauranga, um devoto não pode oferecer serviço devocional amoroso puro ao divino casal Radha e Krsna. Qualquer desvio deste processo restringirá todo o avanço espiritual."

Outro texto do Bhakti Ratnakara: "Em meditação (manasi seva) Srinivasa Acarya certa vez ofereceu uma fragrante guirlanda de flores ao Senhor Gauranga, o qual estava sentado numa Simhasana repleta de jóias, rodeado pelos Seus queridos devotos, na floresta de Navadvipa.

Dominado por emoções transcendentais, Srinivasa Acarya começou a chorar profusamente. Em reciprocidade amorosa, o Senhor Gauranga ofereceu a mesma guirlanda de volta a Srinivasa. 

Isto interrompeu a meditação de Srinivasa.Retornando a consciência externa, Srinivasa ficou surpreendido ao constatar que a guirlanda adornava seu pescoço, e difundia um aroma imcomparável.

Então Srinivasa começou a meditar no Holi Lila (Passatempo de atirar cores) de Radha Govinda em Vrndavana.

Na sua forma espiritual concebida mentalmente como Mani-manjari, Srinivasa Acarya ofertou pó colorido a Srimati Radhika. 

Desta vez, quando quebrou sua meditação,tinha todo o corpo coberto com pó colorido divinamente perfumado."

Podemos perceber que Srinivasa Acarya deu o exemplo perfeito do princípio de primeiro adorar Gauranga Lila e depois Radha-Madhava Lila.

No entanto,no Gaudiya Vaisnavismo ocorre a simultaniedade na adoração de Lilas.

A seguir a explicação de Bhaktivinoda Thakur no Jaiva Dharma:

"Gauranga Lila e Govinda Lila devem ser adoradas simultaneamente, porque ao alcançar a perfeição, os sadhakas Gaudiya Vaisnavas obtém dois corpos espirituais.

Geralmente, ao alcançar a perfeição espiritual, uma entidade viva tem somente um svarupa (corpo transcedental). Porém, em muitos casos, o destino último dos seguidores de Srila Rupa Goswami é obter duas forma espirituais:

1) Uma forma majestosamente bela de Kaisori (Uma jovem) Manjari-gopi, para servir Radha-Govinda na associação de outra sakhis e manjaris de Vraja.

2) Uma forma masculina maravilhosamente dourada de Kaisora (Um jovem) para servir o Senhor Gaurasundara e Seus associados em Navadvipa-Dhama.

O mais afortunado devoto participará simultaneamente nestas Lilas para eternamente servir o Senhor."

Aprecio muito o seguinte verso do Sri Caitanya-Caritamrta 

(Madhya-Lila,25-277):

caitanya-lila-amrta-pura     krsna-lila-sukarpura
     duhe mili'haya     sumadhurya
sadhu-guru-prasade     taha yei asvade
     sei jane madhurya-pracurya

Caitanya-lila-amrta-pura: os passatempos do Senhor Caitanya Mahaprabhu são plenos de néctar.

Krsna-lila-sukarpura: os passatempos do Senhor Krsna são tão qual a cânfora.

Duhe mili:os dois encontrando-se.

Haya:tornam-se.

Su-madhurya:muitíssimo saborosos.

Sadhu-guru-prasade: pela misericórdia de pessoas santas e devotos na posição transcedental.

Taha: isto.

Yei: qualquer pessoa que.

Asvade: prove este néctar delicioso.

Sei jane: pode compreender.

Madhurya-pracurya: a imensa quantidade de doçura no serviço devocional.

"Os passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu são plenos de néctar e os passatempos do Senhor Krsna são como a cânfora. Quando se misturam estes ingredientes, resulta um sabor muito doce. Pela misericórdia dos devotos puros, todos que saboreiam isto podem compreender a extensão desta doçura."

Vosso servo
Prahladesh Das