No seu Tika no Manah-siksa, Thakura Bhaktivinoda diz: "Sem primeiro lembrar-se e adorar o Mestre Espiritual e o Senhor Gauranga, um devoto não pode oferecer serviço devocional amoroso puro ao divino casal Radha e Krsna. Qualquer desvio deste processo restringirá todo o avanço espiritual."
Outro texto do Bhakti Ratnakara: "Em meditação (manasi seva) Srinivasa Acarya certa vez ofereceu uma fragrante guirlanda de flores ao Senhor Gauranga, o qual estava sentado numa Simhasana repleta de jóias, rodeado pelos Seus queridos devotos, na floresta de Navadvipa.
Dominado por emoções transcendentais, Srinivasa Acarya começou a chorar profusamente. Em reciprocidade amorosa, o Senhor Gauranga ofereceu a mesma guirlanda de volta a Srinivasa.
Isto interrompeu a meditação de Srinivasa.Retornando a consciência externa, Srinivasa ficou surpreendido ao constatar que a guirlanda adornava seu pescoço, e difundia um aroma imcomparável.
Então Srinivasa começou a meditar no Holi Lila (Passatempo de atirar cores) de Radha Govinda em Vrndavana.
Na sua forma espiritual concebida mentalmente como Mani-manjari, Srinivasa Acarya ofertou pó colorido a Srimati Radhika.
Desta vez, quando quebrou sua meditação,tinha todo o corpo coberto com pó colorido divinamente perfumado."
Podemos perceber que Srinivasa Acarya deu o exemplo perfeito do princípio de primeiro adorar Gauranga Lila e depois Radha-Madhava Lila.
No entanto,no Gaudiya Vaisnavismo ocorre a simultaniedade na adoração de Lilas.
A seguir a explicação de Bhaktivinoda Thakur no Jaiva Dharma:
"Gauranga Lila e Govinda Lila devem ser adoradas simultaneamente, porque ao alcançar a perfeição, os sadhakas Gaudiya Vaisnavas obtém dois corpos espirituais.
Geralmente, ao alcançar a perfeição espiritual, uma entidade viva tem somente um svarupa (corpo transcedental). Porém, em muitos casos, o destino último dos seguidores de Srila Rupa Goswami é obter duas forma espirituais:
1) Uma forma majestosamente bela de Kaisori (Uma jovem) Manjari-gopi, para servir Radha-Govinda na associação de outra sakhis e manjaris de Vraja.
2) Uma forma masculina maravilhosamente dourada de Kaisora (Um jovem) para servir o Senhor Gaurasundara e Seus associados em Navadvipa-Dhama.
O mais afortunado devoto participará simultaneamente nestas Lilas para eternamente servir o Senhor."
Aprecio muito o seguinte verso do Sri Caitanya-Caritamrta
(Madhya-Lila,25-277):
caitanya-lila-amrta-pura krsna-lila-sukarpura
duhe mili'haya sumadhurya
sadhu-guru-prasade taha yei asvade
sei jane madhurya-pracurya
Caitanya-lila-amrta-pura: os passatempos do Senhor Caitanya Mahaprabhu são plenos de néctar.
Krsna-lila-sukarpura: os passatempos do Senhor Krsna são tão qual a cânfora.
Duhe mili:os dois encontrando-se.
Haya:tornam-se.
Su-madhurya:muitíssimo saborosos.
Sadhu-guru-prasade: pela misericórdia de pessoas santas e devotos na posição transcedental.
Taha: isto.
Yei: qualquer pessoa que.
Asvade: prove este néctar delicioso.
Sei jane: pode compreender.
Madhurya-pracurya: a imensa quantidade de doçura no serviço devocional.
"Os passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu são plenos de néctar e os passatempos do Senhor Krsna são como a cânfora. Quando se misturam estes ingredientes, resulta um sabor muito doce. Pela misericórdia dos devotos puros, todos que saboreiam isto podem compreender a extensão desta doçura."
Vosso servo
Prahladesh Das