Todos os Rasika Gaudiya Vaisnavas como Srinivas Acarya, Syamananda Prabhu e Narottama Das Thakur, practicavam intensivamente Raganuga Bhajana.
Raganuga Bhajana é a adoração espontânea interna (manasi-seva) de Radha e Krsna, baseada nos sentimentos dos residentes eternos de Sri Vrndavana Dhama.
Para o benefício das pessoas em geral e da comunidade de devotos, ocupavam-se também em actividades externas de pregação e escrita.
Estes três devotos foram pioneiros do primeiro grupo de distribuição transcendental de Livros.
Por ordem de Sri Jiva Gosvami, e utilizando um carro de bois, eles levaram os escritos dos Gosvamis de Vrndavana para toda Bengala e Orissa.
Grupo Vrajabasi de Sankirtana Ki Jaya!
Outro destes devotos foi Srila Visvanatha Cakravarti Thakura. Quando Srila Cakravartipada chegou a Vrndavana, notou que desde o desaparecimento dos Gosvamis (100 anos atras aproximadamente), a beleza do lugar tinha-se perdido. Um grande número de Templos tinham sido destruídos pelos muçulmanos. As pessoas não tinham interesse em estudar as escrituras e também tinham escasso acesso as eruditas obras em sânscrito do Gosvamis.
Srila Cakravartipada elaborou comentários simples e lúcidos, e assim todas as classes de devotos puderam compreender e apreciar a essencia destes granthas (escrituras).
Srila Visvanatha distribuiu amplamente estes livros, para ajudar os vaisnavas no seu estudo diário e practicas espirituais.
"Srila Visvanatha Cakravarti Thakur foi o protector, guardião e Acarya durante o período médio (1650-1750) do progresso histórico do Gaudiya Vaisnavismo". (Srila Bhaktisiddanta Sarasvati Thakur)
Na Sampradaya Vaisnava, Visvanatha Cakravartipada é insuperável na sua erudição, conhecimento Teológico, talento poético, e apreço pela Rasa.
Sua vida e ensinamentos brindam felicidade, inspiração e sabedoria transcedental a toda Sampradaya Gaudiya Vaisnava.
Em Vraja, Visvanatha Cakravarti serve Sri Radha como Vinoda Vallari Manjari.
No seu livro Madhurya-Kadambini, Visvanatha Cakravarti da uma explicação elaborada dos estágios de desenvolvimento de Sraddha até Prema de acordo com o verso muito famoso de Srila Rupa Goswami do Bhakti-Rasamrta-Sindhu
"A progressão no desenvolvimento de Bhakti (num Sadhaka) até o aparecimento de Prema é a seguinte:
Começa com fé (Sraddha)
Associação com devotos (Sadhu-Sanga)
Practicas devocionais (Bhajana-Kriya)
Cessação de hábitos indesejáveis (Anartha-Nivrtti)
Firmeza (Nistha)
Gosto espiritual (Ruci)
Apego (Asakti)
Estado preliminar de amor a Deus (Bhava)
Amor puro por Deus (Prema)
A essência do Madhurya-Kadambini é a seguinte:
Ahankara tem duas funções: Ahanta (consciência de Eu), Mamata (consciência de Meu).
Através de Jnana estes dois são destruídos e a liberação é alcançada. O aprisionamento resulta por direccionarmos estes dois para o corpo, casa e assim por diante (Eu sou este corpo. Esta casa é minha)
Eu sou um seguidor do Senhor. Eu sou um servo do Senhor. Eu sirvo meu Senhor, um grande oceano de beleza, virtude, e madhurya, juntamente com Seus associados. Identificar-se desta forma, (Eu sou de Krsna (Ahanta) ,Krsna é meu (Mamata)), é chamado Prema. Este Prema é Purushartha Cudamani, a jóia mais valiosa dos objectivos humanos.
A sequência da concepção de Ahanta (Eu) e Mamata (Meu) é a seguinte:
SRADDHA
(eu e meu material) - fortemente estabelecida (Paramatyantiki)
(eu e meu espiritual) - completamente ausente.
SADHU SANGA
(eu e meu material) - absoluta(atyantiki)
(eu e meu espiritual) - um pouco mais condensada.
BHAJANA KRIYA E ANARTHA NIVRTTI
(eu e meu material) - completa(Purna)
(eu e meu espiritual) - parcial(Eka-desa-vyapini)
NISTHA
(eu e meu material) - quase completa(Prayiki)
(eu e meu espiritual) - já dominante (Bahu-desa-vyapini)
RUCI
(eu e meu material) - ainda dominante(Bahu-desa-vyapini)
(eu e meu espiritual) - quase completa(Prayiki)
ASAKTI
(eu e meu material) - parcial (Eka-desa-vyapini)
(eu e meu espiritual) - completa (Purna)
BHAVA
(eu e meu material) - esgotada(Abhasa)
(eu e meu espiritual) - absoluta(Atyantiki)
PREMA
(eu e meu material) - completamente ausente.
(eu e meu espiritual) - fortemente estabelacida(Paramatyantiki)
Podemos concluir que ocorre a proporcionalidade inversa. Quanto maior Ahanta e Mamata espiritual menor Ahanta e Mamata material.
De forma similar, no começo de Bhajana-Kriya, a meditação no Senhor é momentânea e misturada com tópicos mundanos.
Durante a meditação Nistha, há somente um traço (Abhasa) de outros tópicos.
Na fase de Ruci não há distracção.
Na fase de Asakti, a meditação torna-se muito profunda.
Na fase de Bhava, assim que começa a meditar ve-se o Senhor no coração (Sphurti).
Na fase de Prema, não há somente Sphurti, mas a associação directa do Senhor.
Vosso servo
Prahladesh Das