segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Os Gayatri Mantras e o Maha Mantra Hare Krsna

Caros Vaisnavas e Vaisnavis,
por favor,aceitem minhas reverências.
Srila Prabhupada ki jaya!!!
Porque as coisas boas são para serem repartidas,gostaria de compartilhar convosco este néctar.

krsna-mantra haite habe samsara-mocana
krsna-nama haite pade krsnera carana

"Simplesmente por cantar o santo Nome de Krsna pode-se obter liberação da existência material.Na verdade,simplesmente por cantar o Maha mantra Hare Krsna será possível para o devoto contemplar os Pés de lótus do Senhor.(Cc.Adi.7.73)

No seu Gayatri Mahima Madhuri,SS Mahanidhi Swami explica:
"O Maha mantra Hare Krsna é perfeito, independente e completamente puro.
Não requer nenhum Samskara ou processo de iniciação para ser efetivo.Qualquer um pode canta-lo sendo qualificado ou não.Existe um poder ilimitado no Maha mantra Hare Krsna,mesmo sem um Guru,iniciação ou qualquer outra coisa é possivel alcançar Krsna prema ao cantar Hare Krsna.

Porém devido a ignorância,aparadhas,anarthas,impureza mental e uma forte falta de fé,o devoto precisa de treinamento,encorajamento e associação com devotos avançados para alcançar a perfeição no cantar de Hare Krsna.Então, o devoto é guiado pela misericórdia do Guru e alcança a perfeição espiritual.

Srila Gaurakisora Das Babaji Maharaja disse que podemos realizar Svarupa Siddhi por cantarmos puramente Hare Krsna.

O efeito de cantar os Gayatri mantras é o mesmo ou diferente de cantar o Maha mantra?
É o mesmo.O Gayatri liberta a pessoa do enredamento material.Além de oferecer liberação os Gayatri mantras cantados pelos Gaudiya Vaisnavas especificamente concedem amor por Deus.

Portanto,eles tem o mesmo efeito.Só o kama bija Klim por si só pode dar Radha Krsna prema,que é obviamente a perfeição de cantar o Maha mantra Hare Krsna.
Mas se cantar Hare Krsna é a função eterna da alma,e o Maha mantra é suficiente para dar Krsna prema,então porque preocupar-se com os Diksa mantras?

Geralmente, um devoto esta apegado a muitos maus hábitos materiais abomináveis devido a contaminação material de vidas passadas.

Por isso,além de cantar Hare Krsna também necessita arcana-vidhi para purificar o corpo e a mente.

O Hari Bhakti Vilas explica que estes diksa mantras (Kama bija,Gopala mantra e Kama Gayatri) são absolutamente necessários para uma adoração interna através da meditação e para a adoração externa da arca vigraha de Sri Sri Radha Krsna.

Portanto,o Maha mantra Hare Krsna,os Diksa mantras e o processo de adoração das Deidades trabalham juntos para ajudar o devoto a rapidamente alcançar a perfeição.

Então,qual a relação entre Nama-sankirtana e os Diksa mantras?

O Gopala mantra e o Kama Gayatri são mantras que levam a perfeição.

Por cantar estes mantras,como fizeram os sábios de Dandakaranya,é possível chegar aos arredores de Goloka.

Por cantar o Gopala mantra,Kama Gayatri e Gaura Gayatri,obtem-se Sambandha-Jnana e perde-se o apego ao desfrute sensorial.
Então, o sadhaka experimentará um sentimento de doçura particular(rasa) se manifestar internamente e finalmente seu Svarupa se manifestara.

Após este estágio tudo será revelado pelo Suddha Nama (cantar puro de Hare Krsna).

Os Diksa mantras capacitam o sadhaka a alcançar Suddha Nama.

Os sábios de Dandakaranya executaram o sadhana de cantar o Gopala mantra.Este mantra estabeleceu o relacionamento deles com o Senhor (Sambandha Jnana), e gradualmente revelou um amadurecimento devocional permanente (Sthayi-Bhava) em Madhurya Rasa.
Então,alcançaram Svarupa Siddhi,o limite perfeito deste mundo.

Após, renaceram como Gopis para servir Krsna em Seus passatempos em Bhauma Vrndavana.
Neste estágio de perfeição não há necessidade de cantar o Gopala mantra,Kama Gayatri ou qualquer outro diksa mantra.O refinamento do serviço e identidade espiritual será feita por ouvir e cantar acerca dos passatempos de Krsna e por associar-se com Krsna e Seus eternos servos como Lalita Sakhi e Sri Rupa Manjari.

Nama sankirtana é a melhor pratica tanto no sadhana como na perfeição.
Almas liberadas não irão cantar diksa mantras,mas irão regozijar-se no ambrosiaco néctar de Nama sankirtana.
Todos os eternos associados de Sri Caitanya Mahaprabhu tem seguido este processo de aceitar Diksa com os diksa mantras juntamente com o Maha mantra Hare Krsna.
Mesmo Srila Haridasa Thakur,coroado como Namacarya,aceitou diksa de Adwaita Acarya de acordo com o Adwaita Prakash.

MISERICÓRDIA INIGUALÁVEL

Mahanidhi Swami continua a explicar:
Tem sido a tradição Guru-Sisya da Gaudiya Sampradaya que um discípulo recebe os diksa mantras após esperar 1 ano quando muito.
No entanto,geralmente, os Gaudiya Acaryas dão Diksa após 1 semana ou 1 mês.Tem sido um procedimento padrão entre muitos Gurus descendentes de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur dar o Guru e Gaura Gayatris e o potente Gopala mantra juntamente com o Maha mantra Hare Krsna.

Embora não de acordo com a tradição,hoje em dia alguns Gurus aceitam discípulos mas não dão os Diksa mantras mesmo após oito ou nove anos.
O padrão de Srila Prabhupada era dar Diksa após 6 meses ou 1 ano no máximo.

Os Gurus devem ser liberais e compassivos em relação aos seus discípulos dando a maior misericórdia possível para ajudá-los a progredir no caminho de Prema Bhakti
Seguir os Acaryas predecessores significa proteger a tradição Gaudiya de inundar a todos com magnanimidade e compaixão.

Apreciando o admirável poder dos vários diksa mantras passados por uma benevolente linha preceptorial,os Acaryas atuais devem encontrar maneiras de dar a misericórdia rapidamente para ávidos e merecedores discípulos.
O padrão de srila Prabhupada deve servir de exemplo e inspiração.
Srila prabhupada explica:
"Qualquer um que tenha uma leve tendência a tornar-se um devoto deve receber uma chance."

LEITURA SISTEMÁTICA

Na introdução do Srimad Bhagavatam esta dito:
"O tradutor original desta edição compara o Bhagavatam com o açucar-cande que é igualmente doce e saboroso onde quer que seja provado.Por conseguinte,se quisermos provar a doçura do Bhagavatam,poderemos começar por ler qualquer de seus volumes.Contudo,após tal gosto introdutório,o melhor conselho que se da ao leitor sério é que volte ao Volume Um do Primeiro Canto e dai prossiga através do Bhagavatam,volume após volume,na sua ordem natural."

No prefácio Srila Prabhupada explica:
"O único requisito necessário para se estudar esta grande obra de conhecimento transcedental é proceder passo a passo e cautelosamente..."
"Uma pessoa não conseguira assimilar os efeitos do Décimo canto sem antes passar pelos nove primeiros cantos."

Uma leitura sistemática pode ser:
Primeiro o Bhagavad Gita, depois A Ciência da Auto Realização,Néctar da Instrução,Néctar da Devoção(1º Parte),Srimad Bhagavatam (1 ao 12),Néctar da Devoção (2º Parte),Sri Caitanya Caritamrta (Adi,Madhya e Antya) e todos os livros citados nos livros de Srila Prabhupada,como por exemplo a leitura cuidadosa do Sri Ujjvala Nilamani de Sila Rupa Goswami que é um estudo posterior do Néctar da Devoção(Bhakti Rasamrta Sindhu)

Todas as pessoas serão capazes de obter um entendimento profundo da filosofia da Consciência de Krsna através de uma leitura sistemática ininterrupta das escrituras.

Vosso servo
Prahladesh Dasa