segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Sri Guru

Caros Vaishnavas e Vaishnavis, por favor, aceitem minhas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya!!!

Do Gayatri Mahima Madhuri (Mahanidhi Maharaja):

"No começo o discípulo vê o mestre espiritual como o próprio Krsna, saksad-hari. Ele pensa, "Meu Guru é Deus, o omnisciente e omnipotente salvador e libertador."

Mais tarde ele irá compreender que o mestre espiritual é um representante empoderado de Deus. O Guru é saktyavesa, investido com uma potência especial ou sakti pelo Supremo Senhor Krsna. Esta é a potência de misericórdia conhecida como krpa-sakti murti,ou a forma personificada da misericórdia de Krsna que aparece diante da alma condicionada.

Finalmente, um rendido e sincero discípulo compreenderá a eterna identidade do mestre espiritual. De acordo com seu desejo interno, o discípulo avançado encontrará o mestre espiritual situado num modo particular de devoção;dasya,sakhya,vatsalya ou madhurya rasa. Ele poderá realizar o manjari-svarupa do seu gurudeva, e entender que ela (ele) esta atuando no campo de Lalita-sakhi servindo sobre a ordem de Sri Rupa-manjari. Ele poderá perceber que seu gurudeva esta habilmente executando nikunja-seva para auxiliar Radha-Madhava nos Seus encontros amorosos.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakur(Vinoda-vallari manjari) tinha esta visão do seu guru:

nikunja-yuno rati-keli-siddhyai,ya yalibhir yuktir apeksaniya,tatrati-daksyad ati-vallabhasya, 

"As gopis fazem todos os arranjos necessários para que os passatempos conjugais íntimos de Radha-Madhava ocorram na perfeição nos Vraja nikunjas. Meu gurudeva esta habilmente auxiliando como uma serva das amadas gopis."

Quando questionado acerca da rasa dos nossos Gaudiya Acaryas, Srila Prabhupada disse: "Na sua maioria, todos os Acaryas do nosso parampara estão em madhurya rasa (manjari bhava)."

Portanto, enquanto canta o Guru-mantra, o discípulo em última análise irá meditar no siddha svarupa como uma manjari do seu guru."

Nunca é demais salientar que para chegar neste estágio avançado de meditação é preciso seguir todo o processo de purificação transmitido pelos Goswamis de Vrndavana,processo que não é seguido pelos sahajiyas (imitadores baratos).

Nas palavras de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur:
"Nós não temos outra função a não ser servir Sri Guru."

Seu servo
Prahladesh Dasa