segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Brahma Gayatri

Caros Vaisnavas e Vaisnavis,
por favor, aceitem minhas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya!!!

A seguinte citação é do Gayatri Mahima Madhuri de Mahanidhi Maharaja.

"A seguinte explicação do Brahma Gayatri é umas das mais extraordinárias elucidações jamais dadas na história do Gaudiya Vaisnavismo.

Um estudo repetido e uma meditação sobre este registo colocará o devoto na efulgência benigna dos divinos pés de lótus de Srimati Radharani.

A explicação é a seguinte:

"Bhur representa o sensual,o mundo físico,Bhu-loka,aonde nós estamos-o mundo da nossa experiência.

Bhuvah representa a esfera mental subtil,o mundo mental da aceitação e rejeição-"Eu gosto,eu não gosto".

Svah (Svarga-loka) é o plano da inteligência aonde a razão e a discriminação ditam decisões.

Consequentemente,estas três palavras do Brahma Gayatri Mantra representam os três planos da existência material:físico,mental e intelectual. Bhur é o mundo grosseiro físico do corpo e sentidos; Bhuvah é o mundo mental; Svah é o mundo intelectual.

Tat resume e reduz estes três planos de experiência para uma entidade,"aquilo".

Bhur, Bhuvah, Svah também indicam os sistemas planetários superiores, intermediários e inferiores da criação material.

A palavra Tat significa aquilo,e indica aquilo que é mostrado por Savitur,o Sol, ou a alma individual.

Savitur significa o Sol,ou aquilo que ilumina ou revela. Os três planos da existência material são-nos mostrados pelo Sol, o qual na realidade significa a alma. Na verdade não é o Sol que nos capacita a ver as coisas grosseiras; nós vemos e percebemos com a ajuda da alma .O centro da existência para uma entidade viva individual não é o Sol, mas a alma que ilumina o corpo com consciência e percepção.

Portanto, é a alma que da luz a este mundo,e proporciona entendimento para o nosso ambiente. Sem a alma não há percepção. Embora geralmente a palavra savitur signifique Sol,isto refere-se unicamente à alma, que como o Sol pode mostrar tudo.

A palavra Varenyam significa adorado,venerado e indica a alma que adora a Superalma.

Geralmente,a palavra Bhargo significa Luz. Assim como uma máquina de Raio-X nos mostra o que o olho nú não pode ver, Bhargo é Svarupa-sakti, a mais elevada e poderosa luz que pode revelar a alma (como serva).

A Svarupa-sakti de Krsna, energia pessoal interna,é a combinação da Sua Samvit-sakti (potência cognitiva) e Hladini-sakti (potência de prazer).

Bhargo pode ser substituida pela palavra Bhanu, que significa o Sol ou "aquela que nos mostra pela luz".

Radharani também é conhecida como Vrsabhanunandini, a filha do Rei Vrsa"bhanu",a qual como Seu pai,adorava o deus do Sol.

Srimati Radharani é a essencia da Svarupa-sakti de Krsna. Assim como os raios de luz irradiam do Sol,toda a potência interna é uma extensão de Mahabhava Srimati Radhika.

Ela desenvolveu-se a Si mesma numa área maravilhosa de brilho, da energia interna, e com isso serve Seu amado.

A quem esta Bhargo, Svarupa-sakti ou energia interna pessoal pertence?

Pertence a Deva (Devasya) que significa "aquele que é lindo e brincalhão". A palavra Devasya significa Sri Krsna,a personificação perfeita de beleza e passatempos combinados.

A palavra Dhimahi significa "meditar". Dhi é derivado da palavra Buddhi, que significa o que nós cultivamos com a ajuda da inteligência. Mas aqui, Dhi denota a inteligência venerável,a qual descende neste plano para ajudar-nos a cultivar serviço devocional. Portanto Dhimahi não significa meditação abstracta,mas indica o serviço amoroso de Radha e Krsna em Vrndavana.

Desta forma, o som da flauta de Sri Krsna expressa no Brahma Gayatri mantra esta destinado a ocupar-nos no serviço de Vrsabhanunandini, Sri Radha.

O Brahma Gayatri mantra irá incitar-nos e inspirar-nos a servir Srimati Radharani,a aceitar Sua ordem, e a ocupar-nos no Seu serviço amoroso eterno.

Em outras palavras, o serviço divino aos pés de lótus de Srimati Radhika é o desígnio último do Brahma Gayatri.

O resumo desta explicação é o seguinte:

"Meditemos que a origem da energia deste mundo material vem de Krsna na forma de Radha (Svarupa-sakti-a mais poderosa luz que revela a natureza da alma como serva de Krsna).

Toda a energia que cria estes três mundos(Bhur, Bhuvah, Svah) é simplesmente uma transformação da Sua (Radha) energia".

Ou ainda:

"Meditemos na adorável efulgência (Radha) que é a Svarupa-sakti de Krsna, a qual entusiasma a nossa meditação (serviço devocional)".

Ou ainda:

"OM-O Goswamis explicaram que (Pranava) Omkara é a completa representação da Suprema Personalidade de Deus. Omkara é a combinação de três letras A,U e M.

Akarenocyate krsnah: a letra A (a-kara) refere-se a Krsna, o qual é Sarva-lokaika-nayakah, o mestre de todas as entidades vivas e também de todos os planetas materiais e espirituais. Nayaka significa "Líder". Ele é o Supremo Líder (Nityo nityanam cetanas cetananam).

U (u-kara) indica Srimati Radharani, a potência de prazer de Krsna e M (ma-kara) denota as entidades vivas (Jivas).

Portanto, OM é a combinação completa de Krsna, Sua potência e Seus servos eternos. (Gayatri-vyakhya-vivrtti).

TAT - engloba os três planos(Bhur,Bhuvah,Svah)

SAVITUR - a alma que ilumina o corpo com consciência e percepção.

VARENYAM - adorado (a alma que adora a Superalma).

BHARGO - a palavra Bhargo significa luz. (Sri Radha - a mais elevada e poderosa luz que pode revelar a alma (como serva))

DEVASYA - Sri Krsna (a personificação da beleza e passatempos combinados).

DHIMAHI - meditação no serviço amoroso de Radha e Krsna em Vrndavana.

DHIYO YO NAH - a palavra Nah significa que a nossa inteligência (buddhi) inspira-nos na direcção certa.(Gayatri-vyakhya-vivrtti)

PRACODAYAT - que o Senhor esteja satisfeito conosco e possa ocupar-nos no Seu serviço amoroso. (Mantrartha-dipika).

"Possam todos os devotos realizar os frutos preciosos de Bhakti que encontram-se nas doces glórias do Gayatri"(Mahanidhi Maharaja)

Vosso servo
Prahladesh Dasa