segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Anarthas - Origem e como Elimilar.

No seu Madhurya-Kadambini Srila Visvanatha Cakravarti Thakur explica todas as fases no desenvolvimento de Bhakti.

Sraddha, Sadhu-Sanga, Bhajana-Kriya, Anartha-Nivrttih, Nistha, Ruci, Asakti, Bhava e Prema.

Com alguma fé (Sraddha) e associando-se com Guru e Sadhu (Sadhu-Sanga) o devoto começa a praticar actividades devocionais (Bhajana-Kriya).

Bhajana-Kriya é de dois tipos.

Anisthita (Hesitante, Irresoluto)
Nisthita (Firme, Resoluto)

ANISTHITA BHAJANA KRIYA

Divide-se em seis:

Utsaha-mayi - Uma pessoa que esta a começar o serviço devocional pode ter a audácia de pensar que sabe tudo. Cheia (inflada) com entusiasmo.

Ghana-tarala - As vezes pratica diferentes formas de serviço devocional e outras vezes negligencia as mesmas.(condensado-diluido)

Vyudha-vikalpa - A mente gasta muito tempo vacilando entre a vida de renúncia e a vida familiar. (Especulação extensiva).

Visaya-sangara - Batalha com os desejos de desfrute sensorial, aonde as vezes sai vitorioso e as vezes derrotado.Inabilidade para abandonar desfrute sensual.

Niyamaksama - Inabilidade para seguir regras e votos,ou incrementar seu serviço devocional.

Taranga-rangini - Inabilidade para arrancar as ervas daninhas ao redor da trepadeira de Bhakti. As ervas daninhas são:

Labha - facilidades materiais oferecidas por Bhakti.
Puja - adoração por parte de outros.
Pratistha - fama, posição.

Após a fase de Anisthita Bhajana Kriya vem Anartha-Nivrtti. Srila Prabhupada enfatiza muito a fase de Anartha-Nivrtti.

ANARTHAS E SUA ORIGEM

Duskrtottha - surgem dos pecados passados e são:

Ignorância
Falso Ego
Apego
Ira
Medo da morte

Sukrtottha - surgem de actividades piedosas passadas e são:

Desfrutar de acções piedosas
Desejo de Liberação

Aparadhottha - surgem das ofensas:

Seva-aparadha
Nama-aparadha
Vaisnava e Guru-aparadha (Sadhu-ninda)
Deva-aparadha
Sruti-Sastra-ninda

Os Anarthas que surgem por Aparadhas fazem o devoto perder todo o gosto por Nama-kirtana.

Bhaktyuttha - surgem de Bhakti e são:

Labha - facilidades.
Puja - adoração.
Pratistha - fama.

CINCO ETAPAS DA ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS

«1» Eka-desa-vartini-Parcial
«2» Bahu-desa-vartini-Dominante
«3» Prayiki-Quase completa
«4»Purna-Completa
«5»Atyantiki-Absoluta

ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS QUE SURGEM DE APARADHA

Bhaja-Kriya «1»
Nistha «2»
Rati ou Bhava «3»
Prema «4»
Associação do Senhor «5»

ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS QUE SURGEM DE PECADOS PASSADOS E ACTIVIDADES PIEDOSAS

Bhajana-kriya «3»
Nistha «4»
Asakti «5»

ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS QUE SURGEM DE BHAKTI

Bhajana-kriya «1»
Nistha «4»
Ruci «5»

Na fase de Anartha-nivrtti nem todos os Anarthas são erradicados. É muito difícil erradicá-los. Muitos Anarthas acompanham o devoto até Bhava.

Para passar a fase seguinte é precisso superar alguns obstáculos.

Os obstáculos para Nistha são:

Laya - Adormecer durante Kirtana e Japa, Sravana e Smarana.

Viksepa - Distracção em relação a tópicos mundanos enquanto pratica serviço devocional.

Apratipatti - Desinteresse em tópicos espirituais.

Kasaya - tendência inata para qualidades como ira, avareza e orgulho.

Rasasvada - inabilidade para absorver a mente em Kirtana se obtém a oportunidade por prazer sensorial.

Na ausência destas faltas Nisthita-Bhakti aparece.

Vosso servo
Prahladesh Das