segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Lalasamayi Prarthana

Caros Vaisnavas e Vaisnavis,
por favor,aceitem minhas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Srila Narottama Dasa Thakur diz no seu Lalasamayi Prarthana:

rupa-raghunatha-pade hoibe akuti
kabe hama bujhabo jugala-piriti

"Quando mostrarei forte interesse em estudar os livros deixados pelos Goswamis liderados por Srila Rupa Goswami e Srila Raghunatha Das Goswami? Através das suas instruções eu serei capaz de entender as relações amorosas conjugais de Radha e Krsna".

Srila Prabhupada explica:

"Narottama Dasa Thakur orienta-nos para não tentarmos compreender através do nosso próprio esforço o amor conjugal de Radha-Krsna. Devemos tentar compreender este yugala-piriti, amor conjugal,sob a orientação dos Goswamis.

Enquanto a mente estiver muito absorta em pensamento materialista, a pessoa não pode entrar no reino de Vrndavana. 

Mas Narottama Dasa Thakur diz: "Quando a mente purificar-se por completo,ficando livre de ansiedade e desejos materiais, então serei capaz de compreender Vrndavana e o amor conjugal de Radha e Krsna, e nessa altura minha vida espiritual sera exitosa".

No Néctar da Devoção Srila Rupa Goswami explica que Lalasamayi é o desejo intenso de se restabelecer na relação constitucional com Krsna.

Numa etapa avançada, esta posição de obter a sua forma constitucional original é almejada não para desfrute pessoal mas porque ao alcançar esta relação constitucional  o devoto pode servir Radha  Krsna na perfeição.

No capítulo dezoito do Néctar da Devoção Srila Prabhupada explica:

"Quando se esta suficientemente ansioso por obter exito em serviço devocional,isto se chama samutkantha.Isto quer dizer ansiedade completa.Na realidade,esta a nsiedade é o preço para se obter o exito em consciência de Krsna."

Uma das qualidades do devoto é Akama-livre de desejos.

Srila Satsvarupa Das Gosvami explica:
 
"Esta qualidade não deve ser considerada como se no final o devoto atingisse o estado do vazio,sem desejos.é impossível existir sem desejo algum.O desejo é um sintoma do ser vivo".

Srila Prabhupada explica:

"Materialmente,cada qual quer satisfazer os seus sentidos, e quer que Deus aja de modo que esta exigência realize-se.
Mas quando se toma o caminho oposto-a saber, quando alguém tenta satisfazer os sentidos de Govinda sem desejar satisfazer seus próprios sentidos-então,pela graça de Govinda, todos os desejos da entidade viva são satisfeitos".

Outro aspecto importante no serviço devocional é a incondicionalidade do serviço prestado pelo devoto como é explicado por Sri Caitanya Mahaprabhu no Seu Siksastaka.

A este respeito no Néctar da Devoção Srila Prabhupada explica que um dos sintomas do devoto que sente amor extático é Asabandha.

"O significado é que com este título de asa-bandha devemos continuar a esperar mesmo quando já não haja esperança que de uma maneira ou de outra sejamos capazes de nos aproximar dos pés de lótus do Senhor Supremo"

Porém,como é possível manter esta atitude quando ainda temos tantos desejos pessoais?

Srila Satsvarupa Das Gosvami explica:

"Reconhecidamente,até que o devoto alcance o serviço devocional puro,talvez ele ainda considere a possibilidade de ser feliz por intermédio de desejos materiais.

Como pode um devoto persistir em resistir aos desejos materiais antes mesmo de ter experimentado completamente o gosto superior da consciência de Krsna espontânea? A resposta é tapasya, austeridade.

Controlar a mente e os sentidos para alcançar um objetivo mais elevado.A austeridade é necessária para se alcançar a felicidade transcedental.A menos que abandonemos o gozo dos sentidos e sirvamos a Krsna,não podemos nos libertar."

Podemos concluir que:

1 - Um devoto é akama(livre de desejos materiais) porém,deseja servir Sri Sri Radha Krsna e num estado avançado deseja intensamente(lalasamayi) alcançar seu relacionamento constitucional original não para o desfrute pessoal mas para servir plenamente Sri Sri Radha Syamasundara.

2 - Controlando a mente e os sentidos (tapasya) continua a esperar (asabandha) e a praticar serviço devocional mesmo que não haja esperança que de uma ou outra forma seja capaz de se aproximar dos pés de lótus do Senhor Supremo (Amor incondicional).

Vosso servo
Prahladesh Dasa