segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Imitadores

Existe uma classe de imitadores chamada Prakrta Sahajiya que artificialmente querem assumir uma forma espiritual (siddha-deha), vestindo-se externamente como uma Gopi sem passar por um processo de purificação necessário.

Nas palavras de Bhaktivinoda Thakur, "Estes imitadores querem os frutos sem se dar ao trabalho de subir na árvore. Então, que tipo de frutos podem alcançar? Este assim chamado progresso é imaginário - uma espécie de auto-engano."

Ou ainda, nas palavras de Srila Gaura Kisora Das Babaji Maharaja, "os imitadores são como uma mulher que entra numa Maternidade e simplesmente por produzir sons do trabalho de parto pensam que podem produzir uma criança. Porém, muitas coisas são necessárias antes disso".

"Se uma pessoa pensa em Siddha-deha sem ter Adhikara (realização necessária) a sua inteligência fica confusa":(Bhajana-Rahasya)

Srila Prabhupada também alertou muito acerca deste ponto.

É preciso ter uma ânsia (Lobha) arrebatadora por Krsna. E assim, quando Lobha surge o Sadhaka tem o Adhikara necessário para entrar no Sadhana interno de Raganuga-Bhakti. Até então, deve-se seguir Vaidhi-Bhakti com ênfase no cantar do Santo Nome. Deve-se, numa posição humilde cantar Hare Krsna e render serviço ao Guru e aos Vaisnavas. 

Independentemente do Siddha-deha, esta atitude é a nossa posição espiritual eterna e a aspiração mais elevada.

Na verdade, a "construção" do corpo espiritual começa quando o devoto recebe diksa ou Hari-nama.

O estudo de Rasa-tattva é muito importante. Srila Prabhupada demonstrou isto ao dar-nos o Bhakti-rasamrta-sindhu.

"Esta ocupação eterna na Bhakti-rasa pode ser entendida por um estudante sério ao estudar o Néctar da Devoção"(Srila Prabhupada)

Porque é que este estudo é importante?

A medida que estuda a progressão do serviço devocional de Sraddha até Prema, o devoto sente que este estudo é como um espelho. O devoto ve-se a si mesmo e reconhece em que posição se encontra em meio de todo esforço e armadilhas que são descritas nas fases preliminares de Bhakti.

Mais adiante, nas instrucções pertinentes aos devotos avançados nos estágios posteriores de Bhajana e da ciência de Rasa, encoraja os neófitos e da um vislumbre do que esta para vir.

O estudo de Rasa-tattva não é imcompatível com o humor de pregação. Podemos pregar no humor das gopis. Estas duas tendências são perfeitamente conciliáveis através de uma compreensão confidencial do Sankirtana.

Em Gaura-lila as gopis, sakhis e manjaris actuando como devotos, auxiliam Srimati Radharani (Sri Caitanya) a angariar novos devotos para o prazer de Sri Krsna (Sri Caitanya).

"A explicação que o Sankirtana é lila do Senhor Caitanya, que compara-se as gopis tentando ocupar outras pessoas no serviço a Krsna, é a compreensão correcta"(Srila Prabhupada)

Nas palavras de Tamal Krsna Maharaja em Zurique em 1991:

"Para distribuir a capacidade de dar prazer a Krsna, Radharani veio como Caitanya Mahaprabhu. Krsna quer conhecer o humor de Radharani. Indiretamente, é o desejo de Radharani ver Krsna mais satisfeito.Quanto mais devotos puros existirem, mais prazer Krsna receberá,e Radharani quer agradar a Krsna. 

Por isso Krsna vem com a disposição de Radharani para dar amor a Deus as almas condicionadas. E o Movimento de Sankirtana de Caitanya Mahaprabhu se destina a satisfazer este desejo de Srimati Radharani.

Logo os sankirtaneiros estão a prestar o serviço mais íntimo a Srimati Radharani.....
....este é o propósito da sucessão discipular.Estes maha-bhagavatas vêm todos com a idéia de ser servas de Srimati Radharani.Estamos orando a Vrnda-devi apenas com este propósito.

Estamos a cantar Hare Krsna com esta atitude.E a atitude de Sankirtana não é diferente.Ela vem através de Caitanya Mahaprabhu. 

É diretamente a maneira de entrar no serviço de Radha e Krsna.Não é nada senão isso."

Uma coisa é assumir artificialmente a posição das gopis, sem passar por um processo purificatório.

A outra é, cultivar a atitude de serviço e adoração das gopis, passando por um processo purificatório gradual, até alcançar as emoções transcedentais de dedicação a Sri Sri Radha Vrajendrasuta.

A primeira é a linha dos imitadores Prakrta-Sahajya.

A segunda é a linha do Gaudiya Vaisnavismo.

Srila Prabhupada esclarece no Livro de Krsna:

"O serviço devocional prestado a Krsna com sentimentos de separação eleva o devoto ao nível perfeccional mais elevado: o nível das gopis.....
.....Aqueles que pertencem a sucessão discipular da Madhva-Gaudiya-Sampradaya devem também sentir separação de Krsna, adorar Sua forma transcendental e discutir Seus preceitos transcendentais, Seus passatempos, Suas qualidades, Seu séquito e Suas associações. 

Os mestres espirituais devem enriquecer os devotos com a mais elevada perfeição devocional. Sentir constante separação enquanto se esta ocupado no serviço do Senhor é a perfeição da consciência de Krsna."

Vosso servo
Prahladesh Das