Sua Graça Harā Kānta Dāsa Prabhu é a alma do Yatra do Sul do Brasil: Curitiba, Gurukula, Comunidade Rural em Piraquara, Florianópolis, Itajaí e Porto Alegre.
É estrito? Claro que é. Mas também é muito bem educado, gentil e prestativo com todo(a)s. Nem está interessado em nenhuma posição.
Os devotos do Sul informam-me:
"Festivais de Domingo:
Os 4 templos urbanos contam com Festival do Amor completo a partir das 17h, com Bhajana, palestra do Bhagavad-gītā Como Ele É, Gaura Ārati e delicioso banquete vegetariano Mahā-prasādam. Tudo gratuito.
Média de visitantes: 20
Festivais Semanais:
Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre com 4 a 5 festivais noturnos semanais a partir das 19h, com Gaura Ārati, estudo coletivo do Bhagavad-gītā Como Ele É e delicioso banquete vegetariano Mahā-prasādam. Tudo gratuito. Média de visitantes: 5
Festivais Grandes:
Todos os 4 templos urbanos realizam todos os festivais principais abertos ao público. Média de visitantes em cada Festival: 60
Adoração às Deidades:
Mínimo de 4 Āratis, 5 Oferendas e 30 preparações diariamente nos 4 templos urbanos.
Alimentos Para Vida:
Curitiba com média de 120 e Florianópolis com média de 150 pessoas atendidas diariamente de segunda a sexta. Prato completo com arroz, feijão, macarrão ou Sabji, salada e pão. Itajaí com média de 15 pessoas atendidas diariamente. Porto Alegre com média de 180 pessoas atendidas semanalmente. Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre contam com a ajuda de vários voluntários diariamente.
Distribuição dos Livros de Śrīla Prabhupāda:
Média de 2.000 livros distribuídos fora das maratonas e 10.000 livros distribuídos nas maratonas, sendo 2 maratonas por ano: Julho e Dezembro.
Aproximadamente 5 devotos engajados diariamente fora das maratonas e 20 devotos engajados diariamente durante a maratonas.
Hari-nāmas: Os 4 templos urbanos realizam um Hari-nāma por semana, geralmente no fim de semana.
Visitas Guiadas:
O Templo de Curitiba integra o Roteiro Religioso Turístico da cidade, recebendo visitas guiadas semanalmente. Números dos últimos 3 meses: 5 grupos de escoteiros somando mais de 70 crianças e 12 adultos; 3 grupos de estudantes somando 65 alunos; 100 alunos marcados para Novembro. Templo de Curitiba também integra a ASSINTEC, Associação Inter-Religiosa para a Educação do Paraná, participando de eventos Inter-Religiosos com autoridades regionais e fornecendo conteúdo filosófico usado em materiais didáticos da rede pública de ensino do Paraná."
Muito obrigado a todos.
Claro que sempre pode-se fazer melhor e ninguém é perfeito. Mas o caminho é este.
No Śrī Caitanya Caritāmṛta Ādi 7.92 o Senhor Caitanya recomenda:
নাচ, গাও, ভক্তসঙ্গে কর সংকীর্তন ।
কৃষ্ণনাম উপদেশি’ তার’ সর্বজন ॥ ৯২ ॥
nāca, gāo, bhakta-saṅge kara saṅkīrtana
kṛṣṇa-nāma upadeśi’ tāra’ sarva-jana
"Minha querida criança, continue dançando, cantando, e executando Saṅkīrtana na associação dos devotos. Além disso, saia e propague o valor de cantar Kṛṣṇa Nāma, pois por este processo você será capaz de ajudar todas as almas confusas."
Saṅkīrtana Yajña Kī Jaya !!!
Às vezes os devoto(a)s se questionam porque temos a tendencia a atrair pessoas psicologicamente perturbadas e confusas, e que isto seria devido a um modelo típico e "antiquado" de apresentação da Consciência de Kṛṣṇa.
Mas a verdade, como foi comentado por devotos, é que este mundo material é simplesmente assim: um hospício de pessoas confusas e aflitas.
De facto, são poucas as pessoas que se aproximam da Consciência de Kṛṣṇa porque são inquisitivas, buscam riqueza ou são curiosas. A maioria é porque está aflita, mesmo aquelas com grau acadêmico.
E isto é assim independente do modelo que for usado para apresentar a Consciência de Kṛṣṇa.
E assim temos no Yatra do Sul, como em qualquer outro lugar, vários devoto(a)s com grau acadêmico e também devoto(a)s sem grau nenhum. Todos são bem vindos. Sempre.
Gaura Premānande Hari Haribol !!!
Śrīla Prabhupāda Kī Jaya !!!
Eu fiz este post para demonstrar que nenhuma administração é livre de falhas. Quem administra e já administrou sabe disso.
É normal que hajam e devem ser sempre ajustadas.
De qualquer forma o esforço do Yatra do Sul deve ser reconhecido e incentivado e não suprimido ou fechado.
O que está em causa aqui é o choque de duas formas de apresentação. Uma que seria "antiquada" e outra "actualizada".
No entanto, ambas tem o seu lugar. E é preciso maturidade de ambas as partes para entender isso.
O Yatra do Sul seria "uma pedra no sapato" para alguns.
==================================
Mas isto não acontece só no Sul. Um pouco por todo lado onde existe esta "disputa" um pouco mais acentuada. Ou onde os "dois sistemas" são destacados e tentam prevalecer.
Por exemplo o livro de SS Bhakti Vikasa Svami, "Mulheres: Mestres ou Mães?" foi banido de ser vendido na ISKCON.
Outro exemplo, na semana passada, Basu Gosh Dasa Prabhu ACBSP foi proibido de dar aulas, pelo GBC Anuttama Dasa Prabhu ACBSP, durante sua tourne nos Templos Norte Americanos. O motivo seria suas declarações referentes a posição de devotas serem diminuídas na ISKCON.
No outro extremo temos outro exemplo, há algumas semanas atrás o famoso Kirtanya Madhava Dasa Prabhu, em visita a Mayapur, foi proibido de fazer Bhajana pela administração do Templo. O motivo foi por usar barba e dreadlocks.
É inevitável este conflito. E é expectável que tanto um lado como o outro tentem impor sanções.
Um certo grupo de devotos têm um idéia de como a ISKCON deveria ser e funcionar e outros devotos têm outra idéia.
Alguém poderá dizer que quando estes devotos citados acima já não estiverem por aqui o problema fica resolvido. Não fica. Sempre vai haver devotos com visões diferentes.
Solução?
É difícil.
Porque devotos com visões completamente diferentes de como as coisas deveriam ser, com muita dificuldade podem trabalhar juntos.
Isto exige muita tolerância e cedência de ambas as partes.
A minha humilde opinião é que o Yatra do Sul tente resolver os problemas administrativos e deficiências, que é normal que hajam em qualquer administração independente do sistema que é seguido, com melhores condições de habitação (quartos com camas ou beliches) para os moradores e qualquer outra coisa que seja necessária.
Enquanto alguns devotos considerarão a distribuição massiva de livros, Prasadam e Harinamas como algo "antiquado", no Yatra do Sul eles confiam neste sistema.
Força !!! Sigam em frente !!!
====================
Imagem de Hara Kanta Prabhu: Foto tirada há poucos dias atrás, Junho 2024.
Seguir o "pique" do Prabhu Hara Kanta não é para qualquer um.
É algo intenso. É o humor das antigas. Todos aqui que participaram desta época sabem como era. Respirar Sankirtana, ver Sankirtana, comer Sankirtana. 24 horas de Sankirtana. Algo muito focado. É bom? É mau? É bom porque tem muita distribuição de livros.
Precisa só uns pequenos ajustes. Mais horas para descansar e estudar. De resto tá tudo bem.
Eu vejo o Prabhu Hara Kanta na idade dele, uma pessoa idosa. Segue no mesmo pique. Nós fizemos isso por algum tempo e depois fomos fazer nossas vidinhas bonitinhas. E ele continua lá. Nada para ele. Tudo para os outros. Eu conheço o Prabhu Hara Kanta. Nem o Dhoti que ele usa é comprado na Índia.
Ele compra um tecido bem barato numa loja de tecidos e tinge de laranja açafroada.
O Prabhu Hara Kanta é um Mahatma. Uma alma raríssima.
Ele era chefe de Combatentes no Uruguai. Este pessoal não brinca em serviço. Não é 20,30,50% . É 100% até o fim. É gente de fibra.
É sufocante, mas ao mesmo tempo lindo.
O Prabhu Hara Kanta sempre ia fazer Sankirtana na minha cidade Livramento RS e como sabia que eu gostava dos devotos sempre deixava livros para mim de graça.
Uma máquina imparável.
Imagina um Hara Kanta em cada Estado do Brasil. Não precisava mais. Só um em cada Estado. O Brasil fervilhava em distribuição de livros, Prasada e Harinama.
Golokera Premananda Harinama Sankirtana abuelo !!!
Até agora os devotos cuidaram muito bem dele. Ele teve que fazer um cirurgia de hernia que depois complicou. E neste tempo todo os devotos cuidaram dele muito bem.
Também teve um acidente que escorregou e bateu a boca. Teve que reconstruir toda a arcada dentária. Algo muito delicado. E os devotos cuidaram muito bem dele.
E segue na luta mi querido abuelo !!!
Harinama Sankirtana Ki Jaya !!!
===================
Por Draupadi Adeline Bordin
"Frequento o templo da Isckon há mais de 20 anos aqui em Curitiba. Acho muito engraçado ver pessoas que nunca vieram lavar um banheiro aqui cometendo todas as ofensas possíveis a quem está de fato trabalhando. Antes do devoto que atualmente está liderando o templo, tivemos várias pessoas que vieram com o papo de revigorar o templo e tudo que conseguiram foi colocar na rua (com polícia e tudo) o Pujari que serviu as deidades por décadas.
Há sim problemas que as devotas e devotos daqui se reuniram e se reúnem e procuram formas coerentes de solução. Mas desqualificar o serviço que está sendo oferecido à população é no mínimo desonesto. Eu espero que essas pessoas ofensivas não apareçam um dia sequer no templo de Goura Nitay aqui em Curitiba, porque eu farei questão de reunir meu bonde de mendigos e loucos pra recepcionar estas e estes."
====================
É como o devoto Eleonaldosantosmttos Mattos disse:
"Tá fazendo o que é pra ser feito, distribuindo livros de Srila Prabhupada e prasada de Krsna, o resto é frescura dessa nova geração."
====================
O que é alarmante é que não é só "frescura da nova geração", mas é apoiado por alguns lideres antigos do Brasil.
No entanto, não tenho nenhum problema em fazê-lo publicamente.
Hara Kanta Prabhu e todo o Yatra do Sul TEM TODO O MEU APOIO !!!
====================
Comentário por Alexis Zarate
"Campeões de SANKIRTANA DO BRASIL,
OS ÚNICOS QUE DISTRIBUEM A LITERATURA DE SRILA PRABHUPADA. QUER MAIS ???
MAIS DE MIL 1.000 REFEIÇÕES POR DIA NO PROGRAMA ALIMENTOS PARA A VIDA NOS 3 TEMPLOS. PORTO ALEGRE, FLORIANÓPOLIS E CURITIBA. TA BOM ASSIM ?
OU ESSES QUE FICAM SÓ NA TEORIA BEM DESCANSADOS FARIAM MELHOR ?
OU TERIA QUE PAGAR UM SALARIO PARA ELES FAZEREM "SERVIÇO DEVOCIONAL".
TODAS AS GLÓRIAS A SRILA PRABHUPADA !!!!"
====================
Foi uma coisa "mística". Arranjo divino de Radha Krsna.
Eu estava na rodoviária de POA pronto para ir para Nova Gokula que era onde eu queria ir morar. Então o Prabhu Hara Kanta aparece neste momento levando um carro com livros. Ele e o Sri Padma Dasa. Então ele me convence a ir com ele e participar do seu grupo (Rasananda Dasa) de Sankirtana. E então foram cinco anos a viajar por muitos lugares consigo.
O Prabhu Hara Kanta sempre ia fazer Sankirtana na minha cidade Livramento RS e como sabia que eu gostava dos devotos sempre deixava livros para mim de graça.
Uma máquina imparável.
Harinama Sankirtana Ki Jaya !!!
====================
Eu vi os vídeos do Templo de Curitiba. Devotas dão aula. Fazem Bhajana. O Templo está limpo.
Vi também um devoto muito antigo a dar aula. Caitanya Lila Dasa Prabhu. Se houvessem discrepâncias ele não estaria lá.
Sim, tentar se aproximar de pessoas de bom nível, estudantes. É importante. Penso que é em Florianópolis que eles distribuem Prasada no Campus Universitário.
Mas isto não quer dizer que os "loucos e mendigos" devam ser esquecidos. Tem várias pessoas que estavam nesta situação e hoje são grandes devotos. Eu conheço um que vivia numa caverna e hoje é um grande orador na Iskcon. Madhavananda Dasa Prabhu. E há muitos casos assim.
O Movimento é para todos e não só para uma elite.
Os discípulos de Prabhupada eram todos drogados e malucos. E hoje são Gurus.
=====================
É tudo uma questão do que a liderança local prioriza e promove.
Há líderes que consideram que sair nas ruas com dothi, kurta, sari para distribuir livros causa má impressão.
Aliado a isso, em locais que têm uma congregação indiana forte e rica que sustenta e paga todas as contas, a distribuição de livros impressos, harinama e prasada são negligenciados.
Fica uma coisa mais doméstica. As poucas pessoas que aparecem vêm porque viram pela internet. E de facto, nestes locais, nos EUA por exemplo, você vai a uma festa de domingo, e é só indiano.
Aqui em Portugal já está assim. A maioria é só indiano. Isso é bom. A comunidade indiana é muito participativa. Mas a ideia de Prabhupada era divulgar para as pessoas do país.
Nos locais onde não há uma comunidade indiana forte, arranjam-se outros meios. Um restaurante e uma pousada. Pronto, as contas ficam pagas e há uma certa acomodação.
Sair as ruas passa ser algo esporadico. Uma vez por ano num festival ratha yatra. Mesmo porque tais lideres consideram uma "queimação" sair nas ruas todos os dias.
====================
Nos locais onde a liderança incentiva sair e distribuir livros, prasada e harinama continua a distribuir-se muito.
Os livros impressos não acabaram nem vão acabar com a internet.
Não existe comparação em ler um livro impresso e ler pela net. Pela net é terrivel.
Países que tinham abolido o material escolar impresso, voltaram a imprimir, porque somente pela net os alunos aprendiam muito menos.
Então livros impressos não é algo ultrapassado. De forma alguma.
====================
Então temos o Yatra do Sul, temos o templo de Atlanta onde os devotos saem todos os dias, e um devoto com dothi e kurta distribui cerca de 5.000 cinco mil livros por dia.
Temos os devotos de Nova Iorque que todos os dias fazem Bhajana e Sankirtana no Metro. Distribuem muitos livros.
Outra vez, é tudo uma questão do que a liderança incentiva e promove.
====================
Tem que ser tudo junto.
Congregação forte é ótimo. Restaurante é ótimo. Pousada é ótimo. Divulgar pela net é ótimo. Cursos e Centros Educativos é ótimo. Distribuir nas ruas é ótimo.
Na Índia eles fazem tudo isso. Restaurante, congregação, pousada, centro de estudos para os devotos, net e distribuição massiva de livros impressos nas ruas.
A Índia há já muitos anos lidera a distribuição disparada. Foram 7 MILHÕES de livros distribuidos em 2023. EUA em segundo com 800 MIL. Uma enorme diferença.
Então tem que ser tudo junto.
O resto é tudo mimimi !!!