Śrī Caitanya Mahāprabhu ensinou Kṛṣṇa Bhakti e, em alguns casos, converteu Rāma Bhaktas em Kṛṣṇa Bhaktas.
No entanto, quando Rāma Bhaktas como Murāri Gupta e Anupama, que já tinham estabelecido seu humor fixo (Sthāyi-bhāva), apresentavam seu apego a Rāmacandra, Śrī Caitanya ficava muito satisfeito.
Mahāprabhu disse: "Antes, eu testei Murāri Gupta e também percebi da mesma forma que ele era muito dedicado a Rāma. O devoto que não abandona os pés de lótus de sua Deidade adorável é verdadeiramente glorioso. Glorioso também é o Senhor que não abandona Seu devoto." (Caitanya Caritāmṛta Antya 4.45-46)
Isto é extremamente importante. Ah, mas eu gosto de Viṣṇu-līlā, Ah mas eu gosto de Rāma-līlā, Ah mas eu gosto de Nṛsiṁha-līlā, Ah mas eu gosto de todas as Līlās e não estou atraído por uma específica ....... enquanto o devoto(a) não especificar sua relação de uma forma particular, terá que aceitar um novo nascimento neste mundo material.
Não se pode avançar em serviço devocional sem uma devoção particular a uma Deidade adorável específica, ou Iṣṭa-deva.
Vaiṣṇavas Gauḍīya estão no humor (Rasa) de Vṛndāvana ou o amor informal (Mādhurya), inclinados em direcção à Śrī Śrī Rādhā-Kṛṣṇa.
No entanto respeitam todas as formas do Senhor, e assim o amor reverencial (Aiśvarya) de Hanumān e todos os habitantes de Ayodhyā por Sītā-Rāma, inspira, instrui e emociona mesmo os Kṛṣṇa Bhaktas.
Rāma-navami Ki Jaya!!!
Śrī Caitanya Mahāprabhu taught Kṛṣṇa Bhakti and, in some cases, converted Rāma Bhaktas into Kṛṣṇa Bhaktas.
However, when Rāma Bhaktas like Murāri Gupta and Anupama, who had already established their fixed mood (Sthāyi-bhāva), displayed their attachment to Rāmacandra, Śrī Caitanya was very pleased.
Mahāprabhu said, "Before, I examined Murāri Gupta, and I likewise perceived that he was very devoted to Rāma. Glorious is that devotee who does not give up the shelter of his Lord, and glorious is that Lord who does not abandon His servant" (Caitanya Caritāmṛta Antya 4.45-46)
This is extremely important. Ah but I like Viṣṇu-līlā, Ah but I like Rāma-līlā, Ah but I like Nṛsiṁha-līlā, Ah but I like all Līlās and I am not attracted to a specific one ....... as long as the devotee does not specify his/her relationship in a particular way, he/she will have to accept a new birth in this material world.
One cannot advance in devotional service without a particular devotion to a specific worshipable Deity, or Iṣṭa-deva.
Gauḍīya Vaiṣṇavas are in the mood (Rasa) of Vṛndāvana or informal love (Mādhurya), inclined towards Śrī Śrī Rādhā-Kṛṣṇa.
Yet they respect all forms of the Lord, and so the reverential love (Aiśvarya) of Hanumān and all the inhabitants of Ayodhyā for Sītā-Rāma, inspires, instructs and thrills even the Kṛṣṇa Bhaktas.