sábado, 1 de maio de 2021

A fonte de todas as encarnações


Śri Caitanya Mahāprabhu, a fonte de todas as encarnações e a Suprema Personalidade de Deus.

Śrī Kṛṣṇa abertamente fala: "Eu sou a fonte de tudo e de todos e tudo emana de Mim." ahaṁ sarvasya prabhavo mattaḥ sarvaṁ pravartate

Como Śrī Caitanya é Kṛṣṇa a actuar como um devoto, Ele não pode fazer tal declaração abertamente, pois está a actuar na posição de um devoto que serve.

Baseado nisto, alguns (mesmo devoto(a)s, por incrível que pareça) consideram erradamente que Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu é somente um devoto, ou um devoto puro, ou alguma grande personalidade, ou então um indivíduo empoderado pelo Senhor, ou então uma "encarnação parcial".

Mas de facto todos os Ācāryas e Śāstras Gauḍīya explicam que Śrī Caitanya não é somente isto, mas Ele é a fonte de todas as encarnações porque Ele é Kṛṣṇa e Rādhā combinados. Portanto, devemos compreender Gaura-tattva.

Não existe diferença entre Rādhā Kṛṣṇa e Śrī Caitanya

śrī kṛṣṇa caitanya rādhā kṛṣṇa nahe anya, Śrī Caitanya não é ninguém mais do que Rādhā e Kṛṣṇa combinados.

O segundo capítulo do CC Adi Līlā intitula-se Śri Caitanya Mahāprabhu, a Suprema Personalidade de Deus.

Na Introdução é explicado:

"Este capítulo explica que o Senhor Caitanya é a Suprema Personalidade de Deus, Kṛṣṇa. Portanto, a refulgência Brahman é o brilho corporal do Senhor Caitanya, e a Superalma localizada, situada no coração de cada entidade viva é Sua (do Senhor Caitanya) representação parcial. Porque o Senhor Kṛṣṇa Caitanya não é diferente do Senhor Kṛṣṇa, Ele (Śrī Caitanya) é a causa de todas as causas; não há causa além Dele (Śrī Caitanya). Ele é eterno e Sua forma é espiritual. O Senhor Caitanya é directamente o Senhor Supremo, Kṛṣṇa, como prova a evidência das escrituras autorizadas."

E assim temos:

CC Ādi 2.5: "O que os Upaniṣads descrevem como o Brahman impessoal é apenas o esplendor de Seu (Śrī Caitanya) corpo, e a Superalma é apenas Sua (de Śrī Caitanya) porção plenária localizada. O Senhor Caitanya é a Suprema Personalidade de Deus, o próprio Kṛṣṇa, (o Senhor Caitanya é) repleto de seis opulências. Ele é a Verdade Absoluta, e nenhuma outra verdade é maior ou igual a Ele."

CC Ādi 109: "Este mesmo Senhor Kṛṣṇa, a fonte de todas as encarnações, é conhecido como o filho do Rei de Vraja. Ele desceu pessoalmente como o Senhor Śrī Caitanya Mahāprabhu."

CC Ādi 110: "Portanto, o Senhor Caitanya é a Suprema Verdade Absoluta. Chamá-lo de Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu não acrescenta à Sua glória."

Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu é Kṛṣṇa Ele mesmo numa forma "disfarçada" como devoto (Śrī Rādhā).

Ele não é uma expansão plenária. Ele é a origem de tudo porque Ele é Kṛṣṇa Ele mesmo.

Não existe diferença entre Vṛndāvana e Navadvīpa.

Śrī Dvaita-vilāsa: "Não há diferença entre Navadvīpa e Vṛndāvana. Śrī Kṛṣṇa em uma forma dourada realiza passatempos em Navadvīpa e Gaurasundara
na forma de Kṛṣṇa realiza passatempos em Vṛndāvana."

CC Ādi-līlā 2.120: "A conclusão filosófica é que o Senhor Caitanya é a Suprema Personalidade de Deus, Kṛṣṇa - o filho do Rei de Vraja."

Śrī Ananta-saṁhitā: "O Senhor Śiva disse: "Ó Durgā! Śrī Kṛṣṇa Caitanya é a Superalma, a Pessoa Suprema Original e o mestre de todos os Universos, que cria e destrói tudo."

Quando dizemos Śrī Kṛṣṇa Avatar, ou então Gaurāṅga o Avatar Dourado, Avatar aqui quer dizer que descem com Suas formas originais e não que sejam encarnações ou manifestações.

Ambos, Śrī Kṛṣṇa e Śrī Caitanya são AVATARI, a fonte de todas as encarnações.

Só Kṛṣṇa e Caitanya Mahāprabhu são Svayam Rūpa, as formas originais.

Todas as outras encarnações ou manifestações entram nas categorias de Svayam Prakāśa, Prabhava, Vaibhava, Tad Ekatma, Vilāsa, Svāṁśa, Avatāra e Āveśa.

"O autor do Śrī Caitanya-caritāmṛta afirma enfaticamente que o Senhor Caitanya Mahāprabhu é o próprio Śrī Kṛṣṇa. Ele não é uma expansão das formas Prakāśa ou Vilāsa de Śrī Kṛṣṇa; Ele é o Svayaṁ-rūpa, Govinda."

(Śrīla Prabhupāda CC Adi 2.22)

"O Senhor Kṛṣṇa e o Senhor Śrī Caitanya Mahāprabhu não são encarnações ou manifestações, mas a fonte original de todas as encarnações... "

(Śrīla Prabhupāda SB 1.3.26)

"Śrī Caitanyadeva é a origem de tudo, a Suprema Personalidade de Deus, a causa de todas as causas. Śrī Gaurasundara é a verdade Absoluta eterna. Ele existia no passado, existe no presente e irá continuar a existir no futuro. É a forma combinada de Śrī Śrī Rādhā Govinda. Kṛṣṇa é a personificação do desfrute e o Senhor Gaurāṅga é a personificação do humor de separação. Ele é directamente Kṛṣṇa e é a fonte de todas as encarnações."

(Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura)

"Śrī Kṛṣṇa e Śrī Caitanya estão ambos manifestos eternamente. Ninguém tem o poder de dizer qual Deles veio primeiro ou em segundo. Não se poḍe dizer que Śrī Caitanya foi manifesto primeiro e Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa foram manifestos em segundo. Nem se pode dizer que Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa foram manifestos primeiro e o Senhor Caitanya foi manifesto em segundo. A verdade é que Śrī Caitanya e Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa ambos existem eternamente. Todos os passatempos do Supremo são eternos."

(Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura capítulo 14 do Jaiva Dharma)

Esta é a posição única e suprema de Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu e de Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa.

E portanto, Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu não é uma encarnação de Kṛṣṇa. Mas é o próprio Kṛṣṇa e Rādhā combinados.

Śri Caitanya Mahāprabhu, the source of all incarnations and the Supreme Personality of Godhead.

Śrī Kṛṣṇa openly speaks, "I am the source of everything and everyone. Everything emanates from Me." ahaṁ sarvasya prabhavo mattaḥ sarvaṁ pravartate

As Śrī Caitanya is Kṛṣṇa acting as a devotee, He cannot make such a declaration openly, because He is acting in the position of a devotee who serves.

Based on this, some (even devotees, oddly enough) mistakenly consider that Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu is just a devotee, or a pure devotee, or some great personality, or an individual empowered by the Lord, or else a "partial incarnation".

But in fact all Gauḍīya Ācāryas and Śāstras explain that Śrī Caitanya is not only that, but He is the source of all incarnations because He is Kṛṣṇa and Rādhā combined. Therefore, we must understand Gaura-tattva.

There is no difference between Rādhā Kṛṣṇa and Śrī Caitanya

śrī kṛṣṇa caitanya rādhā kṛṣṇa nahe anya, Śrī Caitanya is none other than Rādhā and Kṛṣṇa combined.

The second chapter of CC Adi Līlā is entitled Śri Caitanya Mahāprabhu, the Supreme Personality of Godhead.

In the Introduction it is explained:

"This chapter explains that Lord Caitanya is the Supreme Personality of Godhead, Kṛṣṇa. Therefore, the Brahman effulgence is the bodily luster of Lord Caitanya, and the localized Supersoul situated in the heart of every living entity is His (Lord Caitanya's) partial representation. Because Lord Kṛṣṇa Caitanya is not different from Lord Kṛṣṇa, He (Śrī Caitanya) is the cause of all causes; there is no cause beyond Him (Śrī Caitanya). He is eternal and His form is spiritual. Lord Caitanya is directly the Supreme Lord, Kṛṣṇa, as the evidence of authoritative scriptures proves."

And so we have:

CC Ādi 2.5: "What the Upaniṣads describe as the impersonal Brahman is but the effulgence of His (Śrī Caitanya) body, and the Supersoul is but His (from Śrī Caitanya) localized plenary portion. Lord Caitanya is the Supreme Personality of Godhead , Kṛṣṇa Himself, (Lord Caitanya is) full of six opulences. He is the Absolute Truth, and no other truth is greater than or equal to Him."

CC Ādi 109: "That same Lord Kṛṣṇa, the fountainhead of all incarnations, is known as the son of the King of Vraja. He has descended personally as Lord Śrī Caitanya Mahāprabhu."

CC Ādi 110: "Therefore, Lord Caitanya is the Supreme Absolute Truth. Calling him Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu does not add to His glory."

Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu is Kṛṣṇa Himself in a "disguised" form as a devotee (Śrī Rādhā).

He is not a plenary expansion. He is the origin of everything because He is Kṛṣṇa Himself.

There is no difference between Vṛndāvana and Navadvīpa.

Śrī Dvaita-vilāsa: "There is no difference between Navadvīpa and Vṛndāvana. Śrī Kṛṣṇa in a golden form performs pastimes in Navadvīpa and Gaurasundara
in the form of Kṛṣṇa performs pastimes in Vṛndāvana."

CC Ādi-līlā 2.120: "The philosophical conclusion is that Lord Caitanya is the Supreme Personality of Godhead, Kṛṣṇa - the son of the King of Vraja."

Śrī Ananta-saṁhitā: "Lord Śiva said,"Oh Durgā! Śrī Kṛṣṇa Caitanya is the Supersoul, the Original Supreme Person and the master of all Universes, who creates and destroys everything. "

When we say Śrī Kṛṣṇa Avatar, or Gaurāṅga the Golden Avatar, Avatar here means that They descend with Their original forms and not that They are incarnations or manifestations.

Both Śrī Kṛṣṇa and Śrī Caitanya are AVATARI, the source of all incarnations.

Only Kṛṣṇa and Caitanya Mahāprabhu are Svayam Rūpa, the original forms.

All other incarnations or manifestations fall into the categories of Svayam Prakāśa, Prabhava, Vaibhava, Tad Ekatma, Vilāsa, Svāṁśa, Avatāra and Āveśa.

"The author of Śrī Caitanya-caritāmṛta most emphatically stresses that Lord Caitanya Mahāprabhu is Śrī Kṛṣṇa Himself. He is not an expansion of the prakāśa or vilāsa forms of Śrī Kṛṣṇa; He is the svayaṁ-rūpa, Govinda."

(Śrīla Prabhupāda CC Ādi 2.22)

"Lord Kṛṣṇa and Lord Śrī Caitanya Mahāprabhu are not incarnations or manifestations, but the original source of all incarnations ..."

(Śrīla Prabhupāda SB 1.3.26)

"Śrī Caitanyadeva is the origin of everything, the Supreme Personality of Godhead, the cause of all causes. Śrī Gaurasundara is the eternal Absolute truth. He existed in the past, exists in the present and will continue to exist in the future. He is the combined form of Śrī Śrī Rādhā Govinda. Kṛṣṇa is the personification of enjoyment and Lord Gaurāṅga is the personification of the mood of separation. He is directly Kṛṣṇa and is the source of all incarnations."

(Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura)

"Śrī Kṛṣṇa and Śrī Caitanya are both manifest eternally. No one has the power to say which of them came first or second. It cannot be said that Śrī Caitanya was manifest first and Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa was manifest second. Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa were manifest first and Lord Caitanya was manifest second. The truth is that Śrī Caitanya and Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa both exist eternally. All pastimes of the Supreme are eternal."

(Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura chapter 14 of Jaiva Dharma)

This is the unique and supreme position of Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu and Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa.

And therefore, Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu is not an incarnation of Kṛṣṇa. But He is Kṛṣṇa and Rādhā combined.