sábado, 11 de agosto de 2018

Seminários em todos os Templos / Seminars in all Temples

Seminários e cursos de Sadhana-bhakti-TATTVA (Vaidhi-Raganuga) em TODOS os templos da Iskcon ao redor do mundo !!!

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1 - É verdade que é necessário apresentar o processo devocional de uma maneira introdutória à uma sociedade espiritual grande e em expansão, que sempre tem novos devotos. Isto faz todo o sentido.

Mas também é necessário levar em consideração que esta mesma sociedade terá devotos maduros e mais experientes. E temos que pensar neles.

Srila Bhaktisiddhanta explica que depois de 15, 20 anos de processo, pode-se abordar estas questões.

Além disso, Srila Bhaktisiddhanta ajudou e orientou alguns de seus discípulos maduros sobre este assunto. Pode-se dizer que ele não abordou esta questão com Srila Prabhupada. Mas isto não invalida a necessidade que a maioria dos devotos em um dado momento terá que consultar com seus Gurus sobre este tema.

Tantos cursos e seminários são promovidos ... há cursos e seminários que são especificamente projectados para os Brahmacaris, outros para administradores, outros para Sannyasis, etc.

Da mesma forma, seminários devem ser promovidos apenas para devotos maduros, devotos com segunda iniciação, sobre o tema de Raganuga Bhakti. O livro que poderia ser usado nestes seminários seria o livro do querido discípulo de Srila Prabhupada, Uttamasloka Dasa Prabhu. Estes seminários deveriam ser realizados em todos os templos da Iskcon ao redor do mundo.

Link para o livro:


Não tem nada a ver com falar para o público em geral. Não, seria apenas entre os devotos. Com segunda iniciação, muitos com quase 40 anos de processo, 4 décadas. Eles são mais do que qualificados.

Nossa sociedade não pode ficar estagnada no tempo. Não é a mesma sociedade dos anos 60, 70 e 80. Mas isto não significa que tenhamos que introduzir algo novo. Não. Simplesmente uma realidade diferente.

O tema é tratado apenas entre devotos maduros e a prática externa não muda de forma alguma. Então, continua sendo uma sociedade discreta.

Sri Caitanya deu o exemplo. Não falar com o público em geral, mas falar entre os devotos.

No entanto, na Iskcon, não se fala sobre isto para o público em geral, o que é correcto, mas também não se fala entre os devotos.

E isto não pode ser.

É possível praticar Raganuga Bhakti na Iskcon, mas é algo que será feito de forma privada, individual e reservada. Uma prática isolada, sem nenhuma assistência ou orientação nem mesmo do Guru.

E não deveria ser assim. Pelo menos com o Guru deveria ser possível falar sobre isso com discípulos com mais de 40 anos de prática.

Existe uma idéia muito errada na Iskcon de que em Raganuga Sadhana Bhakti não são seguidas as regras e regulações. Uma idéia totalmente errada. 

Em Raganuga Sadhana Bhakti são seguidas todas as regras e regulações. Tudo igual. Mangala Arati, 16 voltas, distribuição de livros, Harninama e Prasadam, etc. Tudo igual. A motivação interna é que é diferente. Só isso. 

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2 - Se isto for feito em todos os Templos, não haverá mais medo político de que os devotos de fora da estrutura da gestão afirmem ser, ou sejam vistos como, os devotos mais avançados e esclarecidos, desestabilizando assim estruturas de poder.

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3 - Raganuga Bhakti não tem nada a ver com erotismo. Externamente, não muda nada. Não é que os devotos comecem a se vestir com Saris. Embora no Vaisnavismo Gaudiya haja predominância de Madhurya,  na Iskcon outras Rasas podem ser cultivadas. É uma prática interna. Externamente é a mesma coisa. Isto significa que o devoto serve internamente. E isto não muda a prática externa. Quanto mais serviço, melhor.

Se dissermos que Raganuga é apenas um detalhe e não é essencial. Mas se a nossa prática externa não muda, por que não fazê-lo? Quanto mais serviço, melhor.

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4 - Se devotos não qualificados promovem isto (eles divulgam outras coisas também) isto não muda o facto de que quando um devoto publica coisas sobre Raganuga Bhakti (apenas para devotos e não para o público em geral), não é porque ele quer ser melhor do que outros, mas porque ele quer divulgar, compartilhar conquistas para o benefício de todos.

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5 - Com relação à Rasa de Srila Prabhupada, não precisamos definir ou especular isto para praticar Raganuga na Iskcon. Srila Prabhupada foi muito discreto nesse sentido (embora pareça que em algum momento ele tenha definido isto). Mas é suficiente que o devoto inspire-se, como sendo seu Guru, um associado de Krsna como Subala, ou Rupa Manjari, etc. Como Uttamasloka Dasa Prabhu explica.

E Srila Prabhupada espera que seus seguidores avancem a este respeito.

"Vaidhī-bhakti, isto é aprendizagem. Bhakti verdadeira, parā-bhakti, isto é rāgānugā-bhakti. Esta rāgānugā-bhakti, temos que praticar depois de vaidhī-bhakti."

(Srila Prabhupada - Palestra sobre SB 1.2.33 - Vrndavana, 12 de novembro de 1972)

E Srila Prabhupada explica que Raganuaga Bhakti não é apenas para servir com o corpo externo (isto é apenas metade do processo), mas também para servir internamente.

"Nesse estágio, o devoto pode seguir os passos de um dos associados eternos de Kṛṣṇa em Vrndavana. Isso é chamado rāgānuga-bhakti."

[Srila Prabhupada - Upadesamrta 8]

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6 - Quanto ao erotismo Sahajiya ou comunidades baseadas em experiências extáticas esotéricas.

Isto não é assim.

Houve um indivíduo chamado Rupa Kaviraja (não o nosso Rupa Gosvami) que proclamou que deveríamos, com o corpo externo, vestir-nos como uma Gopi e mostrar todos os êxtases e sintomas esotéricos.

Mas esta é uma especulação que nada tem a ver com o autêntico processo interno de Raganuga Bhakti ensinado por Sri Caitanya e Seus associados.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

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Sadhana-bhakti-TATTVA (Vaidhi - Raganuga) seminars and courses in ALL Iskcon temples around the world !!!

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1 - It's true that it is necessary to present the devotional process in an introductory way to "the large, sprawling, and largely spiritual society" that has always new devotees. This makes perfect sense.

But it is also necessary to take into consideration that this same society will have mature and more experienced devotees, and we have to think about them.

Srila Bhaktisiddhanta explains that after 15, 20 years following the process, one can address these issues.

Also, Srila Bhaktisiddhanta helped and mentored some of his mature disciples on this subject. One may say that he did not address this issue with Srila Prabhupada. But this does not invalidate the need that most devotees at a given moment will have to consult with their Gurus about it.

So many courses and seminars are promoted ... there are courses and seminars that are specifically designed for Brahmacaris, others for administrators, others for Sannyasis, etc. 

Similarly, seminars should be promoted only for mature devotees, devotees with second initiation, on the subject of Raganuga Bhakti. The book that could be used in these seminars, would be Uttamasloka Dasa Prabhu's book, the dear disciple of Srila Prabhupada. These seminars should be held in all Iskcon temples around the world.

Link for the book:


It has nothing to do with talking to the general public. No, it would only be among devotees. With second initiation, many with almost 40 years of process, 4 decades. They are more than qualified.

Our society can not be stagnate in time. It is not the same society of the 60s, 70s and 80s. But this does not mean we have to introduce something new. No. Simply adapt to a different reality. 

The theme is only treated among mature devotees and the external practice does not change at all. So, it continues to be a discrete society.

Sri Caitanya set the example. Do not speak to the general public but speak among devotees.

However in Iskcon, there is no talk about this for the general public, which is correct, but also nor among devotees.

And this can not be.

It is possible to practice Raganuga Bhakti at Iskcon, but it is something that will be done privately, individually and reservedly. An isolated practice, without any assistance or guidance, not even from the Guru.

And it shouldn't be like that. At least with the Guru it should be possible to talk about this with disciples with more than 40 years of practice.

There is a very wrong idea in Iskcon that in Raganuga Sadhana Bhakti rules and regulations are not followed. A totally wrong idea. 

In Raganuga Sadhana Bhakti all rules and regulations are followed. All the same. Mangala Arati, 16 rounds, distribution of books, Harninama and Prasadam, etc. All the same. The internal motivation is different. Just that.

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2 - If this is done in all the Temples, there will be no more such thing as "political fear that devotees outside the management structure will claim to be, or be seen as, the most advanced, enlightened devotees, and thus destabilize power structures."

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3 - Raganuga Bhakti has nothing to do with eroticism. Externally it does not change anything at all. It is not that the devotees start to dress with Saris. Although in Gaudiya Vaisnavism there is a predominance of Madhurya, in Iskcon other Rasas can be cultivated. It is an internal practice. Externally it's the same thing. It means that the devotee serve internally. And this does not change the external practice at all. The more service the better. 

If we say that Raganuga is only a detail and it is not essential. But if our external practice does not change, why don't do it? The more service the better.

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4 - If unqualified devotees promote something (they divulge other things as well) this does not change the fact that when a devotee publishes things about Raganuga Bhakti (only for devotees and not for the general public), it is not because he wants to be better than others, but because he wants to divulge, share achievements for the benefit of all. 

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5 - Regarding the Rasa of Srila Prabhupada, we do not have to define or speculate this to practice Raganuga on Iskcon. Srila Prabhupada was very discreet in this sense (although it seems that at some point he has defined this). But it is sufficient that the devotee be inspired as being his Guru an associate of Krsna as Subala, or Rupa Manjari, etc. As Uttamasloka Dasa Prabhu explains.

And Srila Prabhupada expect his followers to advance in this regard.

"Vaidhī-bhakti, that is apprenticeship. Real bhakti, parā-bhakti, that is rāgānugā-bhakti. This rāgānugā-bhakti, we have to come after surpassing the vaidhī-bhakti." 

(Srila Prabhupada - Lecture on SB 1.2.33 -- Vrndavana, November 12, 1972)

And Srila Prabhupada explains that Raganuaga Bhakti is not only to serve with the external body (it's only half the process), but also to serve internally.

"At that stage the devotee can follow in the footsteps of one of the eternal associates of Kṛṣṇa in Vṛndāvana. This is called rāgānuga-bhakti." 

[Srila Prabhupada - Upadesamrta 8]

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6 - Regarding Sahajiya eroticism communities based on esoteric ecstatic experience.

That is not so.

There was an individual named Rupa Kaviraja (not our Rupa Gosvami) who proclaimed that we should, with the external body, dress like a Gopi and show all the ecstasies and esoteric symptoms.

But this is a speculation that has nothing to do with the authentic internal process of Raganuga Bhakti taught by Sri Caitanya and His associates.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

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