Para que Rasa surja e o praticante possa avançar é preciso ler os dois tipos de Līlā ao mesmo tempo.
As Līlās ocasionais de matança de demônios e as Līlās eternas.
A importância de ouvir Līlā
"O processo da consciência de Kṛṣṇa começa com o acto de śravanam "ouvir" – ouvir sobre os nomes, formas, qualidades, passatempos (līlās), morada e associados de Kṛṣṇa.
Quando ouvimos com fé, e com atitude correcta, os tópicos sobre e/ou falados por Kṛṣṇa (kṛṣṇa-katha), acontecem duas coisas auspiciosas:
(1) pelo ouvir sobre a līlā de Kṛṣṇa em relação ao mundo material, que inclui a sua matança de demônios, os anarthas (coisas indesejáveis e contaminadas) são removidos de nossa consciência (coração);
(2) pelo ouvir (de um devoto puro) sobre as actividades esotéricas ou confidenciais de Kṛṣṇa, inspirando-se e seguindo os passos de um de Seus associados eternos, despertamos a nossa relação adormecida com Kṛṣṇa.
Por isso Śrīla Prabhupāda nos deu o “Livro de Kṛṣṇa” para lermos sempre."
(Śrīmān Lokasākṣi Dāsa)
Também:
Bhaktivinoda Ṭhākura explica no Jaiva-dharma:
Vijaya: O que é audição irregular (krama-hīna-śravaṇa-daśā)?
Gosvāmī: Krama-hīna-śravaṇa-daśā é ouvir sobre kṛṣṇa-līlā de uma maneira irregular e não-metódica. Ouvir kṛṣṇa-līlā com inteligência irresoluta resulta nesse tipo de śravaṇa não-metódica, porque tal audição não permite que se perceba o relacionamento entre as várias līlās, e assim, rasa não desperta no coração.
Vijaya: Por favor, explique sobre a audição sistemática (krama-śuddha-śravaṇa-daśā).
Gosvāmī: Rasa só desperta no coração quando kṛṣṇa-līlā é ouvida metodicamente ou em uma ordem regular com inteligência resoluta.
Quando se ouve o aṣṭa-kālīya-nitya-līlā (passatempos diários óctuplos eternos) separadamente dos naimittika-līlās (līlās ocasionais como o nascimento divino de Kṛṣṇa, matança de demônios e assim por diante), então seu śravaṇa é krama-śuddha. Somente este krama-śuddha śravaṇa é desejável no caminho do bhajana.
Se alguém ouve kṛṣṇa-līlā na maneira krama-śuddha, a doçura e o encanto da līlā são gradualmente concebidos, e a inclinação para executar rāgānugā-bhajana aparece no coração do ouvinte. Naquele momento ele pensa dentro de si: “Aho! Subala tem uma sakhya-bhāva tão maravilhosa para Kṛṣṇa. Eu também prestarei amor e sevā a Kṛṣṇa como ele em sakhya-rasa.”
Este tipo de forte afinidade é chamado lobha (avidez). O desempenho de kṛṣṇa-bhajana com tal lobha, seguindo os doces bhāvas dos vraja-vāsīs, é chamado rāgānugā-bhakti. Eu dei o exemplo de sakhya-rasa, mas este tipo de rāgānugā-bhakti também é executado em todas as quatro rasas, começando com dāsya."
(Jaiva-dharma 40)