quarta-feira, 14 de março de 2018

Āvirbhāva 2018 Siddha Aindra Dāsa

Vídeo: um dos famosíssimos Bhajanas de Śrīpāda Siddha Aindra Dāsa no Kṛṣṇa-Balarāma-Mandira - Vṛndāvana.

Em homenagem ao dia do aparecimento de meu Śikṣā-guru, Śrīpāda Nāmānandī Kīrtana-candra Siddha Aindra Dāsa, algumas de suas palavras:

"Alguns indivíduos astuciosos e não tão filosóficos tentam popularizar propositadamente como dogma institucional uma falaciosa proposição de que, servindo externamente o Movimento de Saṅkīrtana do Senhor Caitanya Mahāprabhu somente em Vaidhī-bhakti iremos automaticamente aparecer de alguma forma ou outra em Vraja-līlā após o final da presente vida - um cheque pós-datado inverificável. 

Insistem que um devoto não precisa preocupar-se numa determinada fase, ele mesmo, com o cultivo de qualquer programa interno de Rāgānugā-sādhana. "Basta colocar cegamente o nariz no esmeril de Vaidhī-bhakti. Não pense, apenas faça! Mā śucaḥ!" 

Este tipo de conclusão astuta, manipulativamente moldada para camuflar as inadequações espirituais ou incompetência de uma liderança embrionária pós fundação, pode servir para convenientemente esquivar ou fugir completamente de consultas mais profundas sobre a muito antecipada aqui-e-agora aplicação prática esotérica do Vaiṣṇavismo Gauḍīya  Rūpānuga - pelo menos temporariamente. 

Mas dificilmente faz justiça ao assunto; além disso, compromete de forma violenta contra a busca progressiva de um candidato sincero que talvez realmente mereça a promoção a um nível superior e interno de actividades conscientes de Kṛṣṇa. 

Embora a dependência absoluta sobre Siddha-praṇālī-dīkṣā tal como para a evolução ao Rāgānugā-sādhana seja negado na doutrina Sārasvata, a instrucção oportuna (Śikṣā), relativa ao internamente concebido Siddha-deha é essencial. 

Se os membros do Movimento da Consciência de Kṛṣṇa não podem vir para a posição de ter qualificação suficiente, sinceridade e determinação para merecer receber tal instrucção esotérica, então o que se poderia esperar do poder de purificação e eficácia do processo devocional que seguimos? 

Só porque individuos não treinados, inaptos, baratos, hipócritas como macacos desprovidos de propriedades reguladoras devocionais não devam ser instruídos esotericamente além de seu nível real de competência espiritual, como está sendo feito actualmente por alguns com características excessivamente brandas, isto não significa que todos os discípulos altamente qualificados devam ser considerados "bambinos" ao longo de toda sua vida devocional, totalmente negando-lhes acesso a tal mecanismo interno inestimável devocional." 

(Śrīpāda Nāmānandī Kīrtana-candra Siddha Aindra Dāsa)

Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare

Video: one of the most famous Bhajanas of Śrīpāda Siddha Aindra Dāsa at Kṛṣṇa-Balarāma-Mandira - Vṛndāvana.

In honor of the appearance day of my Śikṣā-guru, Śrīpāda Nāmānandī Kīrtana-candra Siddha Aindra Dāsa, some of his words:

"Some less-than-philosophically-astute individuals attempt to purposefully popularize as institutional dogma a fallacious proposition that by externally serving Lord Caitanya Mahāprabhu’s Saṅkīrtana movement in Vaidhī-bhakti alone one will automatically pop up somehow or other in Vraja-līlā after the end of the present life – an unverifiable post-dated check. 

They insist that one need not currently concern oneself in the least with the cultivation of any internal program of Rāgānugā-sādhana. “Just blindly put your duty-bound nose to the Vaidhī-bhakti grindstone. Don’t think; just do! Mā śucaḥ!” 

This sort of crafty conclusion, manipulatively framed to camouflage the spiritual inadequacies or incompetence of a movement’s post-founder embryonic leadership, may serve to conveniently dodge or altogether evade deeper queries about the much-anticipated here-and-now practical application of esoteric Rūpānuga Gauḍīya Vaiṣṇavism – at least temporarily. 

But it hardly does justice to the subject; moreover, it commits a manner of violence against the progressive quest of a sincere candidate who perhaps actually deserves promotion to higher-level, internal Kṛṣṇa conscious pursuits.

Although the absolute dependency upon Siddha-praṇālī-dīkṣā as such for the evolvement of Rāgānugā-sādhana is denied in the Sārasvata doctrine, timely instruction (Śikṣā) concerning the internally conceived Siddha-deha is nevertheless essential. 

If members of the Kṛṣṇa consciousness movement could not come to the position of having sufficient qualification, sincerity, and determination to merit receiving such esoteric instruction, then what might be suspected of the purificatory power and efficacy of the devotional process we follow? 

Just because untrained, ineligible, cheap, or hypocritical monkey-like individuals devoid of regulative devotional proprieties should not be esoterically instructed beyond their actual level of spiritual competence, as is currently being done by some, it doesn’t mean that all the disciples highly qualified should be deemed lifetime devotional "bambinos", altogether denying them access to such an invaluable internal devotional facility."

(Śrīpāda Nāmānandī Kīrtana-candra Siddha Aindra Dāsa)

Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare