“Este texto indicando as “Dez Razões para Desfazer-se do seu forno de Microondas” não tem fundamento científico algum, tratando-se de mais um mito que circula na internet.” (Sriman Mahesvara Caitanya - Mestrando em Biologia Molecular pela UNIFESP)
Estimados Prabhus, por favor aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado Sriman Mahesvara Caitanya Dasa Prabhu pela informação que é muito útil por as vezes eu também usar o microondas.
"Srila Prabhupada: O melhor combustível para cozinhar é o excremento de vaca seco, em segundo lugar a madeira, em terceiro lugar o gás e em quarto lugar a eletricidade." (Seu eterno bem-querente - SDG)
Se alguém experimentar uma preparação feita e oferecida à Krsna utilizando excremento de vaca seco e a mesma preparação utilizando microondas, vai sentir a enorme diferença. Não tem Prana.
Eu sei, eu sei. Vivemos na cidade, cheios de pressa e não podemos utilizar excremento de vaca seco ...;DDD
Mas é uma grande diferença.
Os vegetais, legumes, verduras, frutas, leite são os alimentos com mais Prana. Os que vendem no Supermercado já perderam muito Prana.
Quanto mais frescos os vegetais e o leite tirado na hora da vaquinha, MAIS PRANA.
E é por isso que Srila Prabhupada queria comunidades auto suficientes que abastecessem os devotos nas cidades.
PRANA - JIVA E ALIMENTOS
Diferença entre Prana e Jiva.
Prana é uma palavra sânscrita para "ar vital" ou "força vital". Ele está presente em todo o universo, tanto no macrocosmo (espaço) e o microcosmo (corpos dos seres vivos). Seu fluxo adequado em nossos corpos assegura um estado saudável.
Prana é uma energia subtil material decorrente de Rajo Guna. Ele funciona como uma interface entre o corpo grosseiro e subtil, permitindo que todas as funções psicofísicas (ou seja, a animação - "anima" em latim). Isso às vezes leva à confusão do Prana com Jiva. Embora eles estejam intimamente ligados, o Prana é testemunhado pela Jiva que está flutuando no Prana da cavidade cardíaca.
Katha Upanishad 1.3.1 diz:
"O Naciketa, as expansões do Senhor Visnu tanto o pequeno ser vivo (Jiva) como a Superalma permanecem dentro da cavidade do coração deste corpo. Nesta cavidade o ser vivo, descansando sobre o Prana principal, goza dos resultados das actividades , e a Superalma, actuando como testemunha lhe permite apreciá-los. Aqueles que são bem versados no conhecimento de Brahman e os chefes de família que cuidadosamente seguem as regras Védicas dizem que a diferença entre os dois é como a diferença entre a sombra e o sol."
"O movimento do Prana leva à identificação da Jiva com o corpo bruto" (SB 4.29.71).
Mundaka Upanishad (3.1.9):
"A alma atômica pode ser percebida pela inteligência perfeita como flutuando nos cinco tipos de ares da vida (prana, apana, vyana, samana e udana). Quando a consciência (que penetra da alma através do corpo inteiro) é purificada da contaminação dos cinco tipos de ares materiais, a sua influência espiritual é exibida."
Prasna Upanisad 3,6:
"No coração, está na verdade a Jivatma (alma). Aqui surgem 101 nadis (canais subtis prânicos). Cada um deles tem 100 sub-nadis. Cada sub-nadi tem 72,000 ramo nadis. O Vyana move-se neles."
"Pode ser falsamente argumentar que se a força ou o Prana ou a vida acompanha a alma no momento da morte, este Prana não pode ter origem, assim como a alma não tem origem. Mas este ponto de vista é falso. Prana é criado, como os elementos do universo são criados." (Vedanta-sutra 2.4.8) SB 2.10.15
"Pode ser falsamente argumentado com base em certas demonstrações Sástricos que a força do Prana ou vida é o elemento material ar (ou a vibração do ar, as actividades do ar ou de uma condição do ar). Mas, na verdade Prana é criado separadamente do que o elemento ar; as escrituras igualmente descrevem as suas funções separadamente. É, assim, um tipo especial de ar." (Vedanta-sutra 2.4.9) SB 2.10.15-17
"Pode ser falsamente argumentado que o Prana vital é a própria alma espiritual individual. Mas na verdade o Prana é realmente um instrumento associado com a alma, enquanto a alma está na existência material." (Vedanta-sutra 2.4.10) SB 11.3.39
"O Prana vital, que é neutro e que permeia todo o corpo, não tem nenhuma função específica, como os sentidos. É o agente primário da alma para governar os sentidos." (Vedanta-sutra 2.4.11) SB 4.16.12
"Assim como a mente é dito ter múltiplas funções, do mesmo modo o Prana tem cinco funções." (Vedanta-sutra 2.4.12) SB 4.29.6,7, SB 11.13.26
"Pode ser falsamente argumentado que o Prana vital é que tudo permeia. Sendo o agente da alma atômica, o Prana vital é realmente atômico, assim deixa o corpo junto com a alma no momento da morte." (Vedanta-sutra 2.4.13) SB 4.28.24
"Os Pranas secundários aactivam os sentidos físicos sob o abrigo do Prana vital, que é movido pela Superalma. Os Pranas não se movem, nem são movidos pelos Devas, nem são mesmo movids pela alma espiritual individual sozinha." (Vedanta-sutra 2.4.14) SB 7.2.45, 5.20.28
"O Brhad-aranyaka Upanisad declara que a alma individual também é um governante dos Pranas pelo seu comando deles, por exemplo durante o sono. Os semideuses são também governantes dos Pranas porque definem as actividades dos sentidos. Tudo isso está sob a supervisão do Senhor Supremo." (Vedanta-sutra 2.4.15) SB 3.26.71, 6.4.25
"A Superalma é o controlador eterno das almas espirituais individuais e dos semideuses." (Vedanta-sutra 2.4.16) SB 5.11.13-14
"O Prana vital não é um órgão dos sentidos, embora os Pranas subordinados possam ser tomados como tal, porque eles se movem através das aberturas das portas sensoriais." (Vedanta-sutra 2.4.17) SB 4.28.56-58
"Na descrição Védica da criação, o Prana vital se distingue dos sentidos. Portanto, não é num sentido em si." (Vedanta-sutra 2.4.18) SB 3.26.54
"Pelo movimento do Prana vital, a entidade viva mantém a sua concepção do corpo como o eu. Somente quando o movimento do ar é subjugado a identificação com o corpo submerge na ignorância. Assim é o Prana é distinto dos sentidos, pois mesmo que os movimentos de todos os sentidos estejam presos, a identificação do corpo permanece." (Vedanta-sutra 2.4.19) SB 4.29.71
Prana é um conceito central na tradição Védica, particularmente em Ayurveda e Yoga, onde acredita-se fluir através de uma rede de finos canais subtis chamados Nadis. A sua forma material mais subtil é a respiração, mas também pode ser encontrado no sangue, e a sua forma mais concentrada é sémen nos homens e fluido vaginal nas mulheres.
Prana foi exposto primeiro nos Upanisads, onde é parte do reino mundano, físico, sustentando o corpo e a mãe do pensamento e, portanto, também da mente. Prana permeia todas as formas de vida, mas não é em si o Atma, ou alma individual. No Ayurveda, o Sol e o brilho do sol são considerados uma fonte de Prana.
Nadis
No Yoga, os três principais canais de Prana são a Ida, o Pingala e Sushumna. Ida diz respeito ao lado direito do cérebro e ao lado esquerdo do corpo, terminando na narina esquerda e Pingala para o lado esquerdo do cérebro e do lado direito do corpo, que terminam na narina direita. Em algumas práticas, a respiração alternada da narina equilibra o Prana que flui dentro do corpo. Em textos mais antigos, o número total de Nadis no corpo humano é indicado para ser 72.000.
Pranas
No Ayurveda, o Prana é ainda classificado em subcategorias, referidos como Prana Vayus. Estes são os princípios vitais das energias básicas e faculdades subtis de um indivíduo que sustentam os processos fisiológicos. Há cinco Pranas ou correntes vitais:
Prana
Batimentos do coração e a respiração. Prana entra no corpo através da respiração e é enviado para cada célula, através do sistema circulatório.
Apana
Eliminação dos produtos residuais do corpo através dos pulmões e sistemas excretores.
Udana
Produção de som através do aparelho vocal, como na fala, cantando, rindo e chorando. Também representa a energia consciente necessária para produzir o som vocal correspondentes à intenção do ser.
Samana
A digestão dos alimentos e metabolismo das células (isto é, a reparação e fabrico de novas células e crescimento). Samana também inclui a regulação dos processos de calor do corpo. Auras são projeções desta corrente. Por práticas de meditação pode-se ver auras de luz em torno de cada ser. Yogis que fazem prática especial em Samana pode produzir uma aura resplandecente à vontade.
Vyana
A expansão e processos de contração do corpo, por exemplo o sistema muscular voluntário.
Upa-Pranas
No Yoga o Prana é classificado em subcategorias Upa-prana com os seguintes itens:
Naga - arrotos.
Kurma - piscar
Devadatta - bocejar
Krikala - espirros
Dhananjaya - abertura e fechamento das válvulas cardíacas
Pranayama
Pranayama é a prática em que o controle do Prana é conseguido (inicialmente) a partir do controle de sua respiração. Segundo a filosofia Yogue da respiração, ou ar, é apenas uma porta de entrada para o mundo do Prana e sua manifestação no corpo. No Yoga, técnicas de Pranayama são usadas para controlar o movimento destas energias vitais dentro do corpo, para levar a um aumento da vitalidade do praticante. No entanto, a prática intensiva de estas técnicas não é trivial. Situações são descritas onde técnicas de Pranayama intensivo tiveram efeitos adversos. De acordo com a Kundalini Yoga, a prática intensiva e sistemática de Pranayama pode levar ao despertar da Kundalini.
Prana e alimentos
Prana é a força vital que cria cada coisa neste planeta e sustenta a vida. Pode-se dizer que é a energia cósmica que está presente em cada coisa.
Prana na nossa alimentação e da cadeia alimentar:
Em nossa ciência aprendemos que o conteúdo energético dos alimentos esgota quando ele é convertido na cadeia alimentar na teia da vida. O alimento que as plantas e árvores produzem por conta própria, o amido e glicose é a forma mais elevada de alimento que é sintetizado diretamente na menor fábrica de alimentos do mundo - a pequena folha verde!
Assim, o alimento das plantas e árvores são as que são mais altas do seu teor energético e, portanto, têm maior Prana. Por isso precisamos bagas, frutas e legumes FRESCOS desenterrados do solo. As frutas e verduras que nos chegam nos mercados já decairam um pouco por manuseio contínuo e o tempo que passou em cestas após serem colhidas.
Tudo vivo e fresco tem uma aura própria. Esta aura é chamado bio plasma e tem propriedades electromagnéticas.
Andre Simoneton, um engenheiro francês dividiu os alimentos em quatro classes gerais sobre a base de ondas eletromagnéticas que eles transmitem.
Em uma escala de zero a 10.000 angstroms, encontrou o comprimento de onda humana básica ser cerca de 6,5 mil.
Alimentos que emitem vibrações ou comprimentos de onda que correspondem à esta escala são considerados os melhores de acordo com a pesquisa científica e são classificados como alimentos de primeira classe - são frutas, vegetais frescos, grãos, azeite de oliva.
Na próxima categoria, alimentos com radiações de 6,5 mil a 3.000 angstroms, óleo de amendoim, legumes cozidos, cana de açúcar.
A terceira categoria, com radiações muito fracas abaixo de 3.000 angstroms, é composto de carnes cozidas, salsichas, café, chá, chocolate, geléias, queijos processados e pão branco.
A quarta categoria apresenta praticamente nenhuma força de vida e inclui margarinas, conservas, bebidas alcoólicas, açúcar branco refinado e farinha branqueada.
Ainda que não seja transmitida frequência eletromagnética, ainda assim são emitidas frequências de “Angstrons de Bovis”. E assim os alimentos tem diferentes frequências. Quanto mais frecos, mais frequência. Mais PRANA.
É por isso que o Ayur Veda classifica os alimentos em Sattva (bondade), Tama (paixão), Raja (ignorância).
Mais uma vez agradecido Prabhuji Mahesvara Caitanya.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Julho -2012