segunda-feira, 16 de julho de 2012

Prana e o Microondas

“Este texto indicando as “Dez Razões para Desfazer-se do seu forno de Microondas” não tem fundamento científico algum, tratando-se de mais um mito que circula na internet.” (Sriman Mahesvara Caitanya - Mestrando em Biologia Molecular pela UNIFESP)

Estimados Prabhus, por favor aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado Sriman Mahesvara Caitanya Dasa Prabhu pela informação que é muito útil por as vezes eu também usar o microondas.

"Srila Prabhupada: O melhor combustível para cozinhar é o excremento de vaca seco, em segundo lugar a madeira, em terceiro lugar o gás e em quarto lugar a eletricidade." (Seu eterno bem-querente - SDG)

Se alguém experimentar uma preparação feita e oferecida à Krsna utilizando excremento de vaca seco e a mesma preparação utilizando microondas, vai sentir a enorme diferença. Não tem Prana.

Eu sei, eu sei. Vivemos na cidade, cheios de pressa e não podemos utilizar excremento de vaca seco ...;DDD

Mas é uma grande diferença.

Os vegetais, legumes, verduras, frutas, leite são os alimentos com mais Prana. Os que vendem no Supermercado já perderam muito Prana.

Quanto mais frescos os vegetais e o leite tirado na hora da vaquinha, MAIS PRANA.

E é por isso que Srila Prabhupada queria comunidades auto suficientes que abastecessem os devotos nas cidades.

PRANA - JIVA E ALIMENTOS

Diferença entre Prana e Jiva.

Prana é uma palavra sânscrita para "ar vital" ou "força vital". Ele está presente em todo o universo, tanto no macrocosmo (espaço) e o microcosmo (corpos dos seres vivos). Seu fluxo adequado em nossos corpos assegura um estado saudável.

Prana é uma energia subtil material decorrente de Rajo Guna. Ele funciona como uma interface entre o corpo grosseiro e subtil, permitindo que todas as funções psicofísicas (ou seja, a animação - "anima" em latim). Isso às vezes leva à confusão do Prana com Jiva. Embora eles estejam intimamente ligados, o Prana é testemunhado pela Jiva que está flutuando no Prana da cavidade cardíaca.

Katha Upanishad 1.3.1 diz:

"O Naciketa, as expansões do Senhor Visnu tanto o pequeno ser vivo (Jiva) como a Superalma permanecem dentro da cavidade do coração deste corpo. Nesta cavidade o ser vivo, descansando sobre o Prana principal, goza dos resultados das actividades , e a Superalma, actuando como testemunha lhe permite apreciá-los. Aqueles que são bem versados ​​no conhecimento de Brahman e os chefes de família que cuidadosamente seguem as regras Védicas dizem que a diferença entre os dois é como a diferença entre a sombra e o sol."

"O movimento do Prana leva à identificação da Jiva com o corpo bruto" (SB 4.29.71).

Mundaka Upanishad (3.1.9):

"A alma atômica pode ser percebida pela inteligência perfeita como flutuando nos cinco tipos de ares da vida (prana, apana, vyana, samana e udana). Quando a consciência (que penetra da alma através do corpo inteiro) é purificada da contaminação dos cinco tipos de ares materiais, a sua influência espiritual é exibida."

Prasna Upanisad 3,6:

"No coração, está na verdade a Jivatma (alma). Aqui surgem 101 nadis (canais subtis prânicos). Cada um deles tem 100 sub-nadis. Cada sub-nadi tem 72,000 ramo nadis. O Vyana move-se neles."

"Pode ser falsamente argumentar que se a força ou o Prana ou a vida acompanha a alma no momento da morte, este Prana não pode ter origem, assim como a alma não tem origem. Mas este ponto de vista é falso. Prana é criado, como os elementos do universo são criados." (Vedanta-sutra 2.4.8) SB 2.10.15

"Pode ser falsamente argumentado com base em certas demonstrações Sástricos que a força do Prana ou vida é o elemento material ar (ou a vibração do ar, as actividades do ar ou de uma condição do ar). Mas, na verdade Prana é criado separadamente do que o elemento ar; as escrituras igualmente descrevem as suas funções separadamente. É, assim, um tipo especial de ar." (Vedanta-sutra 2.4.9) SB 2.10.15-17

"Pode ser falsamente argumentado que o Prana vital é a própria alma espiritual individual. Mas na verdade o Prana é realmente um instrumento associado com a alma, enquanto a alma está na existência material." (Vedanta-sutra 2.4.10) SB 11.3.39

"O Prana vital, que é neutro e que permeia todo o corpo, não tem nenhuma função específica, como os sentidos. É o agente primário da alma para governar os sentidos." (Vedanta-sutra 2.4.11) SB 4.16.12

"Assim como a mente é dito ter múltiplas funções, do mesmo modo o Prana tem cinco funções." (Vedanta-sutra 2.4.12) SB 4.29.6,7,  SB 11.13.26

"Pode ser falsamente argumentado que o Prana vital é que  tudo permeia. Sendo o agente da alma atômica, o Prana vital é realmente atômico, assim deixa o corpo junto com a alma no momento da morte." (Vedanta-sutra 2.4.13) SB 4.28.24

"Os Pranas secundários aactivam os sentidos físicos sob o abrigo do Prana vital, que é movido pela Superalma. Os Pranas não se movem, nem são movidos pelos Devas, nem são mesmo movids pela alma espiritual individual sozinha." (Vedanta-sutra 2.4.14) SB 7.2.45, 5.20.28

"O Brhad-aranyaka Upanisad declara que a alma individual também é um governante dos Pranas pelo seu comando deles, por exemplo durante o sono. Os semideuses são também governantes dos Pranas porque definem as actividades dos sentidos. Tudo isso está sob a supervisão do Senhor Supremo." (Vedanta-sutra 2.4.15) SB 3.26.71, 6.4.25

"A Superalma é o controlador eterno das almas espirituais individuais e dos semideuses." (Vedanta-sutra 2.4.16) SB 5.11.13-14

"O Prana vital não é um órgão dos sentidos, embora os Pranas subordinados possam ser tomados como tal, porque eles se movem através das aberturas das portas sensoriais." (Vedanta-sutra 2.4.17) SB 4.28.56-58

"Na descrição Védica da criação, o Prana vital se distingue dos sentidos. Portanto, não é num sentido em si." (Vedanta-sutra 2.4.18) SB 3.26.54

"Pelo movimento do Prana vital, a entidade viva mantém a sua concepção do corpo como o eu. Somente quando o movimento do ar é subjugado a identificação com o  corpo submerge na ignorância. Assim é o Prana é distinto dos sentidos, pois mesmo que os movimentos de todos os sentidos estejam presos, a identificação do corpo permanece." (Vedanta-sutra 2.4.19) SB 4.29.71

Prana é um conceito central na tradição Védica, particularmente em Ayurveda e Yoga, onde acredita-se fluir através de uma rede de finos canais subtis chamados Nadis. A sua forma material mais subtil é a respiração, mas também pode ser encontrado no sangue, e a sua forma mais concentrada é sémen nos homens e fluido vaginal nas mulheres.

Prana foi exposto primeiro nos Upanisads, onde é parte do reino mundano, físico, sustentando o corpo e a mãe do pensamento e, portanto, também da mente. Prana permeia todas as formas de vida, mas não é em si o Atma, ou alma individual. No Ayurveda, o Sol e o brilho do sol são considerados uma fonte de Prana.

Nadis

No Yoga, os três principais canais de Prana são a Ida, o Pingala e Sushumna. Ida diz respeito ao lado direito do cérebro e ao lado esquerdo do corpo, terminando na narina esquerda e Pingala para o lado esquerdo do cérebro e do lado direito do corpo, que terminam na narina direita. Em algumas práticas, a respiração alternada da narina equilibra o Prana que flui dentro do corpo. Em textos mais antigos, o número total de Nadis no corpo humano é indicado para ser 72.000.

Pranas

No Ayurveda, o Prana é ainda classificado em subcategorias, referidos como Prana Vayus. Estes são os princípios vitais das energias básicas e faculdades subtis de um indivíduo que sustentam os processos fisiológicos. Há cinco Pranas ou correntes vitais:

Prana

Batimentos do coração e a respiração. Prana entra no corpo através da respiração e é enviado para cada célula, através do sistema circulatório.

Apana

Eliminação dos produtos residuais do corpo através dos pulmões e sistemas excretores.

Udana

Produção de som através do aparelho vocal, como na fala, cantando, rindo e chorando. Também representa a energia consciente necessária para produzir o som vocal correspondentes à intenção do ser.

Samana

A digestão dos alimentos e metabolismo das células (isto é, a reparação e fabrico de novas células e crescimento). Samana também inclui a regulação dos processos de calor do corpo. Auras são projeções desta corrente. Por práticas de meditação pode-se ver auras de luz em torno de cada ser. Yogis que fazem prática especial em Samana pode produzir uma aura resplandecente à vontade.

Vyana

A expansão e processos de contração do corpo, por exemplo o sistema muscular voluntário.

Upa-Pranas

No Yoga o Prana é classificado em subcategorias Upa-prana com os seguintes itens:

Naga - arrotos.

Kurma - piscar

Devadatta - bocejar

Krikala - espirros

Dhananjaya - abertura e fechamento das válvulas cardíacas

Pranayama

Pranayama é a prática em que o controle do Prana é conseguido (inicialmente) a partir do controle de sua respiração. Segundo a filosofia Yogue da respiração, ou ar, é apenas uma porta de entrada para o mundo do Prana e sua manifestação no corpo. No Yoga, técnicas de Pranayama são usadas ​​para controlar o movimento destas energias vitais dentro do corpo, para levar a um aumento da vitalidade do praticante. No entanto, a prática intensiva de estas técnicas não é trivial. Situações são descritas onde técnicas de Pranayama intensivo tiveram efeitos adversos. De acordo com a Kundalini Yoga, a prática intensiva e sistemática de Pranayama pode levar ao despertar da Kundalini.

Prana e alimentos

Prana é a força vital que cria cada coisa neste planeta e sustenta a vida. Pode-se dizer que é a energia cósmica que está presente em cada coisa.

Prana na nossa alimentação e da cadeia alimentar:

Em nossa ciência aprendemos que o conteúdo energético dos alimentos esgota quando ele é convertido na cadeia alimentar na teia da vida. O alimento que as plantas e árvores produzem por conta própria, o amido e glicose é a forma mais elevada de alimento que é sintetizado diretamente na menor fábrica de alimentos do mundo - a pequena folha verde!

Assim, o alimento das plantas e árvores são as que são mais altas do seu teor energético e, portanto, têm  maior Prana. Por isso precisamos bagas, frutas e legumes FRESCOS desenterrados do solo. As frutas e verduras que nos chegam nos mercados já decairam um pouco por manuseio contínuo e o tempo que passou em cestas após serem colhidas.

Tudo vivo e fresco tem uma aura própria. Esta aura é chamado bio plasma e tem propriedades electromagnéticas.

Andre Simoneton, um engenheiro francês dividiu os alimentos em quatro classes gerais sobre a base de ondas eletromagnéticas que eles transmitem.

Em uma escala de zero a 10.000 angstroms, encontrou o comprimento de onda humana básica ser cerca de 6,5 mil.

Alimentos que emitem vibrações ou comprimentos de onda que correspondem à esta escala são considerados os melhores de acordo com a pesquisa científica e são classificados como alimentos de primeira classe - são frutas, vegetais frescos, grãos, azeite de oliva.

Na próxima categoria, alimentos com radiações de 6,5 mil a 3.000 angstroms, óleo de amendoim, legumes cozidos, cana de açúcar.

A terceira categoria, com radiações muito fracas abaixo de 3.000 angstroms, é composto de carnes cozidas, salsichas, café, chá, chocolate, geléias, queijos processados e pão branco.

A quarta categoria apresenta praticamente nenhuma força de vida e inclui margarinas, conservas, bebidas alcoólicas, açúcar branco refinado e farinha branqueada.

Ainda que não seja transmitida frequência eletromagnética, ainda assim são emitidas frequências de “Angstrons de Bovis”. E assim os alimentos tem diferentes frequências. Quanto mais frecos, mais frequência. Mais PRANA.

É por isso que o Ayur Veda classifica os alimentos em Sattva (bondade), Tama (paixão), Raja (ignorância).

Mais uma vez agradecido Prabhuji Mahesvara Caitanya.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Julho -2012