Estimados Prabhus, por favor, aceitem minhas respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Srila Bhaktivinoda Thakura e o Sectarismo
"A aderência a um determinado padrão é um sintoma proeminente num grupo específico.
Existem três tipos de padrão: alocakagata, alocanagata e alocyagata.
Alocakagata
São sinais externos como tilaka, contas de tulasi no pescoço, roupa açafroada,etc.
Alocanagata
São diferentes práticas no processo de adoração como sacrifícios, austeridades, sacrifícios de fogo, votos, estudo das escrituras, adoração a Deidade, construção de Templos, respeito por diferentes rios e árvores, vestir-se como um sannyasi, actuar como acarya, vestir-se como brahmacari ou grhasthas, respeitar os livros, regras no comer, respeitar certos lugares e ocasiões.
Alocyagata
Atribuir personalismo ou impersonalismo ao Senhor Supremo, instalar Deidades, exibir o humor de uma encarnação do Senhor, especular sobre o Céu ou o Inferno, descrever o destino futuro da Alma.
As diferentes formas destas actividades espirituais criam divisões de Sectarismo.
"Quando uma mentalidade "asslike" torna-se proeminente nos kanistha-adhikaris, eles certamente participam nestas coisas.
Mas se eles desenvolvem uma mentalidade "swanlike", eles não farão parte destes conflitos; ao contrário, se esforçarão para alcançar níveis elevados.
Os madhyama-adhikaris não entram em conflitos acerca de padrões externos, mas são sempre atacados por disacordos filosóficos.
Pessoas "swanlike" consideram importante as diferentes práticas e diferente humores de acordo com a disposição de cada um, portanto, eles naturalmente estão desapegados de disputas sectárias."
Depois de consultar todos os ensinamentos de Srila Prabhupada que incluem por ordem de importância:
1) Livros, documentos legais e papéis semelhantes
2) Aulas
3) Cartas
4) Conversas
Podemos concluir que Srila Prabhupada chamou de Mataji senhoras de idade que não são suas discipulas. E também chamou uma devota com mais tempo de movimento sua discipula de Mataji.
Mas de um modo geral e mais comumente, Srila Prabhupada chama suas discipulas devotas pelo nome (Indira), ou então seguido de Devi Dasi (Indira Devi Dasi), ou seguido de Prabhu (Indira Prabhu).
Agora, haverão devotas que não se sentem confortáveis de serem chamadas de Prabhu.
Também haverão devotas que não se sentem confortáveis de serem chamadas de Mataji.
Ainda, haverão devotos que não se sentem confortáveis de chamar as devotas de Prabhu.
E por fim, também haverão devotos que não se sentem confortáveis de chamar as devotas de Mataji.
Temos que respeitar todos por suas preferências que são igualmente todas válidas.
Pessoas "swanlike" estão desapegadas de disputas sectárias.
Srila Bhaktivinoda Thakura Ki Jaya !!!
Agora uma curiosidade para descontrair:
Como Maria é amplamente utilizado em Portugal, as mulheres são mais susceptíveis a serem conhecidas simplesmente pelo seu segundo nome: Conceição, Dores, Céu, Luz, Lurdes (Lourdes), Fátima, Salete, Aparecida, Madalena, Antônia, Teresa, etc.
Uma mulher chamada Maria de Jesus é chamada de "Jesus", apesar de este ser um nomemasculino.
Ou ainda, Maria João, Maria José, Maria Manuel, Maria Luís. Na verdade, estes são nomes femininos.
Em nomes femininos e masculinos combinados, é o primeiro nome que define o gênero "real".
Maria João é um nome feminino, mesmo que a mulher em questão seja referida apenas como "João" numa forma reduzida.
É muito comum cá em Portugal, uma mulher com nome de por exemplo Maria João ser chamada de João:
"Oh! João, por favor, alcança-me a salada." (a falar com uma senhora ...;DDD)
“Oh! Zé, vamos dar um passeio.” (a falar com uma senhora ...;DDD)
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Julho - 2012