Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura, no seu Śrī Caitanya Śikṣāmṛta, descreveu que a alma evolui naturalmente de forma ascendente, primeiro do materialismo animalesco, à moralidade teísta do Varṇāśrama, à Vaidhī-bhakti e finalmente à Rāgānugā-bhakti, mas nenhuma destas transições são automáticas.
Cada uma requer um esforço e desejo de superar o apego à etapa antiga.
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"No caminho do desenvolvimento gradual, cuidados devem ser tomados para se elevar progressivamente a um nível superior, não importando o nível actual.
Por boa fortuna, a tendência da alma é elevar-se gradualmente, mas certamente existem obstáculos ao longo do caminho, e assim a alma pode não conseguir chegar ao objectivo final.
Aqueles que desejam chegar a um padrão mais elevado devem ser sempre conscientes deste facto.
Na progressão de um nível de vida para o próximo, duas coisas devem ser consideradas.
O aspirante deve estar firmemente fixo numa posição para dar um passo firme para o próximo nível superior. Em seguida, a fim de avançar com sucesso para o nível superior, quando um pé deixa o nível anterior, este mesmo pé deve fixar-se firmemente no nível mais elevado antes que o outro pé possa seguir a este novo nível.
Simultaneamente, o aspirante deve abandonar o apego ao nível mais baixo, tornando-se firmemente estabelecido no nível mais alto.
Ao mover-se muito rapidamente, o aspirante vai cair. Movendo-se muito lentamente os resultados virão lentamente.
Algumas pessoas lamentam que não alcançaram a devoção a Kṛṣṇa, mas ao mesmo tempo elas não fazem qualquer tentativa real de elevar-se ao nível de Kṛṣṇa-bhakti.
Elas permanecem vinculadas a um dos níveis e não tentam progredir para as práticas seguintes de nível superior - isto é conhecido como Niyamāgraha.
Se as pessoas param em um estágio, como podem esperar avançar para o topo?
Assim, muitos devotos no nível de Vaidhī-bhakti não fazem nenhuma tentativa para avançar para Bhāva-bhakti, mas, em seguida, lamentam não terem alcançado Bhāva.
Mais uma vez, muitas pessoas permanecem ligados às regras do Varṇāśrama e são indiferentes a Bhāva e Prema. Esta escravidão a um nível é um obstáculo ao seu progresso.
Aqueles que têm a boa fortuna de receber os ensinamentos do Senhor Caitanya, entretanto, podem progredir muito rapidamente. Numa única vida, uma pessoa pode facilmente progredir de Varṇāśrama para o nível mais elevado de Prema."
(Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura - Śrī Caitanya Śikṣāmṛta 3.1)
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Image: Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura as magistrate in Jagannātha Purī with court officials.
Image: Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura as magistrate in Jagannātha Purī with court officials.
Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura, in his Śrī Caitanya Śikṣāmṛta, described that the soul naturally evolves upwards, first from animalistic materialism, to the theistic morality of Varṇāśrama, to Vaidhī-bhakti and finally to Rāgānugā-bhakti, but none of these transitions are automatic.
Each requires an effort and desire to overcome attachment to the old stage.
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"On the path of gradual development, care must be taken to become steadily elevated to a higher level, no matter what the present level.
By good fortune, the tendency of the soul is to elevate itself gradually, but there are certainly obstacles along the path, and so the soul may fail to reach the ultimate goal.
Those who desire to reach a higher standard must always be conscious of this fact.
In progressing from one level of life to the next, two things should be considered.
The aspirant should be firmly fixed in one position to take a firm step to the next higher level. Then in order to advance successfully to the higher level, when one foot gives up the previous place, that foot must firmly fix itself in the higher level before the other foot can follow on to that new level.
Simultaneously, the aspirant must give up attachment to the lower level, becoming firmly established on the higher level.
By moving too quickly, the aspirant will fall. By moving too slowly the results will come slowly
Some people lament that they have not attained devotion to Kṛṣṇa but at the same time they do not make any real attempt to raise themselves to the level of Kṛṣṇa-bhakti.
They remain bound to one of the levels and do not attempt to progress to the practices of the next higher level - this is known as Niyamāgraha.
If people stop at one stage, how can they expect to progress to the top?
Thus, many devotees on the level of Vaidhī-bhakti make no attempt to progress to Bhāva-bhakti, but then lament they have not attained Bhāva.
Again many people remain attached to the rules of Varṇāśrama and are indifferent to Bhāva and Prema. This bondage to one level is an obstacle to their advancement.
Those who are fortunate to receive the teachings of Lord Caitanya, however, can progress very quickly. In a short lifespan a person can easily progress from Varṇāśrama to the highest level of Prema."
(Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura - Śrī Caitanya Śikṣāmṛta 3.1)