Se surgir a seguinte dúvida: "Ah, mas eu estou a cantar minhas voltas e a seguir os 4 princípios. Isto não é Sādhana?"
Sim, isto é Sādhana. Mas não é Sādhana Bhakti na sua totalidade. Sādhana Bhakti na sua totalidade é dividida em Vaidhī e Rāgānugā.
É preciso transpor de uma fase (Vaidhī) para a outra (Rāgānugā).
O praticante poderá optar por não transpor estas fases. Poderá fazê-lo.
Mas ficará dependente de Kṛpā. E já vimos que Kṛpā Siddha é muito raro.
Vamos lá ver. Estamos sempre dependentes de Kṛpā. Mas esperamos Kṛpā ao praticar a totalidade de Sādhana e não somente uma parte.
O Néctar da Devoção explica:
"Características do Serviço Devocional Puro:
1. O serviço devocional puro traz alívio imediato para todos os tipos de aflição material.
2. O serviço devocional puro é o começo de todas as perspectivas favoráveis.
3. O serviço devocional puro põe-nos automaticamente em prazer transcendental.
4. O serviço devocional puro é raramente alcançado.
5. Aqueles no serviço devocional puro ridicularizam até mesmo a concepção de liberação.
6. O serviço devocional puro é o único meio para se atrair Kṛṣṇa."
1 - Então se Kṛṣṇa é o mais misericordioso, porquê o serviço devocional puro é raramente alcançado?
Kṛṣṇa é o mais misericordioso.
Veja, misericordiosamente Ele distribui o processo do serviço devocional para todos, indiscriminadamente.
Porém, para Kṛṣṇa mostrar Sua misericórdia final, o devoto(a) terá de mostrar interesse profundo, praticar o processo completo de Sādhana (Vaidhī e Rāgānugā) e demonstrar um desejo muito intenso.
Kṛṣṇa poderia "misericordiosamente" tocar na cabeça de cada devoto(a) e fazer com que alcançassem a perfeição imediatamente ...
Mas qual seria o valor disso?
Krsna misericordiosamente se revela na mesma proporção em que o devoto se entrega.
Jīva Gosvāmī no comentário do verso do Bhakti Rasāmṛta Sindhu 1.1.37 que trata de Sudurlabhā (rareza de Bhakti) explica:
"Kṛṣṇa não concede Prema-bhakti ao devoto antes que este mesmo devoto tenha um desejo intenso de alcançá-Lo."
Kṛṣṇa está sempre disposto a dar Sua misericórdia. Nós é que não estamos dispostos intensamente a recebê-la.
2 - O outro motivo da rareza de Bhakti é que embora Kṛṣṇa facilmente ofereça a liberação, Ele raramente concorda em oferecer o serviço devocional a uma alma, o que se dá porque, por intermédio do serviço devocional, o devoto adquire e controla o próprio Senhor.
Resumindo e concluindo:
Uma das seis características do serviço devocional puro é Sudurlabha, o serviço devocional puro é raramente alcançado.
É raramente alcançado por dois motivos:
1 - Dificilmente e raramente alguém irá mostrar um desejo profundo e intenso por praticar serviço devocional.
2 - Por intermédio do serviço devocional o devoto adquire e controla o próprio Senhor.
Mas é possível alcançar a perfeição (Siddha) no serviço devocional. De duas formas:
1 - Sādhana-siddha - Embora Kṛṣṇa "relute" em oferecer serviço devocional a uma alma, pois isto irá controlá-Lo, se alguém mostrar interesse profundo, praticar o processo completo de Sādhana (Vaidhī e Rāgānugā) e demonstrar um desejo muito intenso, Kṛṣṇa irá oferecer a perfeição do serviço devocional.
Este é o caminho de Sādhana-siddha. O caminho normal e recomendado pelo Śāstra e Ācāryas.
2 - Kṛpā-siddha - Se alguém não mostrar interesse em serviço devocional, ou só praticar uma parte de Sādhana e isto aliado a "relutância" de Kṛṣṇa em oferecer a perfeição de Bhakti, somente em casos muito raros e excepcionais alguém recebe Kṛpā-siddha. Os exemplos citados de Pūtanā, Ajāmila, Gajendra e as espôsas dos Brāhmaṇas são excepções.
Este caminho de Kṛpā-siddha é o mais raro e ocorre só em casos excepcionais.
A pergunta surge:
Se Kṛṣṇa é o mais misericordioso, principalmente Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu, porquê Kṛpā-siddha é muito raro?
Kṛṣṇa é o mais misericordioso.
Misericordiosamente Ele distribui o processo do serviço devocional para todos, indiscriminadamente.
Porém, para Kṛṣṇa dar Sua misericórdia final, o devoto(a) terá de mostrar interesse profundo, praticar o processo completo de Sādhana (Vaidhī e Rāgānugā) e demonstrar um desejo muito intenso.
Kṛṣṇa poderia "misericordiosamente" tocar na cabeça de cada devoto(a) e fazer com que alcançassem a perfeição imediatamente.
Mas qual seria o valor disso?
Kṛṣṇa misericordiosamente se revela na mesma proporção em que o devoto se entrega.
Por isso que o Jīva é Taṭastha-śakti, energia marginal. Escolhe entre a energia superior e a energia inferior.
Kṛṣṇa só poderá mostrar Sua misericórdia final quando o Jīva fizer a sua escolha.
Jīva Gosvāmī no comentário do verso do Bhakti Rasāmṛta Sindhu 1.1.37 que trata de Sudurlabha (rareza de Bhakti) explica:
"Kṛṣṇa não concede Prema-bhakti ao devoto antes que este mesmo devoto tenha um desejo intenso de alcançá-Lo."
Kṛṣṇa está sempre disposto a dar Sua misericórdia.
Nós é que não estamos dispostos intensamente a recebê-la.
O Néctar da Devoção explica:
"Características do Serviço Devocional Puro:
1. O serviço devocional puro traz alívio imediato para todos os tipos de aflição material.
2. O serviço devocional puro é o começo de todas as perspectivas favoráveis.
3. O serviço devocional puro põe-nos automaticamente em prazer transcendental.
4. O serviço devocional puro é raramente alcançado.
5. Aqueles no serviço devocional puro ridicularizam até mesmo a concepção de liberação.
6. O serviço devocional puro é o único meio para se atrair Kṛṣṇa."
1 - Então se Kṛṣṇa é o mais misericordioso, porquê o serviço devocional puro é raramente alcançado?
Kṛṣṇa é o mais misericordioso.
Veja, misericordiosamente Ele distribui o processo do serviço devocional para todos, indiscriminadamente.
Porém, para Kṛṣṇa mostrar Sua misericórdia final, o devoto(a) terá de mostrar interesse profundo, praticar o processo completo de Sādhana (Vaidhī e Rāgānugā) e demonstrar um desejo muito intenso.
Kṛṣṇa poderia "misericordiosamente" tocar na cabeça de cada devoto(a) e fazer com que alcançassem a perfeição imediatamente ...
Mas qual seria o valor disso?
Krsna misericordiosamente se revela na mesma proporção em que o devoto se entrega.
Jīva Gosvāmī no comentário do verso do Bhakti Rasāmṛta Sindhu 1.1.37 que trata de Sudurlabhā (rareza de Bhakti) explica:
"Kṛṣṇa não concede Prema-bhakti ao devoto antes que este mesmo devoto tenha um desejo intenso de alcançá-Lo."
Kṛṣṇa está sempre disposto a dar Sua misericórdia. Nós é que não estamos dispostos intensamente a recebê-la.
2 - O outro motivo da rareza de Bhakti é que embora Kṛṣṇa facilmente ofereça a liberação, Ele raramente concorda em oferecer o serviço devocional a uma alma, o que se dá porque, por intermédio do serviço devocional, o devoto adquire e controla o próprio Senhor.
Resumindo e concluindo:
Uma das seis características do serviço devocional puro é Sudurlabha, o serviço devocional puro é raramente alcançado.
É raramente alcançado por dois motivos:
1 - Dificilmente e raramente alguém irá mostrar um desejo profundo e intenso por praticar serviço devocional.
2 - Por intermédio do serviço devocional o devoto adquire e controla o próprio Senhor.
Mas é possível alcançar a perfeição (Siddha) no serviço devocional. De duas formas:
1 - Sādhana-siddha - Embora Kṛṣṇa "relute" em oferecer serviço devocional a uma alma, pois isto irá controlá-Lo, se alguém mostrar interesse profundo, praticar o processo completo de Sādhana (Vaidhī e Rāgānugā) e demonstrar um desejo muito intenso, Kṛṣṇa irá oferecer a perfeição do serviço devocional.
Este é o caminho de Sādhana-siddha. O caminho normal e recomendado pelo Śāstra e Ācāryas.
2 - Kṛpā-siddha - Se alguém não mostrar interesse em serviço devocional, ou só praticar uma parte de Sādhana e isto aliado a "relutância" de Kṛṣṇa em oferecer a perfeição de Bhakti, somente em casos muito raros e excepcionais alguém recebe Kṛpā-siddha. Os exemplos citados de Pūtanā, Ajāmila, Gajendra e as espôsas dos Brāhmaṇas são excepções.
Este caminho de Kṛpā-siddha é o mais raro e ocorre só em casos excepcionais.
A pergunta surge:
Se Kṛṣṇa é o mais misericordioso, principalmente Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu, porquê Kṛpā-siddha é muito raro?
Kṛṣṇa é o mais misericordioso.
Misericordiosamente Ele distribui o processo do serviço devocional para todos, indiscriminadamente.
Porém, para Kṛṣṇa dar Sua misericórdia final, o devoto(a) terá de mostrar interesse profundo, praticar o processo completo de Sādhana (Vaidhī e Rāgānugā) e demonstrar um desejo muito intenso.
Kṛṣṇa poderia "misericordiosamente" tocar na cabeça de cada devoto(a) e fazer com que alcançassem a perfeição imediatamente.
Mas qual seria o valor disso?
Kṛṣṇa misericordiosamente se revela na mesma proporção em que o devoto se entrega.
Por isso que o Jīva é Taṭastha-śakti, energia marginal. Escolhe entre a energia superior e a energia inferior.
Kṛṣṇa só poderá mostrar Sua misericórdia final quando o Jīva fizer a sua escolha.
Jīva Gosvāmī no comentário do verso do Bhakti Rasāmṛta Sindhu 1.1.37 que trata de Sudurlabha (rareza de Bhakti) explica:
"Kṛṣṇa não concede Prema-bhakti ao devoto antes que este mesmo devoto tenha um desejo intenso de alcançá-Lo."
Kṛṣṇa está sempre disposto a dar Sua misericórdia.
Nós é que não estamos dispostos intensamente a recebê-la.