terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Pela primeira vez


Nós, Baddha-jīvas, com a misericórdia de Guru e Gaurāṅga, vamos entrar no mundo espiritual pela primeira vez, Vṛndāvana, onde ... nunca ... estivemos.

Voltar ... tem diferentes significados. Pode significar regressar a um local que já estivemos antes, mas também pode significar inverter a marcha, dobrar.  

No mundo material estamos a ir na direcção errada. 

Até que invertemos a marcha, dobramos, retornamos, retrosseguimos, viramos, retrocedemos e voltamos PARA A direcção correcta.

Jaya !!!

"Ó inteligente Uddhava ! O cativeiro por Avidyā do Jīva, que é Minha parte, ou Taṭasthā-śakti, é sem começo. Por Vidyā, ele alcança a liberação que tem um começo."  (SB -11.11.4)

Comentário de Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura:

"O cativeiro e a liberação de Minha śakti, o jīva, que são apenas aparentes, é causada por Minha avidyā-śakti, que produz a imposição do corpo, e a liberação é produzida por Minha vidyā-śakti que remove a imposição do corpo. Isto é provocado sob a influência de Minha śakti que funciona para o passatempo da criação e destruição do Universo. Isto é explicado neste verso. Embora o jīva seja Minha parte ou aṁśa, deve ser entendido como diferente de Mim. Eu tinha dito:

"Esta é a Minha energia inferior. Compreenda Minha energia superior que é diferente desta energia inferior. São os jīvas, por quem a energia inferior é empregada para seu gozo."  (BG - 7.5)

Embora o jīva seja Minha śakti, sua natureza como aṁśa deve ser entendida a partir desta afirmação:

"Este eterno jīva, uma das Minhas partes, arrasta com ele os sentidos e o sexto sentido, chamado de mente, que está situado no prakṛti desconcertante." (BG 15.7)

"Você mencionou os muitos seres vivos nos versos anteriores. Śruti também diz que existem muitos jīvas. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānam eko ​​bahūnāṁ yo vidadhāti kāmān: o Senhor é a principal entidade consciente eterna entre muitos jīvas eternos, e Ele sozinho mantém muitos jīvas. (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13) Por que você chama o jīva "um" neste verso do BG 15.7 acima citado?"

A jīva-śakti ou taṭasthā-śakti é uma, mas de suas muitas expansões aparecem muitos jīvas. Da mesma forma, a única energia externa chamada māyā-śakti tem dois aspectos avidyā e vidyā, que afectam muitos jīvas por expansão em muitas funções. Assim como todas as expansões de māyā são simplesmente chamadas māyā, então todas as expansões da jīva-śakti são chamadas jīva. As muitas expansões da jīva-śakti e māyā-śakti devem ser entendidas como eternas.

O jīva é eterno, mas por vidyā o jīva torna-se liberado. Dizem que quando avidyā é destruída, o jīva atinge a liberação. Mas a "destruição" simplesmente significa que avidyā cessa sua influência em um jīva particular (já que a avidyā é eterna). Liberação, ou nirvana, significa que o jīva se funde no Brahman. O jīva não é destruído. Sāyujya significa "juntar-se ao Brahman". Nesta condição, o svarūpa do jīva não é destruído.

"O Senhor tem uma energia superior, outra energia chamada jīva e uma terceira energia, a energia material, chamada avidyā-karma."  (Viṣṇu-purana, 6.7.61)

A jīva-śakti existe em várias condições em vários corpos por māyā-śakti. Da afirmação do Viṣṇu-purana, entende-se que a jīva-śakti é geralmente controlada por māyā-śakti para realizar o passatempo da criação do universo. Isto é indicado no verso. O jīva é dobrado por avidyā. Avidyā não tem início porque o karma é sem começo. Quando a liberação ocorre, avidyā tem um fim para este jīva particular. A liberação, porque é produzida, tem um começo. Mas porque é indestrutível, não tem um fim."

Fim do comentário.

Merece ser repetido:

"A liberação, porque é produzida, tem um começo. Mas porque é indestrutível, não tem um fim."

We, Baddha-jīvas, with the mercy of Guru and Gaurāṅga, will enter the spiritual world for the first time, Vṛndāvana, where ... we ... have never been.

Back to ... has different meanings. It may mean going back to a place we've been to before, but it can also mean reversing, doubling.

In the material world we are going in the wrong direction.

Until we reverse the march, we bend, we return, we retrace, we turn, we move back and we return TO THE right direction.

Jaya !!!

"O intelligent Uddhava! The bondage of the jīva, who is my one part, or taṭasthā-śakti by avidyā, is without beginning. By vidyā, he achieves liberation which has a beginning." (SB - 11.11.4)

Commentary by Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura:

"Bondage and liberation of My śakti, the jīva, which are apparent only, is caused by My avidyā-śakti, which produces the imposition of the body, and liberation is produced by My vidyā-śakti which removes the imposition of the body. This is brought about under the influence of My śakti which functions for the pastime of creation and destruction of the universe. That is explained in this verse. Though the jīva is My part or aṁśa, it should be understood to be different from Me. I have said:

"This is My inferior energy. Understand My superior energy which is different from this inferior energy. It is the jīvas, by whom the inferior energy is employed for their enjoyment." (BG - 7.5)

Though the jīva is My śakti, its nature as aṁśa should be understood from this statement:

"This eternal jīva, one of My parts, drags with it the senses and the sixth sense called the mind, which are situated in the bewildering prakṛti." (BG - 15.7)

“You have mentioned the many living beings in the previous verse. Śruti also says there are many jīvas. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānam eko bahūnāṁ yo vidadhāti kāmān: the Lord is the chief eternal conscious entity among many eternal jīvas, and He alone maintains the many jīvas. (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13) Why do you call the jīva “one” in this verse?”

The jīva-śakti or taṭasthā-śakti is one, but from its many expansions appear many jīvas. Similarly, the one external energy called māyā-śakti has two aspects avidyā and vidyā, which affect many jīvas by expansion into many functions. Just as all the expansions of māyā are simply called māyā, so all the expansions of the jīva-śakti are called jīva. The many expansions of the jīva-śakti and māyā-śakti should be understood to be eternal.

The jīva is eternal, but by vidyā the jīva becomes liberated. It is said that when avidyā is destroyed the jīva attains liberation. But “destruction” simply means that avidyā ceases its influence on a particular jīva (since avidyā is eternal). Liberation, or nirvana, means the jīva merges in Brahman. The jīva is not destroyed. Sāyujya means, “joining with Brahman.” In that condition, the jīva’s svarūpa is not destroyed.

"The Lord has a superior energy, another energy called the jīva and a third energy, the material energy, called avidyā-karma."  (Viṣṇu-purana, 6.7.61)

The jīva-śakti exists in various conditions in various bodies by māyā-śakti. From the statement of Viṣṇu-purana, it is understood that the jīva-śakti is generally controlled by māyā-śakti for accomplishing the pastime of creation of the universe. That is stated in the verse. The jīva is bound by avidyā. Avidyā is beginningless because karma is beginningless. When liberation takes place, avidyā has an end for that particular jīva. Liberation, because it is produced, has a beginning. But because it is indestructible, it has no end."

End of commentary.

It deserves to be repeated:

"Liberation, because it is produced, has a beginning. But because it is indestructible, it has no end."