sábado, 31 de dezembro de 2016

JIVA - A Palavra Final !!!


JIVA - Um resumo do tema e pessoalmente para mim a palavra final:

Devemos considerar que o condicionamento material aos modos (gunas - cordas) da natureza material não tem um começo (anadi) mas tem um fim.

"No mundo espiritual, o Senhor Supremo tem formas espirituais ilimitadas, todas são expansões de Si mesmo iluminando este mundo. Com cada uma destas formas, o Senhor desfruta de passatempos com uma única alma liberada individual." (Priti Sandarbha -10)

Estas almas liberadas, portanto, têm corpos espirituais como o do Senhor.

Na morada do Senhor, há um número ilimitado de formas, todas adequadas para a prestação de serviço a Ele. Cada uma destas formas não são diferentes dEle, sendo expansões do Seu esplendor; cada uma é eterna, plena de consciência e bem-aventurança. Elas são a coroa, as jóias centrais do mundo espiritual, a própria vida do mundo espiritual. 

Estes corpos espirituais ilimitados são as formas perfeitas das almas liberadas que são concedidos a um indivíduo, de acordo com o seu gosto, quando ele atinge o estado de liberação absoluta. 

Este estado é chamado de realização do corpo espiritual (Svarupa-siddhi).

Todos estes corpos espirituais são eternos porque eles existem mesmo antes das almas liberadas entrarem neles e continuarão a existir depois. 

No entanto, antes da entrada da alma liberada, estes corpos espirituais estão na nossa perspectiva - em "estado estagnado".

Como todas as almas ilimitadas são servas do Senhor, cada uma delas tem um corpo espiritual na morada do Senhor adequado para prestar serviço ao Senhor. 

Quando um indivíduo torna-se qualificado para o serviço directo ao Senhor pela graça de Bhakti Devi, então o Senhor Supremo agracia-o com um corpo espiritual. A Baddha torna-se Baddha Mukta.

E assim, é a nossa consciência de serviço que "aviva" aquela forma.

A forma é como uma roupa muito bela que Krsna da à alma liberada. Uma roupa "feita de um nível superior de Bhava espiritual"

Agora somos forçados a perguntar:

1) Como podem haver corpos espirituais para nós antes de entrarmos neles?

2) Como eles podem estar lá e ficarem "estagnados" (não existe nada estagnado no mundo espiritual)?

3) Agora que estamos aqui, e eles estão lá ... o que eles estão a fazer neste meio tempo?

Mas temos que entender uma coisa: Estas perguntas são originárias de uma mente material condicionada. 

Somos forçados a pensar, sentir e experimentar em um tempo-espaço-continuum. Um eterno presente.

Estamos a falar sobre o mundo espiritual, a parte mais interna da criação de Sri Krsna. O reino mais alto do Amor Divino. Goloka Vrindavana. Nossas perguntas estão condenadas ao fracasso.

Nós só poderemos entender estes "assuntos", quando nossa consciência estiver totalmente purificada (Suddha-sattva).

Quando nossos corações estiverem cheios com a potência interna do Senhor (Svarupa-sakti), poderemos compreender e perceber estas coisas.

E pensar que estas formas espirituais já estão lá e ... "espera um pouco", o que elas estão a fazer "neste meio tempo?" ... a mente morde o seu próprio rabo !!! 

Não há "neste meio tempo". 

Lá, em Goloka Vrindavana, só há um eterno agora.

Então precisamos de metáforas como as formas "estão estagnadas", ou então nós "aviva-mo-las com nosso Bhava espiritual".

Estas formas não estão "estagnadas" nunca. Estão sempre a servir. Estão "estagnadas" na nossa perspectiva.

Krsna é Tri-kala-jna, conhece presente, passado e futuro. Ele, antes de nós mesmos, já sabe como iremos escolher servi-Lo.

Isto tudo é inconcebível. 

A verdadeira alquimia ocorre quando nos sentimos plenamente identificados com estas formas e fazemos o nosso serviço ao Casal Divino com o nosso Siddha-deha. 

Vislumbres de nosso Siddha-deha (cultivado em fases preliminares) podem ser experimentados na fase avançada de Asakti.

E portanto a alma (Baddha) não cai do mundo espiritual porque há uma forma espiritual destinada para ela lá, e esta forma está a actuar lá neste exacto momento. 

A alma nunca esteve numa relação prévia com Krsna e "caiu" desta relação lá. 

Onde a Jiva cai é neste mundo material, vida após vida por afastar-se de Krsna, Sua Lila e Sua morada. Uma vez no mundo espiritual não cai mais.

Só neste sentido é que podemos dizer que existe algo "inerente" ou em forma de semente.

JIVA - A summary of the topic and personally for me the final word:

We must consider that material conditioning to the modes of material nature (gunas - chords) has no beginning (anadi) but has an end.

"In the spiritual world, the Supreme Lord has unlimited spiritual forms, all are expansions of Himself illuminating that world. With each one of  those  forms,  the  Lord  enjoys  pastimes  with  a  single individual liberated soul." (Priti Sandarbha -10)

These liberated souls, therefore, have spiritual bodies like the Lord's.

In the Lord's abode, there are an unlimited number of forms, all suitable for the service to Him. Each one of these forms are not different from Him, being expansions of His splendor; each one is eternal, full of consciousness and bliss. They are the crown, the central jewels of the spiritual world, the very life of the spiritual world.

These unlimited spiritual bodies are the perfect forms of the liberated souls that are bestowed upon an individual, according to his taste, when he attains the state of absolute liberation.

This state is called realization of the spiritual body (Svarupa-siddhi).

All these spiritual bodies are eternal because they exist even before the liberated souls "enter" into them and will continue to exist afterwards.

However, before the entrance of the liberated soul, these spiritual bodies are in our perspective - in a "stagnant state."

As all unlimited souls are servants of the Lord, each of them has a spiritual body in the Lord's abode suitable to serve the Lord.

When an individual becomes qualified for direct service to the Lord by the grace of Bhakti Devi, then the Supreme Lord bestows him with a spiritual body. Baddha becomes Baddha Mukta.

And so, it is our consciousness of service that "enlivens" that form.

The form is like a very beautiful garment that Krsna gives to the liberated soul. A garment "made of a higher level of spiritual Bhava"

Now we are forced to ask:

1) How can there be spiritual bodies for us before we "enter" them?

2) How can they be there and become "stagnant" (there is nothing stagnant in the spiritual world)?

3) Now that we're here, and they're there ... what are they doing in the mean time?

But we have to understand one thing: These questions originate from a conditioned material mind.

We are forced to think, feel, and experience in a time-space-continuum. An eternal present.

We are talking about the spiritual world, the innermost part of Sri Krsna's creation. The highest realm of Divine Love. Goloka Vrindavana. Our questions are doomed to failure.

We can only understand these "subjects" when our consciousness is fully purified (Suddha-sattva).

When our hearts are filled with the inner potency of the Lord (Svarupa-sakti), we will be able to understand and perceive these things.

And to think that these spiritual forms are already there and ... "Wait a minute," what are they doing "in the meantime?" ... the mind bites its own tail !!!

There is no "in the meantime".

There, in Goloka Vrindavana, there is only an eternal now.

So we need metaphors like the "stagnant" forms, or we "enliven" them with our spiritual Bhava.

These forms are not "stagnant" ever. They are always serving. They are "stagnant" in our perspective.

Krsna is Tri-kala-jna, knows present, past and future. He, before us, already knows how we will choose to serve Him.

This is all inconceivable.

True alchemy occurs when we feel fully identified with these forms and do our service to the Divine Couple with our Siddha-deha.

Glimpses of our Siddha-deha (cultivated in preliminary stages) can be experienced in the advanced phase of Asakti.

And so, the soul (Baddha) does not fall from the spiritual world because there is a spiritual form destined for him there, and this form is acting there at this exact moment.

The soul has never been in a prior relationship with Krsna and has "fallen" from this relationship there.

Where the Jiva falls is in this material world, life after life by departing from Krsna, His Lila and His abode. Once in the spirit world it does not fall any more.

Only in this sense can we say that there is something "inherent" or in the form of a seed.

Thanks to flowingnectarstream