quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Aula Radhastami, 2016 - Iskcon Lisboa


Foto: Bouquet de flores Kadamba na mão de Sri Isvari Radha.

"Radha soletrado ao contrário é Dhara, um fluxo de néctar." (Gaudiya Gutika) 

Aula Radhastami, 2016 - Iskcon Lisboa:

om ajnana-timirandhasya jnananjana-salakaya caksur unmilitam yena tasmai sri-gurave namah

Estavamos na mais escura região da ignorância e nossos mestres espirituais abriram nossos olhos com o archote do conhecimento. A eles ofereçamos nossas mais humildes e respeitosas reverências.

sri-caitanya-mano-'bhistam sthapitam yena bhu-tale
svayam rupah kada mahyaṁ dadati sva-padantikam

Quando Srila Rupa Gosvami Prabhupada, que estabeleceu neste mundo material a missão para satisfazer o desejo do Senhor Caitanya, nos dará refúgio sob seus pés de lótus?

he krishna karuna-sindho dina-bandho jagat-pate
gopesa gopika-kanta radha-kanta namo ’stu te

Ofereçamos nossas respeitosas reverências a nosso querido Krsna, Ele é o amigo dos aflitos e a fonte da criação. É o senhor das Gopis e o amante de Radharani.

tapta-kancana-gaurangi radhe vrindavanesvari
vrishabhanu-sute devi pranamami hari-priye

Ofereçamos nossos respeitos a Radharani, cuja compleição corpórea é como ouro fundido e que é a Rainha de Vrndavana. Ela é a filha do Rei Vrishabhanu, e é muito querida pelo Senhor Krsna.

namo maha-vadanyaya krishna-prema-pradaya te
krishnaya krishna-caitanya-namne gaura-tvishe namah

Ofereçamos nossas respeitosas reverências a Gauranga Mahaprabhu, a encarnação mais misericordiosa, Ele é o próprio Krsna que aparece como Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. Assume a compleição dourada de Srimati Radharani, e distribui amplamente o amor puro por Krsna.

1 - Este verso é muito importante pois mostra uma característica marcante do  Movimento de Sankirtana. O Movimento de Sankirtana é misericordioso e compassivo. Os integrantes do Movimento de Sankirtana saem para disseminar, propagar e difundir amplamente o amor puro por Krsna. 

Portanto, o Movimento de Sankirtana é o Movimento de ... Srimati Radharani !!! 

A misericórdia de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu provém de Srimati Radharani que quer ocupar todas as almas no serviço a Krsna. 

2 - Radharani aparece no meio-dia. Por isso o jejum é até o meio-dia. Alguns devotos fazem jejum o dia todo. O jejum mais importante é de tópicos não relacionados com Radha Krsna.

Srimati Radharani aparece numa  flor de lótus dourada. Tem Seus olhos fechados. Se tem os olhos fechados, como consegue perceber a presença de Krsna no berço? 

Abre Seus olhos ao sentir o  aroma do corpo de Krsna.

Sri Krsna é 1 ano mais velho que Sri Radha. A idade eterna de Krsna é de quinze anos, nove meses e sete dias e meio.

A idade eterna de Sri Radha é de quatorze anos, dois meses e quinze dias.

3 - Quem é esta mocinha?

"Nos países ocidentais, quando alguém vê a capa de um livro como este, o livro de Krsna, ele imediatamente pergunta: "Quem é Krsna? Quem é a moçinha que está com Krsna?" (Srila Prabhupada - Prefácio Livro de Krsna)

Krsna é a Pessoa Suprema e Radharani é Sua companheira eterna.

O relacionamento conjugal de Krsna com Radha e as Gopis é completamente espiritual e mais ... é eterno. 
Não está baseado numa busca pessoal egoista de satisfação dos sentidos. Mas está baseado numa entrega total ao outro. Eternamente. É uma relação de compromisso eterno entre Krsna e Sua amada. 

Pessoas inescrupulosas e devotos não muito sérios tentarão tirar proveito sensorial dos passatempos de Krsna e as Gopis. Erro crasso.

Eles são um só. Svarupa Sakti.

Svarupa Sakti divide-se em:

Samvit Sakti - manifesta todos os humores de relacionamento amorosos em Vraja, e é regido pelo proprio Krsna.

Hladini Sakti - manifesta toda a bem-aventurança destes relacionamentos, e é regido por Srimati Radharani.

Sandhini Sakti - manifesta tudo em Vraja, água, terras como as vilas, florestas, jardins, Giri Govardhana, os locais de passatempos de Krsna. Também manifesta todos os objectos transcedentais usados nos passatempos de Krsna, assim como os corpos transcedentais de Sri Krsna, Sri Radha, Sakhis, Sakhas, vacas, Dasas, Dasis e tudo o mais, e é regido por Sri Balarama. 

Krsna é Deus servido. Balarama e Radha são Deus que servem.

Poderiamos dizer que Krsna como Deus que é servido é superior a Radha e Balarama que são Deus que servem. No entanto, o amor de Radha e Balarama controla o próprio Krsna.

E assim, em termos de Tattva (verdade filosófica), Bhagavan Sri Krsna é superior a Radha, pois Ele é o Adi-purusha, ou a Pessoa original, mas, em termos de Lila (as aventuras transcendentais do mundo espiritual), Radha é superior, chegando às vezes até a controlar e a castigar Krsna, o controlador supremo, como observamos na seguinte citação de Srila Prabhupada:

"Srila Rupa Gosvami declara que o serviço devocional atrai até o próprio Krsna. Krsna atrai todo o mundo, mas o serviço devocional atrai Krsna. O símbolo do serviço de­vocional do mais alto grau é Radharani. Krsna é chamado Madana-mohana, que significa que Ele é tão atractivo que pode derrotar a atracção de milhares de Cupidos. Mas Radharani é ainda mais atractiva, pois é capaz de atrair até mesmo Krsna. Por isso, os devotos chamam-nA de Madana-mohana-mohani, “Aquela que atrai Aquele que atrai o Cupido." 

4 - Portanto a posição de Sri, Srimati, Svamini Radha é muito exaltada. O Brahma Gayatri é na verdade, na concepção Gaudiya, uma adoração a Sri Sri Radha Krsna. 
Bhur representa o mundo físico e sensual, Bhu-loka, onde estamos, o mundo da nossa experiência.

Bhuvah representa a esfera mental subtil, o mundo mental de aceitação e rejeição - eu gosto disso, eu não gosto disso. 
Svah (Svargaloka) é o plano de inteligência onde a razão e discriminação ditam decisões.

Tat resume e reduz estes três planos de experiência para uma entidade "estes". A palavra Tat significa que estes três planos são mostrados por Savitur, o sol, ou a alma individual.

Savitur significa o sol que revela os três planos de existência material. Aqui Savitur na verdade significa a alma. Não é, na verdade, o sol que nos permite ver as coisas. De facto isto só é possível com a ajuda da alma.  O centro da existência de uma entidade viva individual não é o sol, mas a alma que ilumina o corpo com consciência e percepção. Pois é a alma que dá luz a este mundo, e fornece a compreensão do nosso meio ambiente. 

Sem a alma não há percepção. Apesar de geralmente a palavra Savitur significar "sol", aqui só pode referir-se a alma.

A palavra Varenyam significa adorável, venerável, e indica a área da Superalma que é para ser adorada pela alma.
Em geral, a palavra Bhargo significa luz. Bhargo também podem ser substituída por Bhanu que quer dizer sol ou "que nos mostra pela luz".  Radharani também é conhecida como Vrsabhanunandini, a filha do rei Vrsabhanu que, como seu pai, eram fiéis adoradores do deus sol. Srimati Radharani é a própria essência da Svarupa-sakti de Krsna. Sri Radha ilumina a prática do serviço devocional.

Bhargo, Svarupa-sakti ou energia interna pessoal, pertence a Deva (Devasya) que significa "bonito e brincalhão". A palavra Devasya então significa
Sri Krsna.

5 - Assim Radha está manifesta no plano espiritual e no plano material como Durga

Como a alma condicionada quer desfrutar de relacionamentos prazerosos neste mundo material, é Durga que propicia prazer em tais relacionamentos, que são temporários.

Os relacionamentos prazerosos eternos no mundo espiritual são propiciados por Srimati Radharani (Hladini Sakti).

Originalmente, Radha e Durga são uma só, mas Radha através de Sua expansão como Durga actua no plano material. Ambas propiciam prazer nos relacionamentos. 

Uns espirituais eternos e outros materiais temporários.
Svarupa-sakti, Srimati Radhika, tem três tipos de potência de actividade (Kriya-sakti). 

São conhecidas como: Cit-sakti, Jiva-sakti e Maya-sakti. Cit-sakti é também chamada de potência interna (Antaranga-sakti); Maya-sakti é chamada de potência externa (Bahiranga-sakti); e Jiva-sakti é chamada de potência marginal (Tatastha-sakti). 

Embora Svarupa-sakti seja uma, age nestas três maneiras. Todas as características eternas de Svarupa-sakti estão completamente presentes em Cit-sakti, presentes em um grau diminuto em Jiva-sakti, e presentes de uma maneira distorcida em Maya-sakti (Durga).

Assim, Sri Radha actua em todos os planos. No plano espiritual como Radha e na Sua expansão distorcida no plano material como Durga.

No Sammohana Tantra, Durga declara:

"Eu sou Durga. Eu possuo todas as virtudes. Eu não sou diferente de Sri Radha, a eterna deusa suprema da fortuna."

6 - Bhavollasa - nós amamos Krsna somente porque Ele é muito querido por Radhika.

Existem cinco tipos de Sakhis: (1) Sakhi, (2) Nitya-sakhi, (3) Prana-Sakhi, (4) Priya-sakhi, e (5) Parama-prestha-sakhi.
Entre estas. algumas são Sama-sneha [igualmente afectuosas por Radha e Krsna] e algumas são Visama-sneha [mais afectuosas só por um dEles].

Aquelas que são mais afectuosas por Krsna são chamadas Sakhis.

Algumas destas Sakhis são Vrnda, Kundalata, Vidya, Dhanistha, Kusumika, Kamada, Atreyi, etc.

As Nitya-sakhis são mais afectuosas por Sri Radha.

Algumas das Nitya-sakhis são Kasturi, Manojna, Mani-manjari, Sindura, Candanvati, Kaumudi, Madira, etc.

As principais entre as Nitya-sakhis são chamadas Prana-sakhis. Algumas das Prana-sakhis são Tulasi, Kelikandali, Sasimukhi, Candrarekha, Priyambada, Madonmada, Vasanti, Kalabhasini, Ratnabali, Malati, Kanpurlatika, etc.

As Priya-sakhis e Parama-prestha-sakhis  são igualmente afectuosas por Radha e Krsna. No entanto, ainda assim, mais inclinadas por Sri Radha.

Entre dezenas de milhões de belas Vraja Priya-sakhis estão Candralatika, Guncura, Barangada, Madhavi, Candrika, Premanjari, Tanumadhyama, Kandarpasundari, etc.

As principais entre as Priya-sakhis são as Parama-prestha-sakhis Lalita, Visakha, Citra, Campakalata, Rangadevi, Sudevi, Tungavidya e Indulekha. 

Embora possamos cultivar qualquer um destes humores, o Parampara Gaudiya Vaisnava na sua maioria segue uma maior afeição por Sri Radha. 

Isto está evidenciado no Prema Bhakti Chandrika 51 de Srila Narottama Dasa Thakura:

sama snehā viṣama snehā, nā koriho dui lehā
kohi mātra adhika snehā-gaṇa nirantara thāke saṅge, kṛṣṇa kathā līlā raṅge narma sakhī ei sab jana 

"Afeição igual por Radha e Krsna ou mais afeição por Krsna do que por Radha - não se apeguem a isto. 
Vou apenas falar sobre a preferência por Sri Radha !!! 
Elas estão sempre em Sua companhia, muito felizes a falar-Lhe acerca de Krsna. Elas são todas Sakhis que participam nos passatempos."

Então podemos dizer que as Nitya-sakhis (Manjaris), consideram o serviço (Dasya) de Sri Radha ser a meta mais elevada da vida.

Então, isto significa que Krsna não é mais Rasamrta-murtih nem Visaya e, em vez disso Sri Radha tomou esta posição?
Certamente que não. Quanto mais tentamos estabelecer Sri Radha como o centro, mais Ela vai colocar Krsna no centro.

Sri Radha, Ela mesma declara:

yadi āmā'-prati sneha thāke sabākāra 
tabe kṛṣṇa-vyatirikta nā gāibe āra 

"Se você tem alguma afeição por Mim, então não fale de nenhum tópico a não ser sobre Krsna." (Caitanya-bhagavata Madhya 28.27)

Então neste sentido podemos dizer que somos Saktas. Porque adoramos Krsna através de Radha. Não como os Saktas que excluem Purusa. 

Se alguém quiser afirmar que somente adora com exclusividade Srimati Radharani, Ela, Sri Radhika irá afirmar: "Mas eu adoro Sri Krsna !!!"

Portanto, embora Bhavollasa signifique mais atracção por Sri Radha, isto age como um bumerangue e produz ainda mais atracção por Sri Krsna !!! 

7 - Radharani Ki Jaya, Maharani Ki Jaya

Todos os Vrajabasis cantam esta canção para Srimati Radharani, principalmente quando circuambulam o Radha Kunda:

radharani ki jai, maharani ki jai 
bolo barsane vari ki jai jai jai

1 - Todas as glórias a Radharani !!! Todas as glórias a maior de todas as rainhas. Cantem as glórias de Radharani, a qual vive em Varsana.

thakurani ki jai, hari priya ki jai 
vrsabhanu-dulari ki jai jai jai

2 - Todas as glórias à Radha Thakurani, a qual é a querida de Sri Hari. Todas as glórias a amada filha do rei Vrsabhanu.

gaurangi ki jai, hemangi ki jai 
vrajaraja-kumari ki jai jai jai

3 - Todas as glórias a Radharani cuja compleição é clara e cujos membros são dourados.

vraja-rani ki jai, vraja devi ki jai 
gahvara vana vari ki jai jai jai

4 - Todas as glórias a rainha de Vraja. Todas as glórias a Deusa de Vraja. Todas as glórias a Radha que executa passatempos na floresta de Gahvara.

Sri Radhastami Maha Mahotsava Ki Jaya !!!

8 - Em Radhastami (dia do aparecimento de Srimati Radharani), os devotos banham Radharani em Panca Amrta, cinco néctares:

1 - Fé Amorosa.
2 - Rendição.
3 - Afecto.
4 - Lembranças.
5 - Orações.

No entanto, no Sri Radha Kundastami (dia do aparecimento do Radha Kunda - no próximo dia 23 de Outubro), Srimati Radharani reciproca com os devotos, abraçando-os amorosamente e banhando-os com o néctar líquido de Seu Prema.

9 - Qual a melhor forma de adorar Radha? Qual a melhor forma de adorar Krsna? Por cantar o Maha Mantra Hare Krsna. Radha fica muito feliz por ouvir o nome de Krsna e Krsna fica muito feliz por ouvir o nome de Radha. 

O Maha Mantra Hare Krsna é um Yugala-mantra. Yugala (par, casal) divino.

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Sri Sri Radheeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Syama !!!