terça-feira, 7 de junho de 2016

Vedanta Sutra e o Caminho de Raga Bhakti !!!

Vedanta Sutra e o Caminho de Raga Bhakti !!!

Foto: Colina de Govardhana (by Vrndavana Dasa)

Capítulo 3 Pada 3 Adhikarana 13

O Caminho de Raga Bhakti

Introdução pelo Vedanta Acarya Srila Baladeva Vidyabhusana

"Visaya (o assunto a ser discutido): Aqui o autor (Vyasadeva) dos Sutras prova que Raga-bhakti é o melhor.

Samsaya (dúvida): Quem é o melhor: aquele que segue o caminho de Raga-bhakti ou aquele que segue o caminho de regras e regulações de Vidhi-bhakti?

Purvapaksa (o adversário fala): Porque cuidadosamente segue todas as regras, aquele no caminho de Vidhi-bhakti é o melhor.

Siddhanta (conclusão): Nas seguintes palavras, o autor (Vyasadeva) dos Sutras dá sua conclusão.

Sutra 31

upapannas tal-laksanarthopalabdher lokavat
upapannah - melhor; tat - por esta ; laksana - característica; artha - do objectivo; upalabdheh - devido a obtenção; loka - no mundo; vat - como

"Este é o melhor, por causa da obtenção do objectivo que é Ele o qual tem esta natureza, como no mundo."

Significado pelo Vedanta Acarya Srila Baladeva Vidyabhusana 

Uma pessoa que adora o Senhor Hari, seguindo o caminho de Raga-bhakti (Ruci-bhakti) é o melhor, ou o devoto que alcançou a meta da vida. 

Por que isto? 

O Sutra explica: "tal-laksanarthopalabdheh" (porque isto traz o objectivo que é Ele o qual tem esta natureza). 

Aqui, a frase "Ele o qual tem esta natureza" significa "Ele que ama a Seus devotos ". 

Isto refere-se à Personalidade Suprema da Divindade quando Ele manifesta Sua qualidade de doçura. 

Aqui, a palavra "upalabdheh" significa "por causa de obter independentemente."

Em seguida, o autor (Vyasadeva) esclarece isto dando um exemplo: "lokavat" (como no mundo).

O Senhor é como um grande rei que fica sob o controle de um servo especialista e devotado. Esta natureza do Senhor não diminui de forma alguma a Sua independência suprema. 

Isto é assim, o Senhor ao ser controlado pelo amor de Seus devotos, na verdade, é realmente uma grande virtude da Sua parte. Este é o significado.

A Personalidade Suprema da Divindade é atraída pelo amor de Seus devotos, e Ele revela a Sua própria doçura aos devotos que O amam. Ao ver Sua doçura, os devotos amam-No ainda mais, e eles respondem oferecendo-se eles mesmos ao Senhor. O Senhor aceita esta oferenda, e ao fazer isto, Ele entrega-se a Seus devotos em troca do amor deles.

Desta forma, o Senhor faz Seus devotos muito exaltados e importantes para que eles possam associar-se directamente com Ele. 

Sem isso, não seria possível para os devotos verem o Senhor ou associarem-se com Ele. 

Sri Sukadeva Gosvami explica (Srimad-Bhagavatam 10.9.21):

nayam sukhapo bhagavan
dehinam gopika-sutah
jnaninam catma-bhutanam
yatha bhaktimatam iha

"A Personalidade Suprema da Divindade, Krsna, filho de mãe Yasoda, é acessível a devotos ocupados no caminho de Raga (bhakti-matam), mas Ele não é tão facilmente acessível aos buscadores mentais, para aqueles que lutam pela auto-realização através de austeridades e penitências, ou para aqueles que consideram o corpo como sendo o eu."

Embora o Senhor seja controlado por todos os Seus devotos, Ele especialmente coloca-se sob o controle dos devotos cheios de amor íntimo por Ele.

Portanto, o caminho do amor íntimo (Raga-bhakti) é o melhor de todos os caminhos e os devotos que seguem este caminho são os melhores de todos os devotos."