quinta-feira, 7 de abril de 2016

Aula Gaura Purnima - 2016

om ajnana-timirandhasya jnananjana-salakaya caksur unmilitam yena tasmai sri-gurave namah

Estavamos na mais escura região da ignorância e nossos mestres espirituais abriram nossos olhos com o archote do conhecimento. A eles ofereçamos nossas mais humildes e respeitosas reverências.

sri-caitanya-mano-'bhistam sthapitam yena bhu-tale
svayam rupah kada mahyaṁ dadati sva-padantikam 

Quando Srila Rupa Gosvami Prabhupada, que estabeleceu neste mundo material a missão para satisfazer o desejo do Senhor Caitanya, nos dará refúgio sob seus pés de lótus?

he krishna karuna-sindho dina-bandho jagat-pate
gopesa gopika-kanta radha-kanta namo ’stu te

Ofereçamos nossas respeitosas reverências a nosso querido Krsna, Ele é o amigo dos aflitos e a fonte da criação. É o senhor das Gopis e o amante de Radharani.

tapta-kancana-gaurangi radhe vrindavanesvari
vrishabhanu-sute devi pranamami hari-priye

Ofereçamos nossos respeitos a Radharani, cuja compleição corpórea é como ouro fundido e que é a Rainha de Vrndavana. Ela é a filha do Rei Vrishabhanu, e é muito querida pelo Senhor Krsna.

namo maha-vadanyaya krishna-prema-pradaya te
krishnaya krishna-caitanya-namne gaura-tvishe namah

Ofereçamos nossas respeitosas reverências a Gauranga Mahaprabhu, a encarnação mais misericordiosa, Ele é o próprio Krsna que aparece como Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. Assume a compleição dourada de Srimati Radharani, e distribui amplamente o amor puro por Krsna. 

Sri Sri Gaura Purnima Maha Mahotsava Ki Jaya !!!

O Senhor Caitanya apareceu a 530 anos atrás no dia de Purnima (lua cheia) na quarta feira passada. Uma ocasião muito especial para os Gaudiya Vaisnavas dos quais a Iskcon (Associação Internacional para a Consciência de Krsna Lisboa) faz parte. 

O Senhor Caitanya apareceu numa conjunção de planetas muito auspiciosa.

Mas antes disso, Jagannatha Misra e Sacidevi, os pais de Sri Caitanya tiveram 8 filhas que abandonaram o corpo. Então apareceu Visvarupa, encarnação de Balarama e então o Senhor Caitanya.

Sri Krsna Caitanya esperou no ventre de Sacidevi, Sua mãe, por 13 meses para aparecer !!!

Jagannatha Misra, Seu pai, estava preocupado ........ 13 MESES ....... Nilambara Chakravarti (pai de Sacidevi, avô de Sri Caitanya) grande astrólogo previu este momento auspicioso e disse que Ele iria nascer neste momento. O Senhor Caitanya estava a esperar o momento certo para aparecer !!!

Antes do Seu aparecimento, Seus pais começaram a ter visões incríveis dos seres celestiais e outras visões.

A descrição do Sri Caitanya Caritamrta:

CC Adi 13.80 - No mês de Janeiro do ano 1406 da Era Saka (DC 1485), o Senhor Krsna entrou em ambos os corpos de Jagannatha Misra e Saci.

CC Adi 13.81 - Jagannatha Misra disse a Sacimata: "Vejo coisas maravilhosas! O teu corpo esta refulgente, e parece como que a deusa da fortuna agora fica pessoalmente em minha casa.

CC Adi 13.82 - "Em todos lugares e em qualquer lugar que eu vá, todas as pessoas oferecem-me respeito. Mesmo sem eu pedir, eles voluntariamente dão-me riquezas, roupas e arroz. "

CC Adi 13.83 - Sacimata disse ao seu marido: "Eu vejo seres humanos maravilhosamente brilhantes que aparecem no espaço, como que oferecendo orações."
São os Semideuses.

CC Adi 13.84 - Jagannatha Misra, em seguida, respondeu: "Em um sonho eu vi a morada refulgente do Senhor entrar no meu coração."

CC Adi 13.85 - "Do meu coração entrou no teu coração. Portanto eu entendo que uma grande personalidade em breve irá nascer."

CC Adi 13.86 - Depois desta conversa, ambos, marido e esposa ficaram muito eufóricos, e juntos, eles prestaram serviços a Salagrama-sila que tinham em casa.

CC Adi 13.87 - Desta forma, a gravidez se aproximava de seu décimo terceiro mês, mas ainda não havia nenhum sinal da criança. Assim Jagannatha Misra tornou-se muito apreensivo.

CC Adi 13.88 - Nilambara Cakravarti [o avô do Senhor Caitanya], em seguida, fez um cálculo astrológico e disse que nesse mesmo mês, aproveitando um momento auspicioso, a criança iria nascer.

Nilambara Cakravarti, também comprovou que a Pessoa Suprema iria aparecer.

CC Adi 13.89 - Assim, no ano de 1407 da Era Saka [DC 1486], no mês de Phalguna [Fevereiro-Março], na noite do dia de lua cheia, o momento auspicioso desejado chegou."
Portanto, assim como Krsna entrou nos corações de Vasudeva e Devaki, da mesma forma Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu entrou nos corações de Jagannatha Misra e Sacidevi. 

É assim que a pessoa Suprema aparece neste mundo. 

A transferência do Senhor do coração de Jagannatha Misra para o coração de Sacimata é explicado por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura da seguinte forma: 

"É de se concluir que Jagannatha Misra e Sacimata são Nitya-siddhas, associados sempre puros do Senhor. Seus corações estão sempre sem contaminação, e, portanto, eles nunca esquecem a Suprema Personalidade de Deus. Um homem comum neste mundo material tem um coração contaminado. Portanto, ele deve primeiro purificar seu coração para alcançar a posição transcendental. Mas Jagannatha Misra e Sacimata não eram um homem comum e uma mulher comum com corações contaminados." 

Assim, os Jivas não estão na mesma plataforma que os associados eternos Nitya-siddhas do Senhor que nunca esquecem de Krsna. Jaya e Vijaya, Tulasi e Sudama, Arjuna. É tudo acção de Yogamaya e não Mahamaya. 

Mas também houve um eclipse lunar que é considerado inauspicioso !!!

Porque?

Explica Eclipse. É inauspicioso. 

Porque um eclipse lunar? Rahu. Pontos negros na Lua.

Para que uma Lua com pontos negros se há uma Lua completamente brilhante sem pontos negros? 

Rahu ponderou assim e então o eclipse lunar ocorreu porque Rahu ao ver que a Lua do Senhor Caitanya era brilhante sem pontos negros cobriu a Lua cheia.

Existem 3 tipos de contaminação: Sthana jata apavitra, Kala jata apavitra e Patra jata apavitra que se referem a contaminação do local, hora e parafernália. Um eclipse é a contaminação do elemento tempo. 

Bhaktivinoda Thakura no Sri Caitanya Siksamrta explica que a forma de purificar a contaminação do elemento tempo é com o canto do Santo Nome. Assim, durante um eclipse a adoração a Deidade continua. Porque não há contaminação da parafernália e nem do local, mas somente do tempo que é purificado com os Santos Nomes.

Um arranjo de Krsna Caitanya para todos cantarem Hare Krsna. Em todos os momentos de Seus passatempos o Senhor Caitanya induz os demais a catarem os Santos Nomes.

Quando era apenas um bebé, Ele também chorava e só parava quando as pessoas cantavam Hari Hari.

Quando Ele era estudante, quem quer que Ele encontrasse. pedia para cantar os Santos Nomes.

Quando Ele explicava gramatica sânscrita (vyakarana), todas Suas explicações culminavam em Krsna. 

E assim, Ele começou o Movimento de Sankirtana.

Uma das biografias mais importantes de Sri Caitanya Mahaprabhu, o Sri Caitanya Caritamrta explica os motivos da vinda do Senhor Caitanya. 3 Razões principais e 2 razões secundarias.

Uma razão secundaria foi porque Sri Advaita Acarya vendo a condição de Kali Yuga, pediu que o Senhor se manifestasse. E a outra razão secundaria foi para propagar o cantar dos Santos Nomes no humor de Vraja, Vrndavana, o Sadhana para a Era de Kali. 

Sri Sri Radha Krsna apareceram a 5000 anos atrás em Vrndavana, India. (Explica Goloka e Gokula) E juntos com Seus demais associados executaram passatempos maravilhosos que mostram o intercâmbio amoroso, que sempre aumenta, de Deus com Seus devotos.

Estes passatempos ocorrem eternamente no mundo espiritual e tem o propósito de atrair as Jivas condicionadas.

Para demonstrar como um devoto pode praticar o processo de Bhakti e absorver-se nestes passatempos maravilhosos de Sri Sri Radha Krsna e finalmente alcançar uma posição dentro destes passatempos, o Senhor Krsna veio como Sri Caitanya.

Este processo consiste no cantar dos Santos Nomes, o Maha Mantra Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare, vibrado com a concepção de Vraja, o humor de Vrndavana.

Explica algumas diferentes concepções.

Sankara Sampradaya

Os impersonalistas seguidores de Sankaracarya também cantam o Maha Mantra.

Só que para eles o Maha Mantra é simplesmente um instrumento ou uma ferramenta usada para adorar e depois é rejeitada.

Ramanuja e Madhva Sampradayas

Aqui o Maha Mantra é recitado para obter a liberação e o serviço espontâneo em Asvarya Dasya Rasa no caminho de Viddhi Marga Bhajana Kirtana.

Hare é considerado Hari, Rama é considerado Ramacandra e Krsna é considerado um Avatar de Narayana.

E assim eles alcançam Vaikuntha Viddhi Prema Bhakti.

Gaudiya Sampradaya

O Maha Mantra:

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

é o próprio Krsna. 

Hare é Mahabhava Sri Radha, Krsna é Rasaraja Sri Krsna e Rama é Krsna que dá prazer à Radha.
------------------------------------------------------------------------------
Explica resumidamente os versos do Siksastakam.

Ceto darpana ... param vijayate sri krsna sankirtanam.

Golokera premadana harinama sankirtana.

O cantar não é diferente de Krsna. É preciso cantar num humor humilde, de serviço e em separação (vipralambha). União separação. união separação. Nos passatempos eternos o sentimento de separação fortifica a união e vice versa.

O Senhor Caitanya escreveu o Siksastakam. Mas quem realmente escreveu o Siksastakam ???

Srimati Radharani !!!

E então o Siksastakam culmina, o último verso é Radharani a falar.  Incondicionalidade. Verdadeiro amor.

O Senhor Caitanya veio dar o cantar de Hare Krsna no humor de Vraja, é isto que todos os Gaudiyas Vaisnavas devem almejar. Então através do cantar do Maha Mantra com este humor despertamos a atracção por um relacionamento específico com Krsna e podemos entrar no reino dos relacionamentos amorosos informais com Krsna, ou Raganuga Bhakti (Sakhya, Vatsalya e Madhurya). 

Esta é a contribuição única de Sri Caitanya.

E para disseminar tudo isso pelo mundo todo, o representante puro do Senhor Caitanya, Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada também veio.

Fundador Acarya da Iskcon Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada Ki Jaya !!!

A seguir leremos alguns versos acerca deste ponto.

São extremamente importantes. E aqui enfatizo extremamente importantes para compreender a missão de Sri Caitanya ao propagar o Santo Nome.

Sri Caitanya Caritamrta Adi 3.15

sakala jagate more kare vidhi-bhakti 
vidhi-bhaktye vraja-bhava paite nahi sakti

"Em todo o mundo as pessoas adoram-Me de acordo com preceitos das escrituras. Mas simplesmente por seguir estes princípios reguladores não se pode atingir os sentimentos amorosos dos devotos em Vrajabhumi."

Sri Caitanya Caritamrta Adi 3.16

aisvarya-jnanete saba jagat misrita 
aisvarya-sithila-preme nahi mora prita

"Conhecendo Minhas opulências, o mundo inteiro olha para Mim com admiração e veneração. Mas não fico atraido pela devoção debilitada por tal reverência."

Significado por Srila Prabhupada

"Depois de Sua aparição, o Senhor Krsna pensou que não havia distribuído as relações pessoais transcendentais com Seus devotos em dasya, sakhya, vatsalya e madhurya . Pode-se entender a ciência da Suprema Personalidade de Deus a partir dos textos védicos e, assim, tornar-se um devoto do Senhor e adorá-Lo dentro dos princípios reguladores descritos nas escrituras, mas não se saberá desta forma como Krsna é servido pelos residentes de Vrajabhumi. 

Não se pode compreender os relacionamentos do Senhor em Vrindavana simplesmente executando os princípios reguladores ritualísticos mencionados nas escrituras. Seguindo preceitos das escrituras pode-se melhorar o seu apreço as glórias do Senhor, mas não há nenhuma chance de alguém desenvolver uma relação pessoal com Ele. 

Dar muita atenção para entender as exaltadas glórias do Senhor reduz a chance de alguém entrar em assuntos amorosos pessoais com o Senhor. Para ensinar os princípios de tais relacionamentos amorosos, o Senhor decidiu aparecer como o Senhor Caitanya."

Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu no Śrī Caitanya-caritāmṛta, Antya-līlā 7.24:

tāte prema-bhakti--'puruṣārtha-śiromaṇi'

"Prema Bhakti é a meta mais elevada da vida."

rāga-mārge prema-bhakti 'sarvādhika' jāni

"Raganuga Bhakti é a mais alta perfeição."

Srila Prabhupada - CC Adi 3.20:

"Quando o Senhor aceitou a encarnação de Kali Yuga para espalhar as glórias de cantar Hare Kṛṣṇa - o sistema de adoração recomendado nesta era - Ele também distribuiu o processo de serviço devocional realizado na plataforma de amor espontâneo transcendental (Rāgānugā Bhakti)."

(CC Adi 4.15-16) 

Prema-rasa-niryasa karite asvadana 
Raga-marga bhakti loke karite pracarana 
Rasika-sekhara krsna parama-karuna 
Ei dui haite icchara udgama 

"O desejo do Senhor Krsna de aparecer, surgiu a partir de duas razões: 1 - Krsna queria saborear as doçuras do amor de Deus (Prema Rasa) e

2 - queria espalhar o serviço devocional no mundo, na plataforma da atração espontânea (Raga Marga Bhakti ou Raganuga Bhakti). Então, Krsna é conhecido como o supremamente jubilante e o mais misericordioso de todos." 

No significado deste último verso Prabhupada explica:
"O Senhor Sri Krsna quer que todas as almas condicionadas saibam que Ele é mais atraído por Raga Bhakti do que por Vidhi Bhakti (serviço devocional sob regulação)."

Rasaraja Mahabhava Sri Gaurasundara Ki Jaya !!!

Então o Senhor Caitanya veio nos dar Raganuga Bhakti. Ou o amor em Vrndavana.

(Raganuga é interno e externo (sair sair sair)) só interno fica egoista, só externo fica superficial.

Agora brevemente

Explica as razões principais.

1 - A primeira razão principal é Krsna querer ficar na posição de Srimati Radharani. Na relação de amor entre Sri Sri Radha Krsna, Radha é o objecto e Krsna o sujeito. Krsna quer ser aquele que ama e não aquele que é amado.

2 - A segunda razão principal é Krsna querer experimentar a atracção que Srimati Radharani sente pela doçura de Krsna. Entender a doçura dEle mesmo.

3 - A terceira razão principal é experimentar o êxtase e bem aventurança de Srimati Radharani (Maha Bhava). E isto é um facto, visto que somente Sri Caitanya é capaz de manifestar extases corpóreos que mais ninguém consegue. Assim como somente Radharani.  Na relação amorosa de ambos, Radharani desfruta mais. Krsna quer experimentar este êxtase.

Sri Krsna Caitanya Radha Krsna Nahe Anya

Portanto aqueles seguidores de Sri Caitanya e Sri Sri Radha Krsna alcançarão na etapa de perfeição um corpo espiritual em Gaura Lila e outro corpo espiritual em Krsna Lila, simultaneamente.

E não existe a questão de quem veio primeiro. Se primeiro veio Sri Sri Radha Krsna ou se primeiro veio Sri Caitanya. Srila Bhaktivinoda explica que tal colocação não faz sentido. Ambos existem eternamente.

Apesar do Senhor Caitanya ser Krsna Ele mesmo, nós O adoramos como um devoto na posição de ser desfrutado e não na posição de desfrutador supremo, porque este é o Seu humor. E não  podemos interferir neste humor como fazem erradamente os Gauranga Nagaris.

Tri Yuga !!!

"É confirmado pelos sastras, portanto, que Sri Krsna Caitanya é Krsna. No Srimad-Bhagavatam (7.9.38), como já disse, afirma-se que channah kalau yad abhava, isto é, em Kali-yuga, Ele não aparece diretamente, como apareceu em encarnações como Nrsimhadeva, Vamanadeva ou o Senhor Ramacandra, senão que aparece, abhavat, como devoto, o Senhor Caitanya Mahaprabhu. “Algumas vezes, portanto, sois tratado como tri-yuga”. 

Existem quatro yugas, mas Ele é conhecido como tri-yuga porquanto, em três yugas, Ele aparece distintamente, e, na quarta yuga, Kali-yuga, aparece como devoto." (Srila Prabhupada)
---------------------------------------------------------------------------
Por que se diz que o cantar dos santos nomes e a glorificação de Krishna é o melhor processo para a autorrealização?

Uma definição simples de Deus é que Ele ama todos. Diante disso, Ele deve fornecer um processo de conexão a Ele que não exclua ninguém.

No começo do Srimad-Bhagavatam, pergunta-se que processo poderia incluir todos, inclusive quem vive pouco (prayenalpa), quem é preguiçoso (manda), pouco inteligente (sumanda-mata), pobre (manda-bhagya) e com problemas mentais (upadrutaha).

Se o processo fosse meditar ou estudar toda a literatura védica, pessoas que vivem pouco ou são pouco inteligentes seriam excluídas, pois o estudo de sânscrito e de toda a literatura sânscrita, a fundo, leva mais do que vivemos, e o mesmo para meditação, cuja perfeição, lemos nas escrituras, vem para pessoas que meditaram por 1.000 ou 10.000 anos, em geral.

Se o processo universal fosse peregrinar ou construir templos ou fazer cerimônias de fogo dispendiosas, isso excluiria os pobres, por motivos óbvios.

A resposta é kirtana, o cantar do santo nome de Deus e a glorificação a Deus. Não há custos, não é preciso saber sânscrito, pode-se atingir a perfeição no curso de uma vida, não exige esforço físico nem grande poder intelectual.
----------------------------------------------------------------------------
Uma Kali Yuga Especial

"Em toda Kali Yuga, o Senhor Caitanya aparece para propagar o Yuga Dharma do Hari-Nama-Sankirtana.
Esta função religiosa é executada meramente por um Amsa-Avatar do Senhor.

Um Kalpa é um dia de Brahma, e um dia de Brahma consiste em mil ciclos de quatro Yugas, ou eras:mil Satya Yugas, mil Treta Yugas, mil Dvapara Yugas e mil Kali Yugas.

Somente uma vez no dia de Brahma uma manifestação plena de Sri Caitanya aparece neste mundo material.

No Cc. Adi 3.26:

yuga-dharma-pravartana-haya amsa haite
ama vina anye nare vraja-prema dite

"Minhas (Amsas) porções plenárias podem estabelecer os princípios da religião para cada era. Mas ninguém além de Mim, pode dar Vraja Prema, o tipo de serviço amoroso dos residentes de Vraja." 

Quando o Senhor Krsna aparece em Kali Yuga somente para propagar o Yuga Dharma, Ele é conhecido como Gaura Narayana. Nesta forma, o Senhor Caitanya como Gaura Narayana, não distribui Vraja Prema ou Manjari Bhava.

Portanto, a Kali Yuga na qual estamos é muito especial, porque Svayam Bhagavam Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu, não somente propaga o Yuga Dharma como também mostra o padrão mais elevado de serviço devocional (Raga Marga), o que não acontece em outras Kali Yugas.

Nós somos muito afortunados em nascermos especificamente nesta Kali Yuga, aonde Svayam Bhagavam Sri Krsna uniu-se com a compleição corpórea (Dyuti) e sentimento (Bhava) de Srimati Radharani para aparecer na Sua forma mais misericordiosa como Rasaraja Mahabhava Sri Gaurasundara.

Diferente dos muitos Senhores Caitanya que apareceram em Kali Yugas prévias, Mahaprabhu está livremente dando o mais raro presente que se pode obter, Radha Krsna Prema-Bhakti.

Que nós possamos realizar nossa boa fortuna por vivermos um pouco após do mais misericordioso Avatar Dourado. Sinceramente rendamo-nos a Ele.

E puramente cantemos o Yugala Mantra para obter Vraja Prema:

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare