Foto: Śukadeva Gosvāmī na assembléia de Sādhus.
Os não-dualistas ... dualistas !!!
Existem basicamente 3 tipos de Monistas (não-dualistas):
santa rasa, santa bhakti rasa e mayavadis
1 - o monista que está em santa rasa, os brahmavadis. Estão satisfeitos com a realização do Brahman. Respeitam o aspecto pessoal do Senhor mas não estão interessados e servi-Lo pessoalmente.
2 - o Monista que está em Śānta Bhakti Rasa. É o Monista que realiza o Brahman, mas também aprecia a forma pessoal do Senhor. Tem tanto a realização do aspecto impessoal como servem o aspecto pessoal.
2 - o Monista que está em Śānta Bhakti Rasa. É o Monista que realiza o Brahman, mas também aprecia a forma pessoal do Senhor. Tem tanto a realização do aspecto impessoal como servem o aspecto pessoal.
São os não-dualistas ... dualistas ;)
Exemplo de Śānta Rasa Bhaktas são os 4 Kumāras que inauguraram uma sampradaya vaisnava e Śukadeva Gosvāmī, o recitador do Srimad Bhagavatam.
3 - o Monista seguidor de Śaṅkarācārya. Não reconhece a forma pessoal eterna da Verdade Absoluta. (Mayavadi)
Em relação a Śānta-bhakti-rasa:
Śānta-bhakti-rasa é descrito no Bhakti-rasāmṛta-sindhu (3.1.4–6):
tatra śānta-bhakti-rasaḥ—
vakṣyamāṇair vibhāvādyaiḥ śamināṁ svādyatāṁ gataḥ |
sthāyī śānti-ratir dhīraiḥ śānta-bhakti-rasaḥ smṛtaḥ ||3.1.4||
"Quando śānta-rati (atracção neutra) existe continuamente (sthāyī-bhāva) e é misturado com a emoção extática (vibhāva) de apreciar a forma e passatempos do Senhor, e quando o devoto aprecia essa posição neutra, isto é chamado de śānta-bhakti-rasa."
prāyaḥ svasukha-jātīyaṁ sukhaṁ syād atra yoginām |
kintv ātma-saukhyam aghanaṁ ghanaṁ tv īśam ayaṁ sukham ||3.1.5||
"Geralmente estes praticantes em śānta-bhakti-rasa possuem a felicidade do Brahman impessoal, percebendo-O como a causa de tudo. No entanto, esta felicidade impessoal é diluída, ao passo que a felicidade relacionada ao Senhor com forma e qualidades é intensa."
tatrāpīśa-svarūpānubhavasyaivoru-hetutā |
dāsādi-van-mano-jñatva-līlāder na tathā matā ||3.1.6||
"A principal causa do surgimento de śānta-rasa em tais pessoas é a realização da forma do Senhor. A principal causa em dāsya e outros Rasas é a valorização dos passatempos atraentes do Senhor. Embora este também seja um factor de realização do śānta-bhakta, não é o principal fator."
Quais são os Uddīpanas de um śānta-bhakta:
atha uddīpanāḥ —
śrutir mahopaniṣadāṁ vivikta-sthāna-sevanam |
antar-vṛtti-viśeṣo’sya sphūrtis tattva-vivecanam ||3.1.18||
vidyāśakti-pradhānatvaṁ viśva-rūpa-pradarśanam |
jñāni-bhaktena saṁsargo brahma-satrādayas tathā |
eṣv asādhāraṇāḥ proktā budhair uddīpanā amī ||3.1.19||
Uddīpanas:
"O sábios dizem que o estímulo exclusivo para śānta-rasa é ouvir as principais Upaniṣads, viver em um lugar isolado, o aparecimento das funções mentais puras, contemplar a verdade, colocar a ênfase em jñāna-śakti (o poder do conhecimento), visualizar a forma universal, associar-se com jñāna-miṣra-bhaktas e discutir as Upaniṣads com pessoas semelhantes."
Quais são os Anubhāvas de um śānta-bhakta:
atha anubhāvāḥ —
nāsāgra-nyasta-netratvam avadhūta-viceṣṭitam |
yuga-mātrekṣita-gatir jñāna-mudrā-pradarśanam ||3.1.24||
harer dviṣy api na dveṣo nātibhaktiḥ priyeṣv api |
siddhatāyās tathā jīvan-mukteś ca bahu-mānitā ||3.1.25||
nairapekṣyaṁ nirmamatā nirahaṅkāritā kathā |
maunam ity ādayaḥ śītāḥ syur asādhāraṇāḥ kriyāḥ ||3.1.26||
Anubhāvas:
"Olhar para a ponta do nariz, comportar-se como um renunciante, andar enquanto olha para o chão quatro metros à frente, mostrar jñāna-mudrā (junta o polegar e o dedo indicador), ausência de ódio mesmo para os inimigos do Senhor, falta de intensa fixação para com os devotos do Senhor, mostra grande consideração para com a destruição final do cativeiro material (siddhatā) e vive sem a influência dos corpos grosseiro e subtil, indiferença, não possessividade, falta de falso ego e o silêncio. Estes são alguns dos especiais Anubhāvas de uma pessoa em Śānta-rasa."
E portanto, outra vez, o Monista que está em Śānta Rasa é o Monista que realiza o Brahman, mas também aprecia a forma pessoal eterna do Senhor como descrita nos Śāstras. Não serve directamente, mas só aprecia a forma pessoal e os passatempos.
"Obrigado, Prahladesh Dasa Adhikari.
Os seguidores de Shankara têm uma ideia de que são inclusivos ao aceitarem qualquer adoração, mas, na verdade, excluem a adoração gaudiya-vaishnava, pois não está no seu escopo uma adoração em que a meta é estar para sempre com o adorado em alteridade e serviço. Já o vaishnavismo, que consideram excludente, aceita o Brahman como real e valida como real e concretizável a meta que os seguidores de Shankara estabelecem para si, através do método que eles adotam.
Deste modo, eu percebo as coisas ao contrário deles. O vaishnavismo é mais inclusivo, pois valida o Advaitavedanta inteiramente, tanto em prática como em meta, enquanto o Advaitavedanta tem uma pseudovalidação do vaishnavismo, aceitando apenas a externalidade de culto a Krishna, mas não a meta em relação a rasas eternas com Krishna, nem o status de Krishna como a base do Brahman e a Pessoa Suprema acima das almas libertas e condicionadas, como se descreve na Gita em 14.27 e 15.18."
Depende do que alguém considere Tradição Védica.
Na Tradição Védica, na sua totalidade, a Ciência de Rasa é elaboradamente descrita.
A Tradição Védica é extensa.
Jiva Gosvami no Tattva Sandarbha explica:
rg-adibhih samam anayor apauruseyatvenabhedo madhyandina-srutav eva vyajyate eva va are 'sya mahato bhutasya nihsvasitam etad yad rg-vedo yajur-vedah sama-vedo 'tharvangirasa itihasah puranam ity-adina.
O Madhyandina-sruti [Brhad-aranyaka Up. 2.4.10] implica a unidade dos Itihasas e Puranas com o Rg e outros Vedas, em termos da natureza Apauruseya que todas estas obras compartilham: "Meu querido Maitreyi, o Rg, Yajur, Sama e Atharva Vedas, bem como os Itihasas e Puranas, todos aparecem a partir da respiração do Ser Supremo."
Que muitos Puranas foram interpolados, é um facto.
Isto não quer dizer que os Textos Puranicos autênticos não expliquem a morada eterna de Vaikuntha com seus habitantes eternos e com a forma eterna e espiritual de Visnu e Krsna.
É por isso que Sankara nem toca nos Puranas. Porque não consegue conciliar sua filosofia, a qual exclui esta informação.
Mas ele faz uma tentativa. A forma como os Advaitins de Sankara "alinham" as Upanisads com os Puranas é afirmando que Visnu (Krsna) é um veículo de Brahman.
Isto é uma invenção que não está nos Puranas autênticos.
Se fosse assim, não poderia haver a informação nos Puranas acerca da morada eterna de Vaikuntha com seus habitantes eternos e com a forma eterna e espiritual de Visnu e Krsna.
Do Purana imaculado que não é interpolado:
SB 3.15.14
vasanti yatra puruṣāḥ
sarve vaikuṇṭha-mūrtayaḥ
ye ’nimitta-nimittena
dharmeṇārādhayan harim
"Nos planetas Vaikuṇṭha, todos os residentes têm uma forma similar a da Suprema Personalidade de Deus. Todos eles ocupam-se em serviço devocional ao Senhor sem desejo de gratificação dos sentidos."
Murti de Srila Prabhupada
Existem basicamente 3 tipos de Monistas (não-dualistas):
1 - o Monista que está em Śānta Rasa, os Brahmavadis. Estão satisfeitos com a realização do Brahman. Respeitam o aspecto pessoal do Senhor mas não estão interessados e servi-Lo pessoalmente.
2 - o Monista que está em Śānta Bhakti Rasa. É o Monista que realiza o Brahman, mas também aprecia e serve a forma pessoal do Senhor. Possuem a realização do aspecto impessoal mas também servem o aspecto pessoal.
São os não-dualistas ... dualistas ;)
Exemplo de Śānta Rasa Bhaktas são os 4 Kumāras que inauguraram uma Sampradaya Vaisnava e Śukadeva Gosvāmī, o recitador do Srimad Bhagavatam.
bhavet kadācit kutrāpi nanda-sūnoḥ kṛpā-bharaḥ |
prathamaṁ jñāna-niṣṭho’pi so’traiva ratim udvahet ||BRS 3.1.43||
“If Kṛṣṇa is merciful to someone previously fixed in jñāna, that śānta-bhakta becomes elevated in rati for Kṛṣṇa.”
tat-kāruṇya-ślathībhūta-jñāna-saṁskāra-santatiḥ |
eṣa bhakti-rasānanda-nipuṇaḥ syād yathā śukaḥ ||BRS 3.1.45||
“As in the case of Śukadeva, impressions of jñāna will slaken by the mercy of the Lord, and the person will attain the perfection of bliss in bhakti-rasa.”
3 - o Monista seguidor de Śaṅkarācārya. Não reconhece a forma pessoal eterna da Verdade Absoluta. (Mayavadi)
Em relação a Śānta-bhakti-rasa:
Śānta-bhakti-rasa é descrito no Bhakti-rasāmṛta-sindhu (3.1.4–6):
tatra śānta-bhakti-rasaḥ—
vakṣyamāṇair vibhāvādyaiḥ śamināṁ svādyatāṁ gataḥ |
sthāyī śānti-ratir dhīraiḥ śānta-bhakti-rasaḥ smṛtaḥ ||BRS 3.1.4||
"Quando śānta-rati (atracção neutra) existe continuamente (sthāyī-bhāva) e é misturado com a emoção extática (vibhāva) de apreciar a forma e passatempos do Senhor, e quando o devoto aprecia essa posição neutra, isto é chamado de śānta-bhakti-rasa."
prāyaḥ svasukha-jātīyaṁ sukhaṁ syād atra yoginām |
kintv ātma-saukhyam aghanaṁ ghanaṁ tv īśam ayaṁ sukham ||BRS 3.1.5||
"Geralmente estes praticantes em śānta-bhakti-rasa possuem a felicidade do Brahman impessoal, percebendo-O como a causa de tudo. No entanto, esta felicidade impessoal é diluída, ao passo que a felicidade relacionada ao Senhor com forma e qualidades é intensa."
Então sem dúvida com Srila Prabhupada não é um Śānta Rasa Bhakta não faz muito sentido sua Murti com Jnana Mudra. Não que não se pudesse fazer. Porque Srila Prabhupada também explica que a Verdade Absoluta é dividia em 3. Brahman, Paramatma e Bhagavan.
"students of either of the above schools sometimes argue in favor of their own respective realization, but those who are perfect seers of the Absolute Truth know well that the above three features of the one Absolute Truth are different perspective views seen from different angles of vision." SB 1.2.11
Se fossemos fazer uma Murti de Sukadeva Gosvami ou dos 4 Kumaras então sim, pois são Śānta Rasa Bhaktas.
There are basically 3 types of Monists (non-dualists):
1 - the Monist who is in Śānta Rasa, the Brahmavadis. They are satisfied with the realization of Brahman. They respect the personal aspect of the Lord but are not interested in serving Him personally.
2 - the Monist who is in Śānta Bhakti Rasa. It is the Monist who realizes Brahman, but also appreciates and serves the personal form of the Lord. They have the realization of the impersonal aspect but they also serve the personal aspect.
They are the non-dualists ... dualists !!!
Examples of Śānta Rasa Bhaktas are the 4 Kumāras who inaugurated a Vaisnava Sampradaya and Śukadeva Gosvāmī, the reciter of Srimad Bhagavatam.
bhavet kadācit kutrāpi nanda-sūnoḥ kṛpā-bharaḥ |
prathamaṁ jñāna-niṣṭho'pi so'traiva ratim udvahet ||BRS 3.1.43||
"If Kṛṣṇa is merciful to someone previously fixed in jñāna, that śānta-bhakta becomes elevated in rati for Kṛṣṇa."
tat-kāruṇya-ślathībhūta-jñāna-saṁskāra-santatiḥ |
eṣa bhakti-rasānanda-nipuṇaḥ syād yathā śukaḥ ||BRS 3.1.45||
"As in the case of Śukadeva, impressions of jñāna will slaken by the mercy of the Lord, and the person will attain the perfection of bliss in bhakti-rasa."
3 - the Monist follower of Śaṅkaracārya. He does not recognize the eternal personal form of the Absolute Truth. (Mayavadi)
Regarding Śānta-bhakti-rasa:
Śānta-bhakti-rasa is described in the Bhakti-rasāmṛta-sindhu (3.1.4–6):
tatra śānta-bhakti-rasaḥ—
vakṣyamāṇair vibhāvādyaiḥ śamināṁ svādyatāṁ gataḥ |
sthāyī śānti-ratir dhīraiḥ śānta-bhakti-rasaḥ smṛtaḥ ||BRS 3.1.4||
"When śānta-rati (neutral attraction) exists continuously (sthāyī-bhāva) and is mixed with the ecstatic emotion (vibhāva) of enjoying the Lord's form and pastimes, and when the devotee enjoys this neutral position, this is called śānta-bhakti-rasa."
prāyaḥ svasukha-jātīyaṁ sukhaṁ syād atra yoginām |
kintv ātma-saukhyam aghanaṁ ghanaṁ tv īśam ayaṁ sukham ||BRS 3.1.5||
"Generally these practitioners possess the happiness of impersonal Brahman, realizing it as the cause of everything. However, such impersonal happiness is
dilute, whereas the happiness related to the Lord with form and qualities is intense."
So no doubt Srila Prabhupada is not a Śānta Rasa Bhakta and a Murti of him with Jnana Mudra doesn't make much sense. Not that it couldn't be done. Because Srila Prabhupada also explains that the Absolute Truth is divided into 3. Brahman, Paramatma and Bhagavan.
"students of either of the above schools sometimes argue in favor of their own respective realization, but those who are perfect seers of the Absolute Truth know well that the above three features of the one Absolute Truth are different perspective views seen from different angles of vision." SB 1.2.11
If we were to do a Murti of Sukadeva Gosvami or the 4 Kumaras then yes, as they are Śānta Rasa Bhaktas.