domingo, 30 de agosto de 2015

Balarama. terra fértil

Foto: Krsna Balarama após Abhiseka, Ashrama Vrajabhumi, RJ - Brasil.
Gour Govinda Swami
O que representam as famosas insígnias de Krishna e Balarama?
Devoto: Qual a razão de o Senhor Balarama ser branco? Por que Ele carrega um arado?
Gour Govinda Swami: Balarama é Nityananda Prabhu. Nitai pada-kamala, koti-chandra suchitala: os pés de lótus de Nityananda Rama são tão refrescantes e misericordiosos quanto o efeito refrescante de milhões de luas. Branco é a cor do luar, que indica frescor e misericórdia.
Balarama tem um arado em Sua mão, e Krishna tem uma flauta. Primeiramente, é preciso o cultivo, karshana. Então, todas as coisas sujas, que são como ervas daninhas, serão desarraigadas. O campo deve ser apropriadamente cultivado com o arado de Balarama. Em consequência disso, o campo do coração, hridaya-kshetra, torna-se fértil, e a semente da trepadeira da devoção, bhakti-lata, pode ser semeada. O terreno não pode ser estéril. Se você plantar a semente em uma terra estéril, jamais frutificará. Foi isso que Gopinathacharya disse a Sarvabhauma Bhattacharya: “Por que estou plantando sementes em uma terra infértil [tentando convencer você]? Estou trabalhando inutilmente, pois nunca frutificarão”. Depois de cultivo apropriado pelo arado de Balarama, quando a terra está fértil, a semente deve ser plantada. Quando a semente brotar e você desenvolver prema-bhakti, você se atrairá pela flauta de Krishna. A flauta de Krishna representa akarshana, atração.
Devoto: Quando ouvimos um guru fidedigno, isso é o cultivo da terra?
Gour Govinda Swami: Cultivar a terra significa seguir as regras e regulações, vaidhi-bhakti. O guru lhe dará algumas orientações sobre o que fazer e algumas orientações sobre o que não fazer: siga as regras e regulações, cante dezesseis voltas de japa por dia etc. Após o cultivo apropriado, as coisas indesejadas, as ervas daninhas, são desarraigadas, anartha-upashama, e o campo se torna fértil. O guru, então, plantará a bhakti-lata-bija. Sob sua guia, você fará sravana-kirtana, você ouvirá krishna-katha, em consequência do que você desenvolverá raganuga-bhakti. Você chegará a raga-marga-bhakti e desenvolverá prema sob a guia desse guru. Você, então, verá Krishna. Você, então, obterá Krishna. Nesse momento, o doce flautear de Krishna, que atrai a todos, encantará você. Akarshana, “atração”, é o ponto último, mas, primeiramente, é preciso haver karshana, “cultivo”. Karshana-akarshana, “cultivo e encantamento”, assim é o templo de Krishna-Balarama.