domingo, 30 de agosto de 2015

Balarama. Terra fértil - Varuni

Foto: Krsna Balarama após Abhiseka, Ashrama Vrajabhumi, RJ - Brasil.

Gour Govinda Swami
O que representam as famosas insígnias de Krishna e Balarama?

Devoto: Qual a razão de o Senhor Balarama ser branco? Por que Ele carrega um arado?

Gour Govinda Swami: Balarama é Nityananda Prabhu. Nitai pada-kamala, koti-chandra suchitala: os pés de lótus de Nityananda Rama são tão refrescantes e misericordiosos quanto o efeito refrescante de milhões de luas. Branco é a cor do luar, que indica frescor e misericórdia.

Balarama tem um arado em Sua mão, e Krishna tem uma flauta. Primeiramente, é preciso o cultivo, karshana. Então, todas as coisas sujas, que são como ervas daninhas, serão desarraigadas. 

O campo deve ser apropriadamente cultivado com o arado de Balarama. Em consequência disso, o campo do coração, hridaya-kshetra, torna-se fértil, e a semente da trepadeira da devoção, bhakti-lata, pode ser semeada. O terreno não pode ser estéril. Se você plantar a semente em uma terra estéril, jamais frutificará. 

Foi isso que Gopinathacharya disse a Sarvabhauma Bhattacharya: “Por que estou plantando sementes em uma terra infértil [tentando convencer você]? Estou trabalhando inutilmente, pois nunca frutificarão”. 

Depois de cultivo apropriado pelo arado de Balarama, quando a terra está fértil, a semente deve ser plantada. Quando a semente brotar e você desenvolver prema-bhakti, você se atrairá pela flauta de Krishna. A flauta de Krishna representa akarshana, atração.

Devoto: Quando ouvimos um guru fidedigno, isso é o cultivo da terra?

Gour Govinda Swami: Cultivar a terra significa seguir as regras e regulações, vaidhi-bhakti. O guru lhe dará algumas orientações sobre o que fazer e algumas orientações sobre o que não fazer: siga as regras e regulações, cante dezesseis voltas de japa por dia etc. 

Após o cultivo apropriado, as coisas indesejadas, as ervas daninhas, são desarraigadas, anartha-upashama, e o campo se torna fértil. O guru, então, plantará a bhakti-lata-bija. Sob sua guia, você fará sravana-kirtana, você ouvirá krishna-katha, em consequência do que você desenvolverá raganuga-bhakti. Você chegará a raga-marga-bhakti e desenvolverá prema sob a guia desse guru. 

Você, então, verá Krishna. Você, então, obterá Krishna. Nesse momento, o doce flautear de Krishna, que atrai a todos, encantará você. Akarshana, “atração”, é o ponto último, mas, primeiramente, é preciso haver karshana, “cultivo”. Karshana-akarshana, “cultivo e encantamento”, assim é o templo de Krishna-Balarama.

Receita de Varuni para Sri Balarama (salagram.net)

Pequena Quantidade

7 litros de leite 
6 litros de yogurte
1 litro de natas (creme de leite) 
5 quilos de mel 
1 quilo de açucar integral 
Meia garrafa de água de rosas

Grande Quantidade

25 litros de leite

15 litros de yogurte 
3 litros de natas (creme de leite) 
10 quilos de mel 
3 quilos de açucar integral 
1 garrafa de água de rosas

Misture muito bem todos os ingredientes e ofereça com amor e devoção ao Senhor Balarama, e já está.

Cante o Mantra do Guru, Gauranga e Sri Balarama.

Mantra de Sri Balarama

namas te halagraha
namas te musalayudha
namas te revati-kanta
namas te bhakta-vatsala

namas te dharani-dhara
namas te balanam srestha
pralambare namas te 'stu
ehi mam krsna-purvaja

1) Obeisances to You, O holder of the plow. Obeisances to You, O wielder of the mace. Obeisances to You, O darling of Revati. Obeisances to You, O kind benefactor of Your devotees.

2) Obeisances to You, O upholder of the earth. Obeisances to You, O best of the strong. Obeisances to You, O enemy of Pralamba. Please come to me, older brother of Krsna.

Os Brahmanas podem ofercer com o Upacara Mantra, Balarama Mula Mantra e meditar no Balarama Gayatri.

Idam paniyam (Varuni) klim balaramaya namah

Sri Balarama Gayatri

Klim balaramaya vidmahe
Sankarshanaya dhimahi
Tan no balah pracodayat


"Meditemos na forma maravilhosa de Sri Balarama. Possa este Senhor Supremo Sankarsana inspirar-nos e iluminar nossa mente e entendimento com Sua força espiritual."