terça-feira, 16 de junho de 2015

Tanto Lobha como Raganuga Bhakti fazem parte de Sadhana !!!

50 a 75 % !!!

Muitas vezes, erradamente, considera-se que Lobha (avidez por uma Rasa específica) assim como Raganuga Bhakti é algo somente necessário na fase perfeita. No entanto, tanto Lobha como Raganuga Bhakti fazem parte de Sadhana !!! 

Temos que considerar que Lalasamayi na fase de Svarupa-siddhi é muito intensa, mas Lobha ou Laulyam inicial começa bem antes na fase de Sadhana. 

E é isto que Prabhupada está a explicar quando diz que Lalasamayi (intensa) vem na fase de Svarupa-siddhi.
Lobha ou "avidez sagrada" é descrita na etapa de Sadhana no Bhakti Rasamrta Sindhu 1.2.292.

Também no Raga Vartma Candrika de Visvanatha Cakravarti Thakura 1.8 esta "avidez sagrada" tem vários níveis. 

Ela aumenta à medida que o devoto se purifica:

"Após o aparecimento da avidez pura, o Sādhaka que segue Rāgamārga deve ocupar-se em ouvir e cantar temas transcendentais desde a fase inicial de seu Sādhana até que ele atinja o seu desejo almejado do Darśana directo de sua Deidade adorada. Seguindo este processo, o local mais íntimo de seu coração torna-se gradualmente purificado, e ele atinge o objectivo desejado de acordo com o seu grau de purificação."

E Srila Prabhupada também confirma que esta "avidez sagrada" deve ser cultivada até mesmo por um devoto neófito.

"Hamsadutta: Então Prabhupada, um devoto neófito, ele pode pensar que poderia ser muito bom ser um amigo de Krsna, mas ele poderá realmente ser uma folha de grama e ele estará totalmente satisfeito quando chegar a este estágio?

Prabhupada: Não. Se ele pensa assim, então ele deve cultivar este conhecimento desta forma. Sim. Isto é descrito no Néctar da Devoção e Ensinamentos do Senhor Caitanya.

Hamsadutta: Mas esta pode não ser a sua posição actual. Pode ser uma outra?

Prabhupada: Não. Mas quando, no momento do serviço devocional, se tal ímpeto vem, isso significa que ele tem esta relação. E ele deve desenvolvê-la. Isto é tudo. Isto significa que a relação real com Krsna está surgindo gradualmente. Está sendo desenvolvida. Então, é preciso desenvolvê-la, seguindo os passos dos amigos do Krsna em Vrindavana. Isto é descrito aqui.

Hamsadutta: Suponha que alguém está satisfeito simplesmente por relacionar-se com o mestre espiritual.

Prabhupada: Isto é assunto de todos. Um assunto de todos. Isso não é um gosto particular. Isto é o dever de todos os devotos."

(Palestra Srimad-Bhagavatam 6.3.16-17, Gorakhpur, 18 de fevereiro de 1971)

E nós sabemos, de acordo com Visvanatha Cakravarti Thakura no Madhurya Kadambini, que os Anarthas acompanham o devoto até Bhava.

"Quando 75% das coisas sujas são purificadas, então a nossa fé em Deus torna-se fixa."

"Então Nasta-prāyeṣv abhadreṣu nityam bhagavata-sevayā (SB 1.2.18). Nem tudo limpo, mas Praya, digamos, setenta e cinco por cento purificado. Neste momento você se torna fixo em serviço devocional, Naiṣṭhikī. Existem diferentes fases do serviço devocional. Como já expliquei várias vezes. Primeiro de tudo, śraddhā, sadhu-sanga, bhajana-kriyā, anartha-nivṛttiḥ syat. Quando anartha-nivṛttiḥ syat, todas as coisas indesejáveis ​​terminam, neste momento, Nistha, fé firme. Então bhagavaty uttama-śloke bhaktir bhavati naiṣṭhikī. 

Assim, enquanto houverem coisas sujas, nossa fé e devoção em Krsna não será muito fixa, por vezes, nos desviamos, vamos embora. Mas, em seguida, Nasta-prāyeṣu, quando setenta e cinco por cento das coisas sujas são purificadas, então a nossa fé em Deus torna-se fixa. Bhagavaty uttama-śloke. 

Se todas as coisas indesejáveis são vencidas, então você vai ter uma fé firme. Bhaktir bhavati naiṣṭhikī. Nityam bhagavata-sevayā, Nasta-prāyeṣu abhadreṣu ... Nasta [SB 1.2.18]. 

NÃO É QUE EU estarei completamente livre de todas as actividades pecaminosas, mas Prāyeṣu, digamos, cinqüenta por cento, sessenta por cento da sujidade foi-se. Neste momento, Nasta-prāyeṣu abhadreṣu ... Como isto ocorreu? nityam bhagavata-sevayā." 

(Srila Prabhupada - Palestra SB 1.2.18 - 21/08/72)

Em outras palavras, com 25% ou mesmo 50% de "sujeira" pode-se começar a praticar Raganuga SADHANA Bhakti. Ou seja, ainda temos desejos materiais.

Em meus quase 40 anos de vida devocional esta é a coisa mais absurda que já ouvi. Que para praticar Raganuga SADHANA Bhakti é preciso ser completamente puro.

Então teríamos que tirar a palavra Sadhana que está entre Raganuga SADHANA Bhakti.

Ora Sadhana ... é Sadhana. É algo que se pratica na fase c o n d i c i o n a d a.

Então, não é correcto para devotos, que vêm praticando Consciência de Krsna por tantas décadas nesta vida e, talvez, em outras vidas, fazer falsas alegações de que é preciso ser completamente puro e livre de Anarthas para começar a cultivar Raganuga SADHANA.