sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sada Siva

Foto: Ganesh, filho de Siva.

No Paramatma Sandarbha, Jiva Goswami explica que Sada Siva não é o mesmo que o Semideus Siva (Guna Avatar).

Sada Siva é uma expansão de Visnu e não é um Guna Avatar.

No Brhad Bhagavatamrta, Srila Sanatana Goswami explica que Sada Siva tem um planeta eterno com seus seguidores e neste planeta todos adoram o Senhor Sankarsana (Krsna). Sada Siva (Sambhu) está sempre a pensar: "Sou um servo do Senhor Krsna."

Então há dois aspectos de Siva. Como Guna Avatar e como Sada Siva no mundo espiritual.

Portanto, aqueles que adoram semideuses para obter beneficios materiais, obtém beneficios materiais. Muitos adoram Siva (Guna Avatar) com este propósito.

Existem também seguidores de Siva que são impersonalistas. Obtém também o resultado desta adoração.

Não devemos esquecer no entanto que Sada Siva tem uma Sampradaya Vaisnava autorizada, a Rudra Sampradaya. Uma das 4 Sampradayas Vaisnavas autorizadas junto com a Brahma, Sri e Kumara Sampradayas.

A Rudra Sampradaya perdeu a sua sucessão discipular e actualmente é representada pelos seguidores de Vallabha.
O representante inicial da Rudra Sampradaya foi Visnu Swami. Ele adorava Sada Siva (Rudra) como Guru e um associado íntimo de Visnu.

O que aconteceu depois do desparecimento de Visnu Swami é que os Saivas impersonalistas que opunham-se ao sistema Suddhadvaita forçaram a introdução do monismo Saiva em toda a população que abraçou esta idéia massivamente. Os Saivas monistas chegaram ao ponto de alterar o Sarvajnasukta de Visnu Swami.

Por isso hoje em dia a Rudra Sampradaya é praticamente inexistente e encontramos somente adoradores do Semideus Siva (Guna Avatar) e de linhas Saivas impersonalistas.

Portanto, aqueles que honram Sada Siva como Guru e devoto de Sankarsana (Krsna), seguindo a Rudra Sampradaya, vão para Siva Loka onde o Senhor Sankarsana (Krsna) é a Deidade principal.

Ou seja, na Rudra Sampradaya adora-se Krsna.