sexta-feira, 26 de junho de 2015

O Senhor torna-se subordinado ao desejo do devoto

Foto: "As características de Śrī Caitanya Mahāprabhu são como a cana de açucar que mastigamos (ou esprememos) para desfrutar do caldo (sumo) transcendental." 

(CC Antya 4.238)

O verso do Srimad Bhagavatam 3.9.11:

"Oh meu Senhor, Seus devotos podem vê-Lo através dos ouvidos pelo processo autêntico de audição, e, assim, seus corações tornam-se purificados, e Você toma Seu assento lá. Você é tão misericordioso para com Seus devotos que Você manifesta-se na forma eterna particular de transcendência na qual eles sempre pensam em Você."

Prabhupada no significado:

"A declaração aqui que o Senhor se manifesta perante o devoto na forma em que o devoto gosta de adorá-Lo indica que o Senhor torna-se subordinado ao desejo do devoto - tanto que Ele manifesta Sua forma particular que o devoto demanda."

E Prabhupada também explica no significado que o Senhor não aceita a exigência de qualquer um. Ou seja, um não devoto, ou um devoto casual que adora os Semideudes. Ele somente aceita a "exigência" do Seu devoto puro. Puro aqui significa que não adora outros Semideuses.

No seu comentário a este verso, Visvanatha Cakravarti Thakura diz:

"Seus devotos enquanto fazem SADHANA concentram-se numa forma espiritual (Siddha Deha) de acordo com um humor amoroso (Rasa) usando suas mentes, e Você faz então com que eles alcancem seus corpos espirituais."