segunda-feira, 15 de junho de 2015

Rasa Vicara

Nunca é demais salientar que para entrarmos no 10º canto do Bhagavatam e Rasa Sastras é preciso passar pelos 9 cantos anteriores. Ou pelo menos em simultâneo.

"... Alguns deles pensam que ouvir sobre os passatempos do Senhor significa ouvir sobre as Suas actividades com as Gopis ou sobre Seus passatempos de levantar a Colina de Govardhana, e que eles não têm nada a ver com as expansões plenárias do Senhor como os Puruṣāvatāras e Seus passatempos da criação, manutenção ou aniquilação dos mundos materiais. 

Mas um devoto puro sabe que não há nenhuma diferença entre os passatempos do Senhor, seja na Rasa Lila ou na criação, manutenção e destruição do mundo material.

... No Śrīmad-Bhāgavatam, a ciência de Deus, os primeiros nove cantos preparam o terreno para ouvir o Décimo Canto.
... Um DEVOTO PURO do Senhor, portanto, deve COMEÇAR a ler ou ouvir o Śrīmad-Bhāgavatam, desde o início, e não a partir do Décimo Canto." 

(Srila Prabhupada - SB 2.7.53)

Algo bem interessante aqui é que Prabhupada diz que um "devoto puro" deve começar a ler desde os primeiros cantos. Fica bem claro que a definição de devoto puro de Prabhupada, pelo menos nesta citação, não tem nada a ver com ser "puro" no sentido de não ter mais nenhuma contaminação. "Puro" aqui é no sentido de que o devoto simplesmente aceita o processo da Consciência de Krsna. E muitas vezes ele explica assim.

Portanto, em relação a Tattva Vicara não existe diferença entre os passatempos de criação, manutenção e destruição e os passatempos de Vraja. A diferença está quando consideramos (Vicara) a Rasa. E então, de acordo com Rasa Vicara existe diferença.

É preciso antes passar por todos os Tattvas de Bhakti para chegar a Rasa Vicara.

"Quando este verso foi recitado por Ramananda Raya, imediatamente Caitanya Mahaprabhu disse, eho haya: "Sim, este é o sistema. " Eho haya, āge kaha āra. Então desenvolvimento adicional. Então desenvolvimento adicional:... Santa-rasa, Dasya-rasa, Sakhya-rasa, e Vatsalya-rasa ... Isto é Rasa-vicāra. Isto é ... Quando alguém entra nesta plataforma de Vaikuṇṭha, então Rasa-vicāra, não antes disso."

(Śrīmad-Bhāgavatam 1.8.44 Māyāpura, Outubro 24, 1974)

CC Adi 4.231 - "Todas essas conclusões são impróprias para divulgar em público. Mas se elas não forem divulgadas, ninguém vai entendê-las."

CC Adi 4.232 - "Portanto vou mencioná-las, revelando apenas sua essência, de modo que os devotos amorosos irão entendê-las, mas os tolos não."

CC Adi 4.233 - "Qualquer pessoa que tenha capturado o Senhor Caitanya Mahaprabhu e o Senhor Nityananda Prabhu em seu coração ficará feliz por ouvir todas essas conclusões transcendentais."

CC Adi 4.234 - "Todas estas conclusões são como os galhos recém-crescidos de uma árvore de manga; eles são sempre agradáveis aos devotos, que desta forma se assemelham a pássaros de cuco."

CC Adi 4.235 - "Os não-devotos com mentalidade animalesca não podem entrar nestes temas. Portanto, há júbilo especial no meu coração."

CC Adi 4.236 - "Por medo deles eu não quero falar, mas se eles não entendem (falarei de tal forma que eles não entendam), então o que pode ser mais feliz em todos os três mundos?"

CC Adi 4.237 - "Logo após oferecer reverências aos devotos, para a sua satisfação, eu falarei sem hesitar."
Portanto Rasa Vicara deve ser tratada somente entre devotos. Os materialistas não entendem nada disto.