terça-feira, 30 de junho de 2015

Quem pode ouvir Vraja Lila

Quem pode ouvir e quem pode falar das Vraja Lilas íntimas de Radha e Krsna?

A Rasa-lila de Radha-Madhava representada no Srimad Bhagavatam é sem dúvida um dos passatempos mais famosos e confidenciais dos Aprakrta Kamadeva Bhagavan Sri Krsna e Aprakrta Ratimurti Srimati Radharani.

E de alguma forma, pela vontade de Sri Krsna, este passatempo íntimo amoroso transcendental de Sri Sri Radha-Krsna foi traduzido em 50 idiomas e está sendo lido em todo o mundo por todas as classes de pessoas.

Para responder à pergunta de abertura, vamos citar os nossos Vaisnava Acaryas e seus comentários sobre o Rasa-pancadhyaya (5 capítulos da Rasa Lila) e, em seguida, dar uma conclusão.

I. Sridhara Swami: "As actividades alegres de Bhagavan Sri Krsna na dança da Rasa proclamam a conquista de Cupido pelo amor puro à Deus, Krsna Prema. Sob o disfarce de apresentar temas de amor conjugal, o Rasa-pancadyaya visa como conclusão a renúncia."

II. Srila Visvanatha Cakravartipada: "Nos próximos cinco capítulos do Srimad Bhagavatam (10,29-33), que são os cinco ares vitais de todo o livro (Panca Prana), Sukadeva Goswami descreve a Rasa Lila de Sri Krsna, que é a jóia valiosa premiada dentro de todo o tesouro dos passatempos de Krsna. Todas as glórias à dança da Rasa!"

III. Srila Prabhupada:

1. "A razão porque o Senhor exibe a Rasa Lila é essencialmente para induzir todas as almas caídas a desistirem de sua moralidade e religiosidade doentias, e atraí-los ao reino de Deus para desfrutar desta realidade."(Cc. Adi.4.30)

2. "Srimati Radharani é a pétala central da flor da Rasa Lila." (Cc. 1.4.81 p.)

3. "Aquele que desenvolveu a sua fé em Krsna como a Suprema Personalidade de Deus, a alma espiritual suprema, tanto pode descrever como ouvir a Rasa Lila.

4. Deve-se ouvir de uma pessoa autorizada que está na sucessão discipular e está sempre envolvida na Consciência de Krsna.

5. Quando uma pessoa ouve a Rasa Lila desta forma, o efeito será seguro: ela vai ser elevada à posição mais exaltada da vida espiritual.

6. Aquele que na verdade, deriva benefício de ouvir a dança da Rasa Lila certamente alcança a posição transcendental. Ele certamente perde todos os traços de luxúria em seu coração." 

(Livro de Krsna - Capítulo 33)

Conclusão:

Qualidades de quem recita (temas confidenciais como Rasa Lila ou outros):

1. Fé; tem fé que Sri Krsna é a Verdade Absoluta transcendental, a Suprema Personalidade de Deus.

2. Parampara; aceitou Diksa em uma sucessão discipular.

3. Krsna Dasa; está sempre servindo Sri Krsna.

Qualidades de quem ouve (temas confidenciais divinos):

1. Fé; tem fé de que Sri Krsna é a Verdade Absoluta transcendental, a Suprema Personalidade de Deus.

Efeitos para os aqueles que são qualificados para recitar e ouvir:

1. Você vai certamente ser elevado à posição mais exaltada da vida espiritual !!!

2. Você vai conseguir a posição transcendental !!!

3. Você vai perder todos os traços de luxúria no coração !!!

4. E o mais importante, você irá alcançar Radha Krsna Vraja Madhurya Prema (SB 10.33.39) !!! 

(Estudo dirigido do Sri Radha Rasa Sudha Nidhi)

Radha-Krishna Vraja lilakathamrta Ki Jaya !!!