terça-feira, 30 de junho de 2015

A devoção sendo fraca por tal reverência não atrai-Me

Foto: O Senhor Brahma ficou confuso com as opulências do Senhor.

CC Ādi 3.15-16

sakala jagate more kare vidhi-bhakti
vidhi-bhaktye vraja-bhāva pāite nāhi śakti
aiśvarya-jñānete saba jagat miśrita
aiśvarya-śithila-preme nāhi mora prīta

"Em todo o mundo as pessoas me adoram de acordo com preceitos das escrituras. Mas simplesmente seguindo tais princípios reguladores não se pode alcançar os sentimentos amorosos dos devotos em Vrajabhumi. Conhecendo Minhas opulências, o mundo inteiro olha para Mim com admiração e veneração. Porém a devoção sendo fraca por tal reverência não atrai-Me."

Significado:

Depois de Sua aparição, o Senhor Krsna pensou que não tinha distribuído as relações pessoais transcendentais com Seus devotos em Dasya, Sakhya, Vatsalya e Madhurya. 

Uma pessoa pode entender a ciência da Suprema Personalidade de Deus a partir dos textos Védicos e, assim, tornar-se um devoto do Senhor e adorá-Lo dentro dos princípios reguladores descritos nas escrituras, mas tal pessoa não vai saber desta forma como Krsna é servido pelos moradores de Vrajabhumi. 

Não se pode compreender os relacionamentos do Senhor em Vrndavana simplesmente executando os princípios reguladores ritualísticos mencionados nas escrituras. 

Ao seguir preceitos das escrituras pode-se melhorar a sua apreciação das glórias do Senhor, porém não há nenhuma chance por seguir estes preceitos escriturais, de estabelecer relações pessoais com Ele. 

Dar muita atenção para entender as exaltadas glórias do Senhor reduz a chance de uma pessoa desenvolver assuntos amorosos pessoais com o Senhor. 

Para ensinar os princípios de tais relacionamentos amorosos, o Senhor decidiu aparecer como o Senhor Caitanya."