sexta-feira, 8 de maio de 2015

Qual é o melhor processo religioso? Raganuga Bhakti

Qual é o melhor processo religioso? 

"Verdadeira religião significa compreender Deus e desenvolver o seu amor à Deus". (Srila Prabhupada - 05/04/73)

"Você afirma ser religioso, ou afirma ser hindu, cristão ou budista. Tudo bem. Mas você sabe o que é Deus? Oh, todos em silêncio. Todos, todos os malandros em silêncio. Ele não sabe o que é Deus.

E qual é a sua religião? Se você não sabe o que é Deus, só uma idéia vaga, isto não é religião. Você deve saber o que é Deus. Assim como tornar-se um cidadão americano exige saber algo da história da América.

Então, um cidadão norte-americano, se você perguntar a ele, "O que você é?" "Agora eu sou americano". "Quem é o seu presidente?" "Eu não sei". O que é este absurdo, americano? Você gostaria de ouvir dele que "eu não sei quem é o presidente?"

Da mesma forma, um ser humano que professa algum determinado tipo de religião, mas você perguntar-lhe: "O que é Deus?" A religião deve estar em relação com Deus, qualquer religião. Mas pergunte-lhe: "O que é Deus?" Não obterá nenhuma resposta." 

(Srila Prabhupada - 09/01/74)

"Verdadeira religião significa conhecer Deus, nossa relação com Ele e nossos deveres em relação com Ele. Também saber, em última análise, nosso destino depois de deixar este corpo material." 

(Srila Prabhupada - SB 1.3.43)

"Isso é muito bom. Esta é a nossa filosofia. Esta é a meta mais elevada da vida, como desenvolver seu amor por Deus. E o Bhagavatam diz: "Isso é religião de primeira classe a qual treina os seguidores como amar a Deus e servi-Lo." Esta é a religião de primeira classe." 

(Srila Prabhupada - 14/03/75)

O que mais me atraiu na Consciência de Krsna foi a riqueza de detalhes acerca de Deus, Krsna.

Nenhum outro processo religioso, que eu conheça, forneceu-me tantos detalhes acerca das características corpóreas transcedentais de Deus e de Seus associados, Suas qualidades, Seus passatempos, bem como os detalhes dos diferentes tipos de relacionamento (Rasas) com Krsna como delineado nos Rasa Sastras Gaudiya Vaisnavas.

A pergunta que sempre fazemos é: "Como você vai amar alguém que não conhece?"

Então, toda esta riqueza de detalhes dos Rasa Sastras acerca das características corpóreas transcedentais de Krsna e Seus associados, Seus passatempos (Lilas) e os diferentes tipos de relacionamentos com Ele (Rasas) estão lá para atrair as entidades vivas e despertar nelas o ímpeto (Lobha) de relacionar-se com Krsna.

"O pré-requisito básico para a prática de Raganuga Bhakti é simplesmente um desejo genuíno (Lobha) por um modo de devoção semelhante ao de um dos residentes eternos de Vraja." 

(BRS 1.2.291)

"Em Raganuga Sadhana, deve-se contemplar a forma específica de Krsna a qual o devoto sinta mais atracção, e o associado eterno específico cujos sentimentos o devoto mais deseje, ouvindo com carinho os passatempos. Ao fazer estas duas coisas, o devoto sempre vai morar em Vraja." 

(BRS 1.2.294)

De facto, Krsna aparece neste mundo material para mostrar que Ele se atrai mais pelo caminho de Raganuga Bhakti que pelo caminho de Vaidhi Bhakti.
“Todo o universo está repleto da concepção de Minha majestade, mas o amor enfraquecido por este senso de majestade não Me satisfaz. Se alguém Me considera o Senhor Supremo e considera a si mesmo como subordinado, Eu não Me torno subserviente ao seu amor, tampouco tal amor pode Me controlar."

(CC Adi.4.17-19)

CC Adi 4.15-16

prema-rasa-niryasa karite asvadana
raga-marga bhakti loke karite pracarana
rasika-sekhara krsna parama-karuna
ei dui hetu haite icchara udgama

Tradução:

"O desejo do Senhor de descender originou-se de duas razões: o Senhor queria provar a doce essência da relação de amor à Deus, e queria espalhar o serviço devocional em todo o mundo no nível da atracção espontânea. Por isto Ele é conhecido como o supremamente jubiloso e como o mais misericordioso de todos".

Significado:

"Durante o advento do Senhor Krsna foi Visnu, que estava dentro dEle, que matou os Asuras, ou ateus, como Kamsa e Jarasandha. Este massacre levado a cabo pelo Senhor Krsna ocorreu como algo natural, e para Ele foi como uma acção incidental.

Mas o objectivo real do advento de Sri Krsna era efectuar uma representação teatral de Seus passatempos transcendentais em Vrajabhumi, e mostrar, assim, o limite superior da doçura transcendental nas trocas de amor recíproco entre o ser vivo e o Senhor Supremo.

Estas trocas recíprocas de humores são chamados de Raga Bhakti, ou serviço devocional ao Senhor em êxtase transcendental.

O Senhor Sri Krsna quer que todas as almas condicionadas saibam que Ele se atrai mais por Raga Bhakti do que Vidhi Bhakti, ou serviço devocional de acordo com regras estabelecidas.

Diz-se nos Vedas (Taittiriya Up 2.7.): Raso Vai Sah: A Verdade Absoluta é o receptáculo de todos os tipos de trocas recíprocas de sentimentos de amor. Ele também é imotivadamente misericordioso e quer conceder esse privilégio de Raga Bhakti".

Então qual é a melhor processo religioso? O melhor processo religioso  é aquele que fornece os maiores detalhes acerca das características corpóreas transcedentais de Krsna e Seus associados, Seus passatempos (Lilas) e os diferentes tipos de relacionamentos com Ele (Rasas).

A forma de Krsna e de Seus associados, Sua idade, Sua vestimenta, as marcas transcedentais de Seus pés de lótus, Suas qualidades, Seus passatempos, a descrição igualmente detalhada de Seus associados em diferentes Rasas, a descrição detalhada de todos os tipos de serviço que podemos prestar,tudo isso e muito mais de forma científica, está lá nos Rasa Sastras com um propósito que é de atraír-nos para iniciar o caminho de Raganuga Marga.

Por exemplo, agora aqui são 14:19. Neste exato momento, Krsna está a ter passatempos aquáticos no Radha Kunda, depois é vestido sobre um pavilhião de lótus e tem um lanche na floresta. (Madhyana Lila - 14:00 - 14:24).

Os Rasa Sastras Gaudiya Vaisnavas tem tantos detalhes que podemos saber exatamente o que Sri Krsna está a fazer neste exato momento com Seus associados em Krsna Lila e o que o Senhor Caitanya está a fazer com Seus associados em Gaura Lila com o propósito de podermos meditar sobre eles.

A idade eterna de Krsna no mundo espiritual é de 15 anos, 9 meses, 7 dias e meio e todos os detalhes estão lá.

Qual processo religioso fornece tantos detalhes? E isto tudo com o objectivo de incentivar os habitantes deste mundo material a seguir o doce caminho de Raganuga Marga.

De salientar que Raganuga Bhajana é Sadhana que ajuda a superar os Anarthas e não a etapa de perfeição, como muitas vezes é confundido.

A etapa de perfeição é quando no estágio avançado de Bhava, o devoto(a) realiza o que cultivou previamente durante o Raganuga Sadhana.
    
Cabe-nos a nós, seguidores de Prabhupada e Sri Caitanya, absorvermo-nos nestas descrições detalhadas bem como na glorificação feita pelos Acaryas ao processo de Raganuga Bhajana a fim de despertarmos interesse (Lobha) e iniciarmos o caminho maravilhoso de Raganuga Marga deixando satisfeitos Sri 
Guru, Sri Gaura e Sri Sri Radha Krsna.

E obviamente sem esquecer jamais do serviço altruísta de sair e propagar a Consciência de Krsna para os demais.

O processo como evidenciado por Srila Prabhupada não é de permanecer recluso interessado somente em seu próprio Bhajana pessoal.

Como salientado por Srila Bhaktisiddhanta: “Um Gostyanandi é um Bhajananandi que prega (propaga).”

E assim o devoto(a) é feliz porque serve interna e externamente. Não há nenhum mal em buscar a felicidade de servir à Krsna. Os devotos são felizes.
O devoto(a) faz a austeridade e sacrifício de sair e dar a Consciência de Krsna para os outros, mas também desfruta da felicidade interna de servir à Krsna.

De outra forma, se não há "desfrute espiritual" voltaremos a "mastigar o mastigado."

Então, qual é o melhor processo religioso?

Podemos dizer Raganuga Bhakti.

Não devemos deixar de dizer também que todos os processos religiosos e de espiritualidade, uns mais completos e detalhados que outros, são importantes e necessários no processo evolutivo de um indivíduo (conclusão não compartilhada pelas religiões Abrahamicas Judaismo - Cristianismo - Islamismo).