quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Ganância espiritual e Ganância material

Os Acaryas usam Lobha, Lalulyam, ganância, avidez extrema tanto no sentido material como no sentido espiritual.

Lobha, ganância no sentido material deve ser  superada. Esta no modo da paixão.

Lobha, ganância espiritual deve ser impreterivelmente almejada pelos devotos como algo indispensável.

Lobha como Ganância MATERIAL:

BG 14.17

sattvāt sañjāyate jñānaṁ
rajaso LOBHA eva ca
pramāda-mohau tamaso
bhavato ’jñānam eva ca

Tradução:

"Do modo da bondade, desenvolve-se o verdadeiro conhecimento; do modo da paixão, desenvolve-se a ganância; e do modo da ignorância, desenvolvem-se a tolice, a loucura e a ilusão."

Lobha como Ganância ESPIRITUAL:

"Deve-se aprender a como chorar para o Senhor. Deve-se aprender esta pequena técnica,  deve-se estar muito ansioso e realmente chorar para ser ocupado em um determinado tipo de serviço, isto é chamado de "Laulyam" e estas lágrimas são o preço para a mais alta perfeição. Se a pessoa desenvolve este "Laulyam", ou ânsia excessiva para atender e servir o Senhor de um modo particular, este é o preço para entrar no reino de Deus ". (Srila Prabhupada - O Néctar da Devoção, Página 83)

"O serviço devocional puro em Consciência de Krsna não pode ser obtido até mesmo por actividade piedosa em centenas e milhares de vidas. Ele só pode ser alcançado mediante o pagamento de um preço, isto é, intensa ganância para obtê-lo. Se estiver disponível em algum lugar, é preciso comprá-lo sem demora". (CC Madhya 8,70)

"Esta é a instrucção de Rupa Gosvami. Krsna-bhakti-rasa-bhāvitā-matiḥ krīyatāṁ yadi kuto 'pi labhyate tatra laulyam ekalaṁ mūlyam na janma-koti sukṛtair labhyate. Muito bom verso. Ele ensina que "Se você pode comprar a Consciência de Krishna em qualquer mercado, qualquer loja, por favor, compre imediatamente." Em seguida, a próxima pergunta é "Então, qual é o preço? O que é que eu tenho que pagar por isto?"
E Rupa Gosvami diz: "Oh, o preço é simplesmente ganância. "Tatra laulyam" Sim, eu preciso ter esta Consciência de Krsna. "Este é o preço. Laulyam, esta ganância não é alcançada mesmo depois de muitos e muitos nascimentos. Este é o preço. Por isso, requer um pouco de inteligência. "Oh, uma coisa tão valiosa? Eu posso comprar apenas pela ganância, avidez extrema? Por que não tornar-se avido imediatamente?"
(Srila Prabhupada - Conversa 09 de setembro de 1969, Hamburg)

O processo da Consciências de Krsna é gratuito. Não é necessário pagar nenhum preço monetário para praticá-lo.

No entanto, para obter o sucesso na vida devocional existe um preço a pagar. Não é monetário. O preço é Lobha, Laulyam, ganância, avidez extrema espiritual por querer alcançar a meta desejada.

Lobha, Laulyam é o marco inicial de Raganuga Bhakti.