sábado, 20 de dezembro de 2014

Visão progressiva do Guru

Do Gayatri Mahima Madhuri (SS Mahanidhi Swami):

"No começo o discípulo vê o Mestre Espiritual como o próprio Krsna, Saksad Hari. Ele pensa, "Meu Guru é Deus, o onisciente e onipotente salvador e libertador."

Mais tarde ele irá compreender que o Mestre Espiritual é um representante empoderado de Deus. O Guru é Saktyavesa, investido com uma potência especial ou Sakti pelo Supremo Senhor Krsna. Esta é a potência de misericórdia conhecida como Krpa Sakti Murti, ou a forma personificada da misericórdia de Krsna que aparece diante da alma condicionada.

Finalmente, um discípulo rendido e sincero compreenderá a eterna identidade do Mestre Espiritual. De acordo com seu desejo interno, o discípulo avançado encontrará o Mestre Espiritual situado num modo particular de devoção; Dasya, Sakhya, Vatsalya ou Madhurya Rasa.

Ele poderá realizar o Manjari Svarupa do seu Gurudeva, e entender que ela (ele) esta actuando no campo de Lalita Sakhi servindo sobre a ordem de Sri Rupa Manjari.

Ele poderá perceber que seu Gurudeva esta habilmente executando Nikunja Seva para auxiliar Radha Madhava nos Seus encontros amorosos.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakur (Vinoda Vallari Manjari) tinha esta visão do seu Guru:

nikunja-yuno rati-keli-siddhyai
ya yalibhir yuktir apeksaniya
tatrati- daksyad ati-vallabhasya

"As Gopis fazem todos os arranjos necessários para que os passatempos conjugais íntimos de Radha Madhava ocorram na perfeição nos Vraja Nikunjas. Meu Gurudeva esta habilmente auxiliando como uma serva das amadas Gopis."

Quando questionado acerca da Rasa dos nossos Gaudiya Acaryas, Srila Prabhupada disse: "Na sua maioria, todos os Acaryas do nosso Parampara estão em Madhurya Rasa (Manjari Bhava)."

Portanto, enquanto canta o Guru Mantra, o discípulo em última análise irá meditar no Siddha Svarupa do seu Guru como uma Manjari."