sábado, 10 de novembro de 2012

Muhurta

420409_457057554333150_1608832873_n

Os Gayatris que os seguidores de Srila Prabhupada recitam e meditam três vezes por dia e que foram comprometidos diante de Visnu Agni devem ser recitados nos Muhurtas apropriados.

O Maha Mantra Hare Krsna pode e DEVE ser cantado e recitado em qualquer hora do dia. Avisranta Nama. Cantar ininterrupto. Até no banheiro ;D

Já com os Diksa Mantras a coisa é diferente.

A simples sugestão de Srila Prabhupada é que o Gayatri deve ser recitado e meditado as 6 da manhã; ao meio dia e as seis da tarde.

Quando o Sol está a nascer, no meio e a se pôr.

Srila Bhaktivinoda Thakura disse que não há ofensa e nenhuma expiação necessária se o Gayatri Sandhya é quebrado devido ao devoto neste momento estar envolvido em Sankirtana ou as glórias da pregação de Krishna.

Mas isto não quer dizer que devemos negligenciar os Sandhyas e Muhurtas.
"Aqueles que não observam Sandhya são ingratos, e caem no inferno conhecido como Raurava". 

(Skanda Purana)

É como adorar a Deidade instalada e devemos ser estritos nos horários da mesma.

De acordo com a tabela entre as 04:24 - 06:00 é muito bom e bom.

Entre as 12:24 - 13:12 é bom.

Entre 19:36 - 20:24 é bom.

O Sandhya do nascer do sol dura 24 minutos antes do nascer do sol a 24 minutos após o nascer do sol. O primeiro Gayatri do dia deve ser recitado neste momento. Cantar quando as estrelas ainda são visíveis e antes do sol surgir é o melhor; cantando quando as estrelas desapareceram, mas o sol ainda não apareceu é de segunda classe, e cantando quando o sol é visível é terceira classe.

O Sandhya do meio dia ocorre quando o sol atinge o ponto mais alto no céu entre o nascer e o pôr do sol. O Sandhya da noite começa 24 minutos antes do pôr do sol e dura 24 minutos após o pôr do sol. Cantar o Gayatri da noite dentro dos 24 minutos antes do pôr do sol é o melhor; cantando depois do pôr do sol, mas antes de as estrelas aparecem é de segunda classe, e cantando após as estrelas apareceram é terceira classe. Se tudo isso parece muito difícil Prabhupada fez aquela sugestão.

SB 6.6.9 : "Os semideuses chamados de os Mauhurtikas nasceram do ventre de Muhurta. Estes semideuses entregam os resultados das acções para as entidades vivas nos seus respectivos horários."
Podemos perceber que de acordo com esta tabela, os Muhurtas "Bad" estão relacionados com semideuses que não estão de "bom humor" ;D

Rudra Siva, a versão zangada do Senhor Siva, Puruhuta, Yama, Ahi (Nagdeva - o semideus das serpentes dos planetas inferiores em Nagaloka), Bhaga, etc

Srila Prabhupada no Livro de Krsna 33: "O Brahma Muhurta ocorre cerca de uma hora e meia antes do amanhecer. Recomenda-se que se deve levantar da cama nesta hora e, depois de terminar as abluções diárias, realizar actividades espirituais, como Mangala Arati e cantar o Mantra Hare Krsna. Este período é muito conveniente para a execução das actividades espirituais."

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Outubro - 2012