terça-feira, 9 de outubro de 2012

Light

"A verdade (satya) é propagada numa forma dupla. Positivamente ou pelo método de apoio directo e negativamente pelo método de oposição.

A verdade não pode ser  suficientemente conhecida somente pelo método positivo. Propaganda pelo método de oposição mais do que a apresentação do aspecto positivo traz mais brilhantemente a este mundo o surgimento e a glorificação da verdade. O método positivo por si só não é o modo mais eficaz de propaganda em uma Era controversa como a presente.

O método negativo que busca diferenciar a Verdade da não Verdade em todas as suas formas, é ainda melhor calculado para transmitir o significado directamente inconcebível do Absoluto. É uma necessidade que não pode ser conscientemente evitada pelo pregador dedicado da Verdade, se ele quizer ser um fiel servo de Deus.

O método negativo certamente criará uma atmosfera de controvérsia em que é muito fácil perder o equilíbrio de julgamento. Mas os caminhos da energia ilusória são tão intrincados que, a menos que sua natureza enganadora seja completamente exposta, não é possível para a alma no estado condicionado evitar as armadilhas espalhadas pela feiticeira que engloba a ruína de suas vítimas muito dispostas.

Este é um dever que deve ser sagrado para todos os que foram capazes de obter até mesmo um vislumbre distante do Aboluto." (Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur)

Pregar é uma arte. Os Acaryas sabiam como fazê-lo usando tanto a pregação negativa como a positiva sem queimar ninguém (ou as vezes queimar, como o caso dos impersonalistas que fugiam de Srila Bhaktisiddhanta ou então este:

Um devoto(a) nunca se compromete e apresenta a conclusão dos Sastras e dos Acaryas de uma forma amável, mansa e educada.

Mas mesmo apresentando de uma forma amável, mansa e educada nem sempre todos sentir-se-ão agradados.

Somente um exemplo entre outros, em 9 de Julho de 1975 em Chicago, apesar de Srila Prabhupada apresentar a conclusão dos Sastras de uma forma mansa e dócil, uma repórter abruptamente abandona a conversa notadamente desagradada e a discordar de tudo o que tinha sido dito.

De qualquer forma a arte de pregar exige equilibrio. Apresentar de uma forma clara, amável, educada mas ao mesmo tempo não diluída.

Em relação ao processo empregue nas nossas próprias vidas. De facto, não devemos posar de avançados quando na verdade não somos.

Mas por outro lado, não devemos nos acomodar numa determinada situação. É preciso algum empenho pessoal para avançar e incrementar nossa relação com o Senhor. Alguém poderá não estar cantando nenhuma volta de Japa. Ok, mas se compromete a cantar uma volta por semana. Afinal o cantar do Santo Nome é um encontro com o próprio Senhor Krsna.

Podemos estar a praticar uma Consciência de Krsna "light". Mas devemos seguir em frente. Temos que querer mais.

Vosso servo

Prahladesh Dasa

Outubro - 2012