domingo, 1 de julho de 2012

Argumento nada convincente

No final da exposição SS Bhakti Vikas Swami diz que podemos discordar e apresentar pontos baseados em Guru, Sastra e Sadhu:

1 - Foi argumentado que não há divórcio. Sim, não há divórcio. Mas se o marido for caído ou a mulher não for casta, pode haver separação. O que não pode é casar de novo.

"No Bhagavad-Gita, no entanto, o Senhor diz: na mam duskrtino mudhah prapadyante naradhamah: [Bg 7.15.] "Aqueles canalhas que não se rendem a Mim são os mais baixos da humanidade "Naradhama" significa não devoto. "Sri Caitanya Mahaprabhu também disse, yei bhaje sei bada, abhakta-hina chara[Cc. Antya 4,67].

Qualquer um que é um devoto é sem pecado. Aquele que não é um devoto, no entanto, é o mais caído e condenado, e recomenda, portanto, que uma esposa casta não se associe com um marido caído. Um marido caído é aquele que é viciado em quatro princípios da actividade pecaminosa - sexo ilícito, comer carne, jogos de azar e intoxicação.

Especificamente, se uma pessoa não é uma alma rendida à Suprema Personalidade de Deus, entende-se como sendo contaminada. Assim, uma mulher casta é aconselhada a não concordar em servir tal marido. Não é que uma mulher casta deve ser como uma escrava, enquanto o marido é Naradhama, o mais baixo dos homens.

Embora os deveres de uma mulher sejam diferentes dos de um homem, uma mulher casta não esta destinada para servir o marido caído. Se o marido está caído, recomenda-se que ela desista de sua associação. Desistindo da associação de seu marido não significa, no entanto, que uma mulher deve se casar novamente e, assim, entrar na prostituição. Se uma mulher casta, infelizmente, se casa com um marido que está caído, ela deve viver separada dele.

Da mesma forma, um marido pode separar-se de um mulher que não é casta de acordo com a descrição do Sastra. A conclusão é que um marido deve ser um Vaisnava puro e que uma mulher deve ser uma esposa casta, com todos os sintomas descritos neste sentido. Desta forma, os dois serão felizes e farão progresso espiritual na Consciência de Krsna. " (SB 7.11.28)

2 - Foi argumentado que o Movimento da Consciência de Krsna se tornou em algo em que ninguém segue nada. Mas há os 4 principios a seguir.

Algum "liberal" alguma vez disse que não era para se seguir os 4 principios e cantar 16 voltas diárias?

3 - Foi argumentado que a Gaudiya Matha agora esta a pregar com sucesso no ocidente sem permitir muita "mistura" e era assim que tinha que ser na Iskcon. E essa era a idéia de Srila Prabhupada.

No começo deixar as devotas morar no Templo, dar aulas, dançar nos Kirtanas, mas mais tarde mudar isso. Da mesma forma, chamá-las no inicio de Prabhu e depois mudar isto.

Mas o facto é que Srila Prabhupada continuava a dirigir-se a suas discipulas como Prabhu mesmo no final. Isto demonstra a carta a seguir de OUTUBRO DE 1976:

"Minha Querida Sacimata Prabhu,

Por favor aceite as minhas bençãos. Acuso o recebimento de sua carta datada de Outubro de 1976 e li o conteúdo cuidadosamente..."

E mesmo entre o GBC muitos tratam as devotas como Prabhu, como evidenciado por Bhakti Vikas Swami.

Além disso a tradição Gaudiya Vaisnava PERMITE DEVOTAS DIKSA GURUS.

Foi argumentado que sim, as devotas podem ser Diksa Guru, mas somente para devotas.

Mas a tradição Gaudiya Vaisnava mostra muitas e diversas devotas dando iniciação para DEVOTOS.

Sita Thakurani,

Jahnava Thakurani,

Hemalata Thakurani,

Gaurangapriya Maharani,

Krishnapriya e Vishnupriya Maharanis,

Ganga Mata Goswamini.

Todas iniciaram muitos discipulos (inclusive devotos).

Sri Nityananda Prabhu era casado com Jahnava e Vasuda. Esta, teve um filho, Virabhadra, que aos dezesseis anos, queria tomar iniciação, ao passo que ouviu de um devoto, porque não tomar iniciação de Jahnava devi.

Porém o filho de Sri Nityananda disse que não queria ser iniciado por uma mulher, e sim por um homem. No outro dia, Virabhadra viu Jahnava devi puxando água de dentro de um poço, porém, com os seios a mostra, os dois, extremamente envergonhados, apesar de Jahnava ser uma senhora, esta, manifestou quatro braços, e com dois puxou água do poço, e com os outros dois, tampou seus seios.

Imediatamente vendo aquilo, Virabhadra se prostou como uma vara em dandavats perante Jahnava, pois percebeu a ofensa de estar vendo Jahnava devi como um corpo, e pediu iniciação imediatamente para ela. Jahnava devi serve à Radha e Krsna, no seu amor conjugal, como Ananga Manjari.

E muitos otros exemplos de DEVOTAS DANDO DIKSA PARA DEVOTOS.

Nesta ordem de idéias, se as devotas somente podem ser Diksa Gurus para devotas porque é mais seguro, então os Sannyasis não poderiam aceitar nenhuma discipula.

Ou então não se deveria permitir que as discipulas lavassem os pés do Guru (como acontece hoje em dia mesmo para os mais conservadores).

Foi argumentado que Srila Bhaktisiddhanta deu iniciação a uma discipula através de uma cortina sem vê-la. Então porque os conservadores na Iskcon também não fazem a mesma coisa?

4 - Foi argumentado que se quisermos ver todos na plataforma espiritual então deveriamos chamar todos de Mataji (devotos e devotas) já que somos todos Prakrti.

Mas Srila Narahari Sarakara Thakur no seu Sri Krsna Bhajanamrta explica que devemos ver todos os Vaisnavas como nossos mestres espirituais.

Não é uma relação segura ver todas as devotas como nossos mestres/mestras?

5 - Ninguém esta a falar em uma devota de 25 anos a dar aula em frente de Sannyasis. Mas senhoras já de idade que cumpriram e cumprem o Stri Dharma da vida familiar e são protegidas pelos seus filhos mais velhos.

Ninguém esta a falar em desestruturar a familia. São senhoras de idade cujos maridos já aceitaram a renúncia e elas também tornam-se pregadoras activas no fim da vida (que se ponha uma cortina para que dêem aula).

Nós não chamamos um grupo de senhores "Karmis" de Prabhus. Mas chamamos um grupo de senhoras "Karmis" de Matajis.

A Mataji/Mãe Jennifer Lopez, a Mataji/Mãe Angelina Jolie não sabem quem é Krsna (e provavelmente nem querem saber).

Mas nós queremos colocá-las na mesma posição de devotas que dedicam-se integralmente a Guru e Gauranga tratando as devotas por Mataji para termos uma relação segura.

Mas ao considerarmos e tratarmos as devotas por Prabhu/Prabhvi já temos uma relação segura.

Em primeiro lugar as devotas devem ser tratadas como Mestres/Mestras (Prabhu/Prabhvi), porque é isso que elas são e tem muito a ensinar-nos.

A Mãe/Mataji Jennifer Lopez NÃO tem muito a nos ensinar sobre a Consciência de Krsna (embora com ela e qualquer outra Jiva também possamos aprender) ...;DDD

Link da explicação de SS Bhakti Vikas Swami

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Julho - 2012