quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mamãe

securedownload

“Vou falar um pouco como o Senhor Caitanya Mahaprabhu nos ensinou honrar nossas mães.

Saci Mata era mãe de Caitanya Mahaprabhu, ela era uma mãe viúva, ela vivia apenas para o Senhor Caitanya, seu pequeno Nimai...
Quando o Senhor Caitanya tomou sannyasa por seus propósitos mais elevados, ele voltou a ver sua mãe em Shantipur e ele ficou tão emocionado com seu afeto maternal que ele se sentou em seu colo. Você consegue imaginar um sannyasi assim, em público?

Não era uma demonstração privada, todos os devotos estavam assistindo.

Ele estava sentado no colo de sua mãe e ela foi abraçá-lo e beijá-lo e chorar sobre ele.

E ele estava chorando:

"Ó mãe, eu nunca deveria ter tomado sannyasa. [Risos]
De uma maneira ou outra eu estava muito impressionado com isso, mas eu nunca sequer pedi sua permissão, você me deu minha vida, você me alimentou toda a minha infância.
Tudo o que eu tenho é graças a você, como eu poderia ter feito isso? Eu me tornei louco.
Agora, se você quiser, eu vou fazer o que quiser, eu vou ficar em casa. "

É assim que ele honrou sua mãe. Ele queria muito ir para Vrindavan.

Mas Sacimata disse:

"Se você for para Vrindavan, eu nunca vou ouvir falar de você e assim não sobreviverei. Mas o mesmo Krsna que está em Vrindavan está vivendo em Puri como Jagannath. Então vá  residir em Jagannatha Puri."

Para honrar sua mãe, ele fez sua residência em Sri Purusottama Ksetra ou Puri Jagannath.

Uma vez ele enviou Damodara Pandit para Navadvipa. Quando Damodar Pandit retornou para Puri, para o Gambhira. O Senhor Caitanya perguntou:

Damodar Pandit, "Por favor me diga como esta a minha mãe, qual é a natureza de sua devoção?"

Damodara Pandit ficou zangado mais que qualquer outra coisa e respondeu: "Como você pôde fazer esta pergunta? Você está me perguntando sobre a devoção da sua mãe? Qualquer que seja a devoção que você tem é somente pela graça de sua mãe!
Ela é a própria personificação da devoção ao Senhor Vishnu. Ela está sempre cantando os santos nomes, ela está sempre manifestando sintomas extáticos, e você está perguntando como é sua devoção, você sabe como ela é! "

Neste momento Damodara Pandit teve um amor tão especial que o Senhor Caitanya ficou muito eufórico por ser castigado por Damodara Pandit.

Então Ele abraçou Damodar Pandit e profusamente o glorificou.

Ele disse: "Damodara Pandit, você tem me dado tantas alegrias, você me mergulha em um oceano de felicidade porque você está honrando minha mãe. O que você está dizendo é verdade. O fato é que qualquer que seja a devoção a Krsna que eu tenho é só pela graça de minha mãe.Tudo que ela me deu, por ela ter me alimentado, por ela ter me trazido a este mundo, ela amorosamente me sustenta neste mundo, por isso eu sou grato a ela.
Eu não tenho poder para paga-la por tudo isto. Ela conquistou meu coração por seu afeto amoroso. "

Assim é como Sri Caitanya Mahaprabhu honrou sua mãe.”

SS Radhanath Swami

Maio - 2012