quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mahadeva

“Apesar da encarnação do Senhor Śiva como o filho de Brahmā, residir no Monte Kailasa, do mundo material, no contexto dessa foto, Monte Kailasa se refere à morada do Senhor Sadāśiva, que existe no mundo espiritual. Nessa forma o Senhor Sadāśiva reside na dimensão de Vaikuntha, além do Brahmajyoti.

No Śrī Bṛhad-Bhāgavatāmṛta (1.2.96) há uma citação do Vāyu Purāṇa (śrī-mahādeva-lokas tu saptāvaraṇato bahiḥ, nityaḥ sukhamayaḥ satyo labhyas tat-sevakottamaiḥ) que afirma que Śiva-loka situa-se além da cobertura do mundo material.

No seu comentário sobre o Śrī Brahmā-saṁhitā (5.45), Śrīla Bhaktivinoda afirma que a forma do aspecto distante da Porção Plenária do Senhor Supremo, que se une com a transformação obtida de uma mistura do modo da ignorância (tamo-guṇa) com a qualidade de conhecimento (saṁvit-guṇa) e um aspecto diminuto da Energia de prazer (Hlādinī-śakti) do Senhor Supremo, constitui o halo (brilho) da Divindade Suprema, que se manifesta como o órgão genital (gerador) do Senhor, e que é a forma Śambhu de Sadāśiva.

E de Śambhu manifesta-se Rudradeva, que é a encarnação do Senhor Śiva dentro do mundo material como Mahādeva.

Dessa forma, podemos ver que Śiva existe em três dimensões:

1) Nos limites do mundo espiritual, como Sadāśiva, que é loka-pala, ou protetor do Dhama, que com seu tridente impede que os siddhas, a almas liberadas do mundo material mas desprovidas de bhakti-bhava, entrem nas regiões de bhakti.

2) No oceano causal, como o Śambhu o olhar de Mahavisnu, que fecunda a natureza material.

3) No mundo material, como Rudra ou Mahadeva, que encarna como filho de Brahma é é o guna avatara encarregado do modo da ignorância (Tamas).”

Enviado por Sriman Alemão Prabhu

Maio - 2012