Visnu Yamala:
"Em Satya Yuga o caminho era seguir o Sruti, na Treta o Smrti, em Dvapara os Puranas e em Kali os Agamas." (citado no Haribhaktivilasa 5,4)
"O significado dos Slokas Bhagavata, Vaisnavanam yatha sambhuh, etc, é que Sambhu, em cumprimento a vontade de Govinda, trabalha em união com sua consorte Durgadevi por sua própria energia de tempo. Ele ensina deveres piedosos (Dharma) como passos progressivos para alcançar o serviço espiritual nos diversos Tantra Sastras, etc, adequados para Jivas em diferentes graus de existência condicionada. Em obediência à vontade de Govinda, Sambhu mantém e promove a religião de pura devoção, pregando o culto do ilusionismo (Mayavada) e os especulativos Agama Sastras ". (Brahma Samhita - 5,45)
Ou seja, Siva (como Sankaracarya) prega o impersonalismo (erradicando o Budismo), e Siva e Durga por pregar o Tantrismo, de uma forma ou de outra envolvem as Jivas que estão no humor de ignorância para aceitar gradualmente o Vaisnavismo puro.
Então, tudo isso força o surgimento de Ramanuja, Madhva, Visnuswami, Nimbarka e Sri Caitanya Mahaprabhu.
Para praticar o Sakta Tantra e o Saiva Tantra é preciso ter um Guru e não significa, como querem os ocidentais, simplesmente posições sexuais e controle do sêmen. Há toda uma filosofia (impersonalista) a ser seguida.
Também sobre a citação do Visnu Yamala acima podemos dizer:
Em Kali Yuga o processo é o cantar. No entanto as pessoas estão muito influenciadas pela ignorância e se atraem pelos Agamas. Deveriam atrair-se pelos Puranas.
Em Dwapara o processo é adoração. As pessoas se atrem pelos Puranas. Deveriam atrair-se pelo Smrti.
Em Treta o processo é sacrifício. As pessoas se atraem pelo Smrti. Deveriam atrair-se pelo Sruti.
Em Satya o processo é meditação. As pessoas atraem-se pelo Sruti.
A medida que as Yugas manifestam-se, mais a Jiva afasta-se da espiritualidade.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Maio - 2012